Fora do Éden 010 – Grandes temas: Pecado e Pecador

Desde a década passada, a homossexualidade tem sido um dos assuntos que mais causa polêmica dentro (e fora) das igrejas. Debates acontecem nos jornais, rádios, televisão, youtube e redes sociais. Mas e entrre os cristãos? Ok, sabemos que a homossexualidade é pecado, mas a discussão acaba ai? Devemos abrir mão do que cremos em troca de uma boa convivência? Devemos adotar medidas mais extremas? Como amar o pecador e odiar o pecado? Não prometemos respostas, mas pelo menos tentaremos ajudar.

Seja bem-vindos ao Fora do Éden – Grandes Temas.

Participantes: Rodrigo Bibo de Aquino e Rogério Moreira Jr.

Convidados: Jéssica, Marília de Camargo, Padre Alexandre Ferreira

Comunidade no Telegram do Fora do Éden


Links no episódio.

Trecho do documento da Igreja Católica sobre a homossexualidade:

250. A Igreja conforma o seu comportamento ao do Senhor Jesus que, num amor sem fronteiras, Se ofereceu por todas as pessoas sem exceção.[275] Com os Padres sinodais, examinei a situação das famílias que vivem a experiência de ter no seu seio pessoas com tendência homossexual, experiência não fácil nem para os pais nem para os filhos. Por isso desejo, antes de mais nada, reafirmar que cada pessoa, independentemente da própria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar «qualquer sinal de discriminação injusta»[276] e particularmente toda a forma de agressão e violência. Às famílias, por sua vez, deve-se assegurar um respeitoso acompanhamento, para que quantos manifestam a tendência homossexual possam dispor dos auxílios necessários para compreender e realizar plenamente a vontade de Deus na sua vida.[277]

251. No decurso dos debates sobre a dignidade e a missão da família, os Padres sinodais anotaram, quanto aos projetos de equiparação ao matrimónio das uniões entre pessoas homossexuais, que não existe fundamento algum para assimilar ou estabelecer analogias, nem sequer remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família. É «inaceitável que as Igrejas locais sofram pressões nesta matéria e que os organismos internacionais condicionem a ajuda financeira aos países pobres à introdução de leis que instituam o “matrimónio” entre pessoas do mesmo sexo».[278]

Amoris laetitia: exortação apostólica pós sinodal, de 19 de março de 2016

Créditos das músicas:

Not Without the Rest de Twin Musicom está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
At Rest – Romance e Cool Vibes Noire de Kevin MacLeod estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

Categorias: Fora do Éden,Podcast

Tags: ,,,,,,,,