BTCast 168 – Os outros da Bíblia

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”.[/alert] Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Neste episódio Bibo e Milho recebem o historiador André Reinke para juntos olharem além das fronteiras de Israel e conhecerem os povos que de uma […]

13 de setembro de 2016 01:28:47 Podcast Download

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”.[/alert]

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Neste episódio Bibo e Milho recebem o historiador André Reinke para juntos olharem além das fronteiras de Israel e conhecerem os povos que de uma forma ou de outra influenciaram a história dos Hebreus.

Não podemos achar que a história de Israel marca o início da humanidade. Antes do chamado de Abrão, muita história já tinha acontecido. Essas culturas que antecedem a história bíblica são importantes para o desenvolvimento da teologia do Antigo Testamento. Por isso, nesse primeiro episódio da série faremos uma introdução ao tema começando com uma definição básica de cultura e responderemos as perguntas: Deus planejou as culturas? Qual o limite da cultura? Como outras culturas refletem a vontade de Deus na história da salvação?

Depois dessa introdução vamos analisar a cultura mesopotâmica, que, sem sombra de dúvida, exerceu forte influência sobre os patriarcas e a teologia deuteronômica.

O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio para ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira. Com a série Os Outros pretendemos esclarecer o contexto histórico da Bíblia e ver suas conexões com a história da Salvação!

[alert type=”danger”]FEED EXCLUSIVO – BTCast: http://feeds.feedburner.com/BTCastBibotalk[/alert]

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui!).

LINKS COMENTADOS

nosso email: [email protected]

[tabs][tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @meunomeehefziba[/tab] [tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab] [tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

[/tab] [tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast[/tab] [tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab][/tabs]


25 thoughts on “BTCast 168 – Os outros da Bíblia

  1. Acho que essa será a primeira vez que vou cuspir fogo pelas narinas.kkk.Baixando aqui.
    P.S.: Espero que o mestre dos Magos seja citado no podcast.kk

    1. Eheheh, verdade. Só que o conceito de Eterno Retorno que uso é o de Mircea Eliade, ao trabalhar a cosmovisão cíclica da realidade do “homo religiosus”.

    1. Daniel, o dízimo não aparece em registros deste povo ou local, até onde eu conheço. Sua explicação é vinculada exclusivamente aos princípios que os autores bíblicos apresentam no Gênesis e depois na lógica do autor de Hebreus, ao apresentar Melquisedeque como um tipo de Cristo.

  2. @bibotalk:disqus ,você perguntou lá no minuto 22 do podcast sobre se havia traços do ateísmo e como resposta o André disse que não.Como entender o Salmos 53?
    1 Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe! ” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem.
    Como havia uma presença mista ao povo de Deus seria uma possibilidade de negação dos estrangeiros na crença de um Deus?

    1. Cara, posso estar enganado mas acredito que o termo “Deus” aí possa ser traduzido como o “Eterno”, o Elohym, ou seja está especificando o “deus que não existe”. Poderia então acreditar na existência de outros deuses mas não Iavé. Abração!

    2. Lourival, vou eu mesmo dar a resposta aqui. Acredito que o Lucas tenha acertado na mosca: onde as nossas bíblias dizem “Deus”, está traduzindo nomes, como Elohim (neste caso), ou YHWH (na maioria), etc. O autor provavelmente esteja falando de que “Elohim” não existe, ou então daquele que acredita de alguma maneira em divindades, mas que é um ateu prático (vive e se comporta como se não houvesse julgamento divino). O ateísmo amplo, como compreendemos hoje, é virtualmente desconhecido no mundo antigo.

  3. sobre manuais de interpretações de sonhos lembrei do filme Troia,onde a cena mostra Heitor questionando os sacerdotes sobre uso de tais meios.Fica a Dica.kk

  4. Como diz o grande Milho: Sensacional! Bibo, esse André entende dos paranauê! Muito bom, este podcast! Parabéns, galera! Parabéns ao professor André!

  5. cara, esse episódio foi tão rico, que preciso ouvir novamente.
    Gostei muito quando vcs fizeram a alusão do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal com algo que não deve ser mexido, no sentido de “o bem e o mal” ser algo que apenas Deus pode definir. Apesar de parecer óbvio, faz muito sentido e abre portas para uma interpretação mais profunda do início do Gênesis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *