BTCast 217 – Império Persa – Série Os Outros

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”..[/alert] Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo e Milho recebem o professor André Reinke para juntos invadirem os corredores da história de Israel e ver como os impérios […]

26 de setembro de 2017 01:29:59 Podcast Download

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”..[/alert]

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo e Milho recebem o professor André Reinke para juntos invadirem os corredores da história de Israel e ver como os impérios da Assíria, Babilônia e Pérsia fazem parte dessa jornada. Você está na série Os Outros, onde analisamos a história e teologia dos povos de entorno da narrativa bíblica. Ouça os demais episódios!

Qual a cronologia da dominação sobre o povo de Israel no Antigo Testamento? Como aconteceu a queda dos reinos do sul e do norte? Qual a diferença entre os babilônicos e assírios no modelo de dominação? Qual a contribuição da Pérsia para a história e teologia bíblica? Isso e muito mais nesse episódio que está pra lá de Bagdá!

podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio a fim de ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira.

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui.

Links comentados:

  • CONHEÇA A BOX95, clique aqui.
  • CAIXA POSTAL BIBOTALK :
    AGF
     CORONEL FRANCISCO GOMES – Caixa postal 5321 CEP 89202974

————————

Seja um Mantenedor do Bibotalk!

nosso email: [email protected]

Canal de Distribuição no Telegram, clique aqui!

[alert type=”danger”]FEED EXCLUSIVO – BTCast: https://bibotalk.com/categoria/podcast/btcast/feed/[/alert]

[alert type=”danger”]FEED GERAL DO BIBOTALK COM TODOS OS PODCASTS DA CASA https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/alert]

[tabs][tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | [/tab] [tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab] [tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

[/tab] [tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/tab] [tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab][/tabs]


33 thoughts on “BTCast 217 – Império Persa – Série Os Outros

  1. Fala pessoal! Acabei de ouvir o podcast e sempre me impressiono com a série os outros. Achei muito interessante a questão do dualismo abordada e tenho uma pergunta quanto a isso: a questão filosófica do nascimento do homem (se nasce bom, mau ou neutro), teria algo a ver com essa questão também?
    Estou escrevendo um livro e agradeço a ajuda que o André me indicou.
    Abraços a todos aí e continuem na paz de Cristo.

    1. Tem a ver, sim, mas aí vai precisar pedir ajuda aos universitários, eheheh. Não tenho conhecimento para aprofundar a questão.

  2. Mais uma vez o Bibotalk trazendo uma excelente podcast com conteúdos fantásticos. Além disso, não posso negar que adoro a serie “Os Outros”, tá entre as minhas preferidas. Mas galera gostaria de indicações de leituras a respeito do conteúdo!
    Forte abraço e Vallew Bibotalk!

  3. Eu acho incrível poder me relacionar com o Deus que, além de criar o universo(!), esteve presente em todos os momentos históricos existentes.

  4. Iaí galera do BtCast! Estou desde Dezembro de 2015 sem ouvir os podcasts! Vou ter que fazer outra maratona me atualizar com o site, kkkkkkkkkkkk
    Uma dúvida: a Glória saiu? É que eu não vi o contato dela no twitter dos integrantes.
    Grande abraço Reformado pra vcs, kkkkkkkkkkkkkkkkk

          1. O Bibotalk tem um podcast novo chamado Lado a Lado, ele é só de meninas, tem na página principal e na aba podcast, você vai gostar!

          2. Opa,@thassanunes:disqus , vale a pena conferir o Lado a Lado mesmo – a parte boa é que ainda está no começo, com 7 episódios, então fica mais rápido de maratonar.

            Aproveita e deixa comentário lá pras meninas falando do que achou. Abraço!

  5. Muito bom o podcast, mas eu discordo com algumas visões. Não creio que a cultura persa tenha influenciado a cultura judaica, em sua teologia. Creio que esta influência se deu em termos linguísticos-gramaticais, como no exemplo dos textos de Crônicas e 2ª Samuel, duas formas de Narrar o mesmo fato. Não creio também que as concepções acertadas da teologia persa, Deus supremo, Messias Salvador e etc, tenham sido fruto de investigação ou reflexão filosófica, mas sim que ela faça parte da própria história narrada no texto bíblico, pois devemos lembrar que a humanidade tem um único começo, portanto, não é nada estranho que todos os povos contem a mesma história, com algumas variações. O que contribuiu para a confusão e o politeísmo, creio que foram os eventos de Gênesis 6. Espero que o Bibotalk faça um Btcast a respeito.

    1. Perfeito Filipe, gosto demais dessa série os Outros, mas o André cita conceitos do zoroastrismo como se já estivessem bem estabelecidos no período do império persa, sendo que o manuscrito mais antigo que se conhece com os supostos ensinos de Zoroastro datam no 13º século da era cristã. Também espero que seja feito um BTCast com algum historiador cristão não liberal, refutando essas supostas influências de zoroastrismo, mitraísmo e outros, defendida pela escola das ciências da religião.

    2. Caros, desculpem a demora em responder, ando em uma correria danada aqui. Entendo a preocupação sobre a ideia de que outras culturas tenham influenciado os judeus e a formação das Escrituras: está conectado com a questão da inerrância bíblica e com o conteúdo da revelação. Nesta série, não estamos tratando de “teologia liberal”, mas do entendimento de que toda cultura é palco de ação do Logos, o conceito de razoabilidade universal grega que João usa para explicar a ação de Cristo na história no início do seu evangelho. Cristo está atuante e deixando “pistas” da realidade divina em todas as épocas e culturas. Agostinho levanta uma questão parecida ao defender que toda verdade no mundo provém de Deus; Calvino também trata de um conhecimento geral de Deus, oriundo da graça comum. Este tema é melhor trabalhado nos livros “Fator Melquisedeque” (Don Richardson) e “Cultura e Evangelho” (Justo Gonzáles), dois caras bastante ortodoxos. Baseado nisso, não vejo razão para acreditar que o Logos não pudesse deixar seus rastros nas culturas gentias; “os céus proclamam a glória de Deus”, mas apenas os judeus escutaram? Não me faz sentido. É na percepção dessa proclamação que nos maravilhamos aqui.
      Agora, atenção: uma coisa é o conhecimento da reflexão acerca de Deus, que pode gerar muitas aproximações da verdade; outra, o conhecimento revelado de Deus PARA SALVAÇÃO, apenas em Cristo, por meio dos judeus. Estamos sempre tratando do primeiro aspecto deste processo na série Outros.

      1. André, nos desculpe pela falta de percepção e falso julgamento de alguns dos ouvintes. Espero que isso não te impeça de continuar nos abençoando com seus conhecimetnos.

        1. Capaz, Milho, tá tudo certíssimo. Coloquei a explicação mais para alertar os desavisados, já que pode parecer desvio de doutrina. Falamos um pouco disso no primeiro episódio, dos mesopotâmicos. Todo mundo aqui foi muito gentil e respeitoso, dentro de como deve ser qualquer debate. Abraço!

          1. André, creio que o Milho se refira ao comentário que eu fiz, onde, por não saber lidar com uma opinião contrária a minha acabei taxando a sua como liberal, o que me arrependo e peço as mais sinceras desculpas. Realmente faltou sabedoria e principalmente amor no meu comentário, o que invalidou completamente minha tentativa de contra-argumentar. Reitero, que de forma alguma foi minha intenção denegrir seu trabalho o qual tem nos ensinado muito nessa série, foi apenas falta de maturidade da minha parte, corretamente exposta pelo Milho. Que o Senhor continue abençoando você e sua família. Abraços.

          2. Tudo tranquilo. De qualquer maneira, vale a tua ressalva de que tudo o que levantamos, em termos de história, são sempre questões em aberto, sujeitas à crítica e revisão constante. Abraço!

        2. “Falta de percepção”? talvez, afinal somos todos humanos. Agora, “falso julgamento”? o que e a quem está dirigindo essa afirmação, meu caro? Gostaria que me respondesse, pois não creio ser a mim, mas como posso padecer de “falta de percepção” talvez esteja errado.

  6. Olá, pessoal.
    Gostaria de parabenizar pelo BTCast. Show de bola!
    Vocês tem alguma indicação de livros para conhecer mais esses povos?

    Abraços

  7. Pessoal achei sensacional, principalmente aquela parte que diz que os persas criam num messias que viria de um virgem e etc. Realmente é de sangrar o nariz. Gostaria de fazer uma pergunta ao André Reinke: essa história de que os árabes são descendentes de Ismael e consequentemente filhos de Abraão é verdade?

    Graça e paz!!!
    Que Deus continue abençoando esse ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *