BTCast 106 – O Sobrenatural no Entretenimento

Muito bem (3x), começa mais um #BTCast! Este episódio está mais que especial, pois Bibo, Mac e Milho recebem Eduardo Spohr, um dos escritores mais “fantásticos” do Brasil, para falar como o sobrenatural é retratado pelo entretenimento em geral. Descubra como filmes e livros podem influenciar a vida de um cristão, entenda como diferenciar ficção […]

16 de junho de 2015 01:21:40 BTCast Download

Muito bem (3x), começa mais um #BTCast! Este episódio está mais que especial, pois Bibo, Mac e Milho recebem Eduardo Spohr, um dos escritores mais “fantásticos” do Brasil, para falar como o sobrenatural é retratado pelo entretenimento em geral.

Descubra como filmes e livros podem influenciar a vida de um cristão, entenda como diferenciar ficção de realidade e saiba quais as experiências sobrenaturais que marcaram — ou não — as nossas vidas.

Links Comentados:

[tabs]
[tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @BelaDecepção[/tab]
[tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab]
[tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui![/tab]
[tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast[/tab]
[tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab]
[/tabs]

[alert type=”info”]ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (Versão Baixa Qualidade). Para “Baixar” cliquem em Download.[/alert]


48 thoughts on “BTCast 106 – O Sobrenatural no Entretenimento

  1. BHA MUITO BOM QUERIA OUVIR VOCÊS FALAREM DO LIVRO DESSE MUNDO TENEBROSO E CARAMBA O MAC TÁ PARECENDO O ALEX FALANDO ME CONFUNDI ATÉ…

  2. Excelente episódio! Curti muito mesmo!

    Porém achei mais BTlero do que BTcast! (O que pra mim não diminui em nada, o nome apenas deixa mais claro o que iremos ouvir)

    E um comentário sobre o Dan Brown, cara eu assisti um documentário sobre O código DaVinci na Discovery onde ele próprio dizia que começou a escrever como ficção, mas que agora ele acredita!
    Pensei: Como uma pessoa consegue escrever uma “mentira” e começar a acreditar? rs

    Enfim…

    Continuem com o excelente trabalho! Não perco um! Deus abençoe!

  3. Por! descobri que minha vida é também tão desinteressante quanto a do Mac e Eduardo kkkkkkkk. Brincadeira a parte, hehe. enfim galera, muito bom, curto demais uma ficção. Tenho o livro do Eduardo – A batalha do apocalipse (acho que é isso), já li todos os 16 volumes do deixado para trás, este mundo tenebroso, etc. adorei o assunto. e obrigado por lerem meu e-mail. vlw pessoal! Deus abençoe.

  4. Aaaeeee!! o/ O Bibo perguntou!!! 🙂 Valeu!

    (O programa estava acabando e eu estava ficando preocupada de não saber do próximo Filhos do Éden! heheh)

    Gente, adorei o podcast! Estava esperando por ele já, e curti muito esse bate-papo com o Spohr. Me senti junto na “roda de conversa”!

    Ah, sobre o filme “O Exercismo de Emily Rose”, lenda ou não, uma época diziam que os áudios tocados durante o julgamento, no filme, são os audios originais do ocorrido…

    Valeu pessoal!

  5. Acho que o Eduardo ficou meio contido no inicio,como pisando em Ovos rsrs

    Recomendo um livro muito bom(uma Trilogia,na verdade),O Clone de Cristo de James Beauseigneur.É muito legal e tenha que ter paciência para as centenas de notas de rodapé.O plot twist é incrivel.

  6. Muito legal. Acho que poderiam fazer uma semana de BTCast de teologia e uma semana de assuntos diversos. As vezes não consigo processar tanta teologia.

  7. Cara. Eu gosto muito do Eduardo Spohr. Mas não consegui entrar na fantasia da Batalha do Apocalise. Eu costumo racionalizar mais essa parada de anjos e demônios. Reconheço que negar o fator transcendental é idiotice, mas por medo de acabar espiritualizando demais eu racionalizo. Mas já tive experiências sobrenaturais interessantes. Entendo que existe algo que não sabemos explicar, não que isso seja um outro plano ou que seja algo sobrenatural. O que entendemos por sobrenatural não passa daquilo que não conseguimos compreender ou explicar empiricamente. Talvez um dia saibamos, talvez não. Mas acredito que tudo está dentro do mundo natural. E quando digo natural, me reviro a que tudo faz parte da natureza criada por Deus. Ou seja, tudo está debaixo da soberania divina de Deus. Inclusive o Capiroto. Embora o seu papel seja ruim para o nosso ponto de vista. Creio que o Diabo cumpre um papel importante na redenção do homem. Ele nos tenta fazendo com que o pecado que está em nós e faz parte de nós se revele e produza consequências. Por isso em alguns textos bíblicos ele é chamado de acusador e tentador. A própria tradução do seu nome Biabolos = Aquele que lança, aponta para o papel de tentador. Quer dizer. O pecado não é causado pelo Diabo. Ele já está no nosso coração. Mas o Diabo nos tenta para que cometamos ações pecaminosas a fim de nos acusar.

  8. oi , bom dia , boa tarde , boa noite !!!
    Mas um btcast muito bom . Sou ouvinte , digamos , novo , começei a ouvis a uns 3 meses , to naquela maratona , e so nao comentei antes pq sou meio babaca :D.
    Ja aprendi muito , obrigado !!!
    E eu sempre fui a favor de debater ideias , independente da crença , e trazer autores desse garbo e elegancia sempre acrescenta :D.
    Parabens pelo trabalho.

  9. Parabéns galera, amei esse tema, sou suspeita dizer porque sou fascinada por assuntos sobrenaturais. Não conhecia o Spohr mas estou indo atrás de sua literatura, abraços e Deus continue abençoando vocês. Paz!

    1. Tb gostei, e tenho o livro com ilustraçao edição especial, no youtube tem sobre desdobramento astral, vc desenvolve e adquire poderes, espero que goste. Se precisar estude pranayamas e o mantran FARAON.

  10. Episódio muito legal, galera, e a participação do Spohr foi fantástica.
    Eu citaria apenas “O Peregrino”, do John Bunyan, não sei se encaixaria-se perfeitamente no tema mas eu enxergo essa questão do sobrenatural na alegoria dessa obra também.
    Continuem nessa, e que o Pai os abençoe.

  11. Caras, principalmente, mas não apenas, por causa da explicação do Spohr sobre a identificação do leitor e a credulidade na fantasia, vou postar este btcast no meu blog (que 5 amigos vêem), onde destacamos o papel do entretenimento!

  12. Ele perguntou: “será que tem um dos meus ouvindo isso?” (parafraseando), eu faço Teologia na Faculdade Teológica Refidim, tive aula com o “Bilbo”, o Hobbit. Apesar disso, só ouvi pela presença de Spohr! Sou muito fã dele, li A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo e atualmente estou lendo Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida. Ele me impulsionou a escrever, pois do meu ponto de vista, é o único brasileiro que escreve o gênero do meu gosto. Que é muito comum no exterior. Só agradeço!
    P.S.: Eu estudei com o Gerson

  13. CARACAAA!!!! Eu tô pirada aqui!!! Comecei a ouvir o podcast hoje e tô impressionada com o naipe dos caras (sem contar que ninguém menos que Eduardo Spohr tbm participou né). Comecei a ouvi o Ep. do Credor Compassivo, gostei 490 vezes, no próximo Ep, qdo eles começaram a se apresentar e o Spohr falou, eu já vibrei…e no final estávamos eu e minha mãe ouvindo e gostando zilhões de vezes….Muito Bom!!!!
    Parabéns galera, e que Deus continue abençoando vcs mais e mais. E que venham outros, para a nossa alegria!!!

    P.S. E agora eu vou começar a maratonar todos os outros episódios né.

    1. Obrigado pela audiência Cassiane! Que bom que vc gostou do nosso trabalho, deixe seus feedback ao longo da maratona. Abraços pra vc e pra sua mãe!

  14. E ai galera do BTcast. Bacana vocês darem espaço pra esse tipo de assunto. Nem curto muito, mas foi um exemplo de como dialogar com pessoas que tem valores e pensamento teológico diferentes dos nossos, praticando assim o respeito às diferenças e demonstrando maturidade. Hoje estou muito feliz pois, após 2 meses, terminei minha maratona de 106 Btcasts. Deus seja louvado pela vida e pelo trabalho de vocês!
    Hermen Junior

  15. Prezados
    Comento pouco mas acompanho direto vcs e achei o máximo gravarem com o Spohr! Parabéns
    Sou suspeito pra falar de ambos pq curto d+, e espero q realmente consigam gravar um novo episodio com ele, talvez qndo lançar o novo livro…

    Neste ep. achei tanto ele como vcs um pouco presos, sendo a parte da “entrevista” e “apresentações de crenças de lado a lado” meio maçante. No fim, não foi nem uma entrevista caprichada, nem teve o ótimo desenvolvimento de tema q estamos acostumados.

    Tenho certeza q numa próxima oportunidade vai ser mto melhor, mais natural, pois tanto vcs qnto ele são ótimos!

    Diferente de um outro comentário, acho q o verdadeiro fã ñ coloca “excelente” antes de ouvir e sim, busca contribuir pra o crescimento com uma avaliação correta, com elogios, mas tb algumas críticas construtivas pontuais.

    Que Deus siga os abençoando, e a nós, por consequência!

  16. Olá galera do BT!

    Este é meu primeiro comentário aqui nessa querência, e gostaria de parabenizá-los pelo excelente cast. Sou um ouvinte recente, mas podem ter certeza de que de alguns casts para cá, também fiel.

    Algo que me cativou a ouvir o BT é a forma com que os assuntos são abordados. Há tempos eu vinha buscando na net um podcast que tratasse de assuntos de cunho religioso, mas que mantivesse a discussão em alto nível, proporcionando como resultado uma conversa descontraída e democrática. Sem imperativos e certezas absolutas. Ao contrário disto, deixando claro as crenças de cada um, mas buscando o respeito e a intersecção entre as diferentes opiniões, e acima de tudo, o esclarecimento e a informação do ouvinte.

    Percebo que aqui no BT a linha é esta. Sou um ouvinte de formação católica tradicional, e apesar de não praticamente, tenho a Bíblia como uma referência de vida, e recorro a ela frequentemente pois acredito que, de mente e coração abertos, nela encontramos paz, esperança e força para as batalhas. Mas como ser humano que sou, tenho dúvidas, perguntas e busco acima de tudo o máximo de informações que posso de várias fontes, para tentar entender o mundo e a nossa interação com ele.

    O BT é uma dessas fontes, e a expectativa é sempre grande para o próximo BTCast.

    Grande abraço a toda a equipe!

  17. Boa tarde gente, ouço o btcast a mais de um ano, e já fiz a maratona tendo terríveis hemorragias nasais e não foram poucas as reposições de sangue. Sou Pr. da IPB e curto muito a diversidade teológica compartilhada entre os BT Cast, provavelmente minha formação privilegiada numa instituição teológica não denominacional me facilite esse dialogo, Faculdade Teológica Sul Americana em Londrina -Pr. sem dúvida sou Calvinista e Amilenista, sou muito edificado com as discussões e também me divirto muito.

    Quanto a anjos motorizados lembro: pastoreava a IPB de Assis Chateaubriand-Pr e estava em viajem, cara ferrado sem estepe e pneus carecas, sem dúvida fiquei na estrada e como crente a primeira atitude foi orar, mesmo que rápido, ainda mais rápido parou um carro com dois indivíduos, um deles dono de uma loja de pneus na cidade mais próxima Toledo, Pr., me levou a te a loja, trocou o pneu por um que podia pagar e me trouxe de volta, os caras eram católicos carismáticos, crentes de verdade.

    Outra vez nessa mesma estrada me furou um pneu já em boas condições, enquanto eu me preparava para trocar parou uma pick-up atrás, deu farol alto e permaneceu ali até que percebeu que havia substituído o pneu e estava pronto para ir embora.

    O sobrenatural muitas vezes é tão natural que não conseguimos perceber.

    Que Deus abençoe o ministério e cada vez mais capacite-os a serem sal e luz teológico num período de trevas para a Igreja brasileira.
    A benção de Deus sobre vós.
    O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
    O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.
    O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma.
    O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Sl. 121

  18. Fala galera.

    Foi uma agradável surpresa a participação do Eduardo Spohr. A proposta mitológica do livro dele não me agrada, particularmente, mas gosto de muitas colocações que ele faz quando trata de literatura e obras ficcionais. Foi muito bacana ver o tema deste episódio sendo abordado ao mesmo tempo na visão de um escritor e na visão de cristãos, além de vocês também terem dado total liberdade para ele e mostrado que são pessoas inteligentes e respeitosas quando se relacionam com quem não tem a mesma fé.

    Parabéns e um abraço.

  19. Acho que a palavra que faltou para designar acontecemintos sobrenaturais foi “insólito”.
    Ouvi um cast muito legal sobre isso do Anticast 🙂
    Outras coisas que você poderiam ter citado nesse ep são os HQs do Sandman, escritas pelo Neil Gaiman, que abordam diversas mitologias, e os personagens cristãos, Lúcifer, Belzebub, entre outros, como mitológicos também. A teologia por trás disso é péssima, mas isso não é problema porque a obra não é teológica 🙂

  20. Grande Eduardo Spohr, que bom poder te ouvir aqui também!! Fico muito feliz, pois sou fã do JN já ouvi diversos pods que você participou ! Seja Bem Vindo!

  21. Sensacional essa interação com o Eduardo, bem como, a literatura e a posição não religiosa dele. Sou ouvinte do Nerd Cast, e na minha opinião, os episódios que ele participa lá são melhores.
    Meus parabéns ao Bibo Talk, vcs estão na vanguarda do diálogo inter-filosófico, literário e religioso no Brasil, e fazem isso com muita inteligência e sem abrir mão da ortodoxia cristã, a qual cremos. Vi tb a participação do Alex no Anti Cast, estou muito feliz por ver esse diálogo acontecendo, e de uma forma tão amigável e respeitosa. Teologia também é isso!

  22. O Eduardo me indicou o podcast em uma discussão para demonstrar que não menospreza a fé nem nada disso. Não conhecia o site e irei acompanhar de hoje em diante, parabéns pelo podcast e pelos temas que abordam apesar do Eduardo só ter mostrado mais uma vez ser o segundo humano mais cético do planeta (o primeiro é o Jovem Nerd). Há muito tempo tenho procurado um podcast parecido com o de vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *