Pois é, os dispensacionalistas estão que nem siri na lata. A renúncia de Bento XVI como bispo de Roma – vulgo Papa – despertou mais uma vez a criatividade – pra não dizer outra coisa – dos meus irmãos em Cristo que professam essa teologia/escatologia de incoerências.
Em resumo, a pretensa teoria diz respeito a uma interpretação equivocada de Ap 17:10, que sugere que a última sequência de Papas se encaixa perfeitamente no texto bíblico. Segue o texto (versão ACF):
E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. (grifo meu)
Esse “outro ainda não é vindo”, segundo os dispensacionalistas, refere-se ao mais recente líder da ICAR, Bento XVI. Não vou citar aqui os pormenores da eisegese feita por eles. Isso você pode conseguir pesquisando no sr. Google. Prefiro me ater ao que de fato o apóstolo João está querendo dizer com o texto supracitado ou, pelo menos, mostrar uma interpretação mais provável e coerente.
É preciso parar de aplicar tudo o que acontece na atualidade em todo o texto do Apocalipse e começar a considerar se João também não falava de coisas de seu próprio tempo, ou mesmo de um passado anterior a ele.
Consideremos o versículo 7, que diz (grifo meu):
E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. (grifo meu)
Por “besta”, “sete cabeças” e “dez chifres” entende-se que João está mencionando aqui potências mundiais. Mais precisamente, o termo “besta” personifica todos os impérios opressores, principalmente os que existiram antes de João (foi e já não é – v. 8), mas que no decorrer da história se apresenta repetidas vezes, até que aparecerá uma última vez (há de subir do abismo – v. 8)
Prosseguindo, é dito que tal besta tem “sete cabeças”, e é aqui que João começa a ser mais específico em suas descrições. Podemos notar aqui dois simbolismos. Claramente o primeiro é referente a Roma do primeiro século, haja visto que o próprio anjo deu a interpretação ao apóstolo dizendo que as “sete cabeças” são “sete montes” (v. 9), uma óbvia referência aos sete montes em que Roma está edificada.
O segundo simbolismo, diz o anjo, é que as “sete cabeças” também referem-se a “sete reis” (v. 10). Outro alerta aqui é não tomar o termo “reis” como se referindo exclusivamente a indivíduos. Ao compararmos com Daniel 7, que apresenta elementos muito parecidos com os da besta de Ap 17, podemos concluir que o profeta veterotestamentário aplica “a sua besta multiracial” aos impérios mais expressivos e opressivos daqueles tempos, a saber, a Babilônia, a Assíria, o império greco-macedônio e Roma. Assim, as “sete cabeças” que compõem a besta descrita por João não deixa possibilidade de serem interpretadas da maneira dispensacionalista.
Em seguida, no v. 10, é dito que, desses reis (lê-se reinos ou imperios), “cinco já cairam”, ou seja, uma provável referência aos antigos impérios os quais citei anteriormente. Seguindo no texto, lemos que “um existe” e, se João está falando de impérios, esta expressão só pode estar se referindo a Roma do primeiro século e NÃO A UM INDIVÍDUO DO SÉCULO XXI, como querem os dispensacionalistas.
Por fim, diz-se do último “rei” que ele “ainda não é vindo” (v. 10). Sem entrar em maiores detalhes, dessa sentença pode-se concluir a vinda de um futuro império anticristão (encabeçado pelo anticristo, segundo outras passagens das Escrituras), mas graças a Deus deve permancer por “um pouco de tempo” (v. 10).
Podem haver pequenas variações quanto a interpretação proposta acima, mas definitivamente o papado atual não tem nada a ver com o que João tinha em mente, muito menos a pessoa de Bento XVI. O ex-Papa deve estar com a orelha vermelha, coitado. E vocês dispensacionalistas, deviam se envergonhar por expor tanto um senhor de oitenta e tantos anos.
Obs: Não! Lançar o BTCast 44 sobre ressurreição horas antes do anúncio sobre a saída do Papa não foi profético. Por que? Bem, pra sua curiosidade, existe uma teoria sobre a ressurreição de João Paulo II.
Sem mais.
Muito bom Mac.
"O ex-Papa deve estar com a orelha vermelha, coitado." HAHA
Ok. Se algumas profecias estão se cumprindo, porque João falaria somente no passado, se o Apocalipse vai ocorrer no fim?? Ou seja nos tempos atuais? Não entendo muito de teologia, mas leio a Palavra. E sei que várias profecias estão se cumprindo. Então, o que você diz sobre isso?
Lorena,
Presumo que por "Apocalipse" você esteja se referindo ao conjunto de eventos que acontecerão no fim dos tempos. Mas essa é uma definição imprecisa do termo. Apocalipse é a transliteração do termo grego "apokalupsis" que quer dizer "Revelação" (Ap 1:1). Ou seja, todo o livro forma o conjunto dessa revelação.
Então, o livro do Apocalipse não tem a intenção de falar somente sobre o futuro. João aborda não só os aspectos de coisas que ainda acontecerão como também aspectos e fatos do presente (a época em que ele viveu) e o passado.
Para mais informações dê uma lida em alguns artigos do site http://www.amilenismo.com.
QUE TAL ENTAO VC ACREDITAR NA PROFECIA DE NOSTRADAMUS….
“O Homem de Roma deixará seu posto
A fé humana se cobrirá com um véu
A morte revelará seu rosto
Enviando rochas e fogos do céu
O reino do Czar sentirá o primeiro corte
E no mundo todo impedirá a morte
O morto abandonará o caixão
Para devorar a carne do irmão.”
Bem genérica essa "profecia".
Ex-ce-len-te.
Deveria ter sido colocado no início do post “Alerta: conteudo anabatista. Se você não é herege ou curte caminhos mais obscuros e impopulares da teologia cristã, não leia este artigo”
Mac, to de brinks…
ps: e se o Papa voltar atras? E se além de voltar atrás, o outro também ressucite?
Luiz,
Se o Papa voltar atrás e um outro ressuscitar, que vai ter que responder é o dispensacionalismo, rsrs.
as duas versões tem fundamentos logicos como vc diz ou afirma q essa é a verdadeira….
Afirmo que, embora a interpretação que ofereci não seja infalível, entendo ser mais próxima e fiel ao texto, pois leva o contexto histórico de João em consideração.
Já a proposta dispensacionalista é no mínimo estapafurdia.
Paz irmão Mac. meu irmão em Cristo, que site/google você pesquisou para escrever um "besteirol" com todo respeito rsrs , na qual os dispensacionalistas interpretam apoc. 17 como sendo o papa ou homem do sec. XXI? por favor me fale que pesquise foi essa
até – Paz
Danilo, na verdade essa teoria dispensacionalista não é tão recente assim.
Mas segue um link onde você pode achar um artigo sobre o tema, a partir do ponto de vista dispensacionalista: http://www.amigodecristo.com/2013/02/a-renuncia-do-papa-bento-xvi-e-o-apocalipse-17.html
irmão Mauricio – esta interpretação está um pouco ultrapassada – "o amigo de cristo " "viajou um pouco na interpretação" – , ele nem citou referências de outros escritores bíblicos – para afirmar esta interpretação certo . existem outros sites um pouco mais confiáveis .até.
Danilo Percebo que tu faz a crítica, mas não aponta um caminho, sinceramente acho muito fácil isso. Já que não concorda, escreva um posicionamento claro então, por que de boa, dizer que não tá certo e não apontar possibilidades, é fácil heim. Escreva sua ideia sobre o assunto, se for boa publicamos como resposta a esse texto do Mauricio Machado.
Danilo Ribeiro , só pra ficar claro, quando você diz "esta interpretação está um pouco ultrapassada" você estava se referindo ao link que indiquei certo?
OK – irmão Rodrigo estarei escrevendo –
é verdade irmão Rodrigo, estou aprendendo – vou lhe passar um parte do estudo pois é grande – tirei do livro do Severino Pedro da Silva – apocalipse – se o irmão quiser consulte a Bíblia de Estudo pentecostal /Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento – lembrando em nenhum momento é citado o " líder da ICAR, Bento XVI"- temos que tomar cuidado há muita "especulações" Segue abaixo –
V.10 –
.sete reis: Cinco já caíram”. Isso se refere a cinco “sistema” de governos que governaram esse império. O ponto de partida deve ter como base a fundação da realeza, que se deu em 754 (ou 750 a.C) .- 1 REIS. Começando com Rômulo a Tarquino o Soberbo (754 a 510 a.C) -2. A REALEZA. Esta foi abolida e o governo foi confiado a dois cônsules, continuando o governo sob o Senado (510 a 300 a.C.).
3. A REPUBLICA ROMANA. Depois de 300 a.C., o consulado e senado são abolidos, e é estabelecido a república romana (300 a 58 a.C.).
4. o TRIUNVIRATO. Composto por: Júlio, César e Pompeu (58 a 44 A.C)
5. TRIBUNAIS MILITARES. Composto por: Lépido, Antonio e Otávio (44 a. 31 a.C.). Estas cinco dinastias já “caíram” diz a palavra profética.
“um existe”. Refere-se ao sistema de monarquia desde 31 a.C. a 455 d.C. Data em que Odoacro, rei dos Herulos, apoderou-se de Roma, terminando assim o Império Romano.
“.outro ainda não é vindo”. Refere-se a figura do Anticristo, compreendendo também o seu reino.
V 11. “E a besta que era e já não é, é ela também é dos sete, e vai a perdição”
O Anticristo e seu reino terão a mesma sorte de Babel, a torre da confusão. Foi ali que Ninrode erigiu a torre. O nome “Babel” significa também “Portão de deus”, bem como o seu próprio caminho, em rebeldia franca contra o caminho de Deus que fora revelado aos homens.O Antigo Testamento mostra a queda tanto de Ninrode como da torre de Babel, como também de Babilônia como de um estado de âmbito mundial. A Besta também cairá e, também seu governo de trevas. Ela será o “oitavo”, isto é, ela será a sussessora do antigo império caído, mas que será restaurado (é cabeça ferira pela espada de Odoacro, rei dos Hérulos); mas este império falido ressurgirá do abismo, e terá como seu governante a Besta que subiu do mar. Assim o reino será o sétimo, mas seu rei será o oitavo, o Anticristo.
“.uma hora”. Isso quer dizer “pouco tempo”. Historicamente falando, os “sátrapas pérsas”, de acordo com as lendas antigas, só recebiam o poder por “uma hora”, depois o transferia para o imperador como sinal de obediência e respeito. Profeticamente falando, a federação do Anticristo não poderá durar por muito tempo, porquanto a segunda vinda de Cristo logo porá fim a tudo. Os dez reis farão uma “aliança, mas após , a besta afastará três destes monarcas (ver Dn 7.24) –
Brother, quando li o autor nem li o resto… desculpe, e não querendo defender o Mac, mas penso que vc não o entendeu. Ele não diz que o Dispensacionalismo como um todo pensa assim, mas que geralmente viagens escatológicas está atrelada a dispensacionalistas, quase sempre. Você chama o texto do Mac de viagem e vem com bíblia de estudo Pentecostal? Abraço!
Rodrigo Bibo de Aquino Esse “outro ainda não é vindo”, segundo os dispensacionalistas, refere-se ao mais recente líder da ICAR, Bento XVI.- irmão Rodrigo coloquei a frase que o Mac escreveu – minha queixa é sobre isso- coloquei o estudo do Pastor Severino Pedro da Silva – do livro apocalipse versículo por versículo – citei a bíblia pentecostal – pois é a mesma "defende" o dispensacionalismo – o estudo pode ate ser parecido – mas esta frase acima é "especulação" "ultrapassada"- até-
Mauricio Machado – disse ultrapassa referente a esta interpretação Esse “outro ainda não é vindo”, segundo os dispensacionalistas, refere-se ao mais recente líder da ICAR, Bento XVI.
Obviamente nem todo dispensacionalista defende tal interpretação, mas interpretações absurdas como essas são típicas de dispensacionalistas. Esse é apenas um fato de um todo, onde o dispensacionalismo em geral comete vários erros teológicos.
é verdade os dispensacionalistas,aminelistas etc podem conter vários erros teológicos ,mas não podemos generalizar certo. no demais Deus te abençoe –
Também acredito ser esta um interpretação mais coerente dessa passagem de apocalipse, mas quando argumento historicamente, que algumas coisas são para a igreja do 1° seculo, existe tbm a argumentação de que Jesus disse a João q a revelação do apocalipse seria das coisas que haveriam de acontecer e não das que ja poderiam estar acontecendo ou ja aconteceram. Sei que os dispensacionalistas têm uma imaginação e tanto, mas alguns argumentos ainda não sei responder, tendo em vista que sou recem-amilenista kkk me ajuda aí Mauricio Machado
Vinicius, sim, é verdade o que Jesus disse sobre João escrever sobre as coisas que em breve deveriam acontecer, só que ele não faz isso sem antes mostrar o pano de fundo. Simplificando, João descreve o fim, mas não o faz sem mostras o começo e o meio 🙂
Por isso o Apocalipse não se refere somente ao futuro.
QUEDA DE METEORITO 15-02 2013 (RUSSIA)
O teólogo Paul Bagley, especializado em escatologia, publicou um vídeo em seu canal do Youtube onde afirma que o fato de isso ter ocorrido poucos dias após o anúncio da renúncia de Bento 16 são sinais claros que as profecias do Apocalipse estão se cumprindo em nossos dias. Para ele, esse é apenas o primeiro do que podem ser vários corpos estelares caindo sobre a terra.
Muito boa sua argumentação. Fique na Paz.
Se fosse verdade que o papa Bento XVI é o sétimo rei, mencionado em apocalipse 17,10.como estão especulando por aí, então o apocalipse foi escrito na época de João paulo II, porque o apóstolo João disse, cinco já caíram, "UM EXISTE", então ele está escrevendo exatamente na época deste, "UM EXISTE", e só seria verdade se realmente em toda a história tivesse existido somente sete papas; mas quantos papas já passaram por essa terra? E outra coisa é que o apóstolo João menciona "REI", e não sacerdote, ou lider espiritual. então, o papa não tem nada á ver com antiCRISTO!
Bem colocado João.
mal colocado Joao foram escritas revelaçoes e nao acontecimentos…
Se não me engano a interpretação de certos dispensacionalistas (os que acreditam nesse lance do Bento XVI e o Apocalipse) tem a ver com o fato do Vaticano voltar a ser considerado estado em 1929, ou seja, a/p daí o Papa passou a ser “Rei” de novo.
Nisso, Bento XVI seria o sétimo rei. Mas agora já excluíram Pio I da lista, dizendo que seriam os sete reis APÓS o estabelecimento do Vaticano. Por essas contas, Francisco é o sétimo e a ele se aplica tudo o que disseram de Bento XVI e tal.
Óbvio que isso é um pouco criativo demais.
Nem estava sabendo que já estavam comparando textos bíblicos com a renúncia do Papa Bento XVI.. Bom texto!
Eu nem tava sabendo que ele tinha renunciado hehe!
Mac,
Essa é fácil: a ressurreição de João Paulo II será cumprimento de Ap. 13:3!
kkkkkk!
Tenso isso heim? rsrs
Mac,
Aprendi a visão Pré-milenista/Pré-tribulacionista. Com os podcasts sobre plenitude dos tempos, passei a estudar a visão Amilenista e percebi que há coerência no ensinamento. Lendo o glossário sobre a série me deparei com uma dúvida ao ler a definição de Amilenismo. Se o milênio está acontecendo atualmente, a GT acontecerá dentro desse período?
Um abraço
Cássio
Cássio,
Sim, a GT aconteceria dentro desse período, mais precisamente no final dele.
Mas o pré-milenismo também crê que a GT acontecerá no fim dessa era. A diferença é que pra eles não estamos no milênio.
Abs.
Entendi.
Uma outra questão é que durante esse período do Milênio Satanás está acorrentado(Ap20:2,3). Esse aprisionamento pode ser entendido como Deus não permitindo Satanás fazer com que as nações rejeitem a pregação do Evangelho e bloqueie a expansão do mesmo?
Abs
Cássio, basicamente é assim que entendo.
Aqui http://www.amilenismo.com/search/label/prisao%20de%20Satanas você pode encontrar um posicionamento mais completo sobre o assunto.
Abs.
Mac,
bem esclarecedor os 2 artigos.
Valeu pela dica.
Abs
ps: agora existem mais dúvidas ainda rsrs
Bah, vou ter que ir ao sr. Google pra compreender ehhehe
Bem, sabemos que existem várias correntes teológicas, uns dizem isso, outros dizem aquilo, mas a Palavra é uma só, É A PALAVRA DE DEUS, cabe a nós, igreja de Cristo VIVER preparado para a volta do Senhor, o que tiver que acontecer vai acontecer, temos que nos preocupar com a Volta de Jesus,sendo dispensacionalista ou não, o que importa?Ninguém ao chegar na eternidade vai passar por uma “triagem, tipo, voce cria em que tese teologica…”ah, sim vá então para aquele lado…rsrsrsrsrsr.
Me perdoem mas é oq ue penso. Volta logo Jesus!
Blz Mac?
Então, assim como alguns outros leitores, tbm aprendi com base na visão escatológica pré-tribulacionista, e estou apenas começando a tentar entender a visão amilenista e formar minha opinião quanto ao assunto, sei que foge um pouco do tema do post mas se puder me responder seria bacana. Como o amilenismo vê a questão do número da besta (666) e a marca da besta descrita a partir do versiculo 16 de apocalipse 13? Li uma vez, em um texto que nao me lembro se era pos-tribulacionasta ou amilenista sobre uma interpretação que dizia a respeito de Nero e certos fatos que ocorreram com os cristãos no primeiro século. Interpretação que faz um certo sentido mas que pra mim ficava um tanto vaga, aplicando apenas ao contexto da época e não vendo a figura do anticristo como alguém que ainda viria no futuro.
Quanto a versão dispensacionalista, essa a gente já conhece bastante a respeito dos micro-chips e tudo mais…….
valeu!!!
Mac, várias pessoas estão falando que o meteorito que caiu na Russia, e que esse meteoro que irá passar próximo à terra sã sinais do retorno de Cristo. Qual a tua opinião a respeito? Quais são os sinais da vinda de Cristo?
Meu Deus, ressurreição do papa João Paulo II???? De onde tiraram tamaha besteira?
Excelente artigo,Mac!Deus continue te abençoando.
Interpretação bem parecida com a contida na Bíblia de estudo pentecostal.
Muito bom!
Apenas uma proposta: e se a gente trocar “eisegese” por “esejegue”?
kkkkkkkk
Sem mais!
boa esejegue” msmo tem muita gente que acredita em qualquer besteira q falam por ai rsrssrrs
Uma pergunta: vocés tem lido ou ouvido de algúm livro, artigo o afim que trate do papel do Brasil nas profecias?
De fato gostei do comentario ecatologico;é isso ai, queime seus neuronios lendo os livros para transmiti conhecimento para nós todos.porque eu gosto de aprender e estou aprendendo muito com vcs. Deus abençoe
de 1929 pra cá, com o tratado de latrão, o Papa, além de sacerdote, é também "REI" do Vaticano.