BTCast 122 – Filipe Melâncton

Muito bem (3x) começa mais um BTCast, com episódio da série Gigantes! Bibo, Alex e Milho falam sobre mais um grande teólogo da Reforma Protestante, Filipe Melâncton. Neste episódio conheça o homem por trás do mito, descubra a importância da educação no projeto da reforma e seja edificado pela mente por trás de Lutero! Comentado […]

6 de outubro de 2015 01:00:18 Podcast Download

Muito bem (3x) começa mais um BTCast, com episódio da série Gigantes! Bibo, Alex e Milho falam sobre mais um grande teólogo da Reforma Protestante, Filipe Melâncton.

Neste episódio conheça o homem por trás do mito, descubra a importância da educação no projeto da reforma e seja edificado pela mente por trás de Lutero!

Comentado no episódio:

whats
[tabs]
[tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @BelaDecepção[/tab]
[tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab]
[tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui![/tab]
[tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast[/tab]
[tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab]
[/tabs]

[alert type=”info”]ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (botão direito: salvar link como).[/alert]


26 thoughts on “BTCast 122 – Filipe Melâncton

  1. Conteúdo fantástico como sempre! Mas vim comentar por causa das piadas (todas): “Sensacional”! Ri muito.
    Sou do fã clube do Mac, senti falta dele hahaha :p

  2. Estou com muitos sacionais aqui, siginifca que estou “COM SACIONAL”, ahaha milho mito, essa foi melhor que as do Bibo e as do Thiago Ibraim juntos rs.
    Dificil fazer parte de um fan clube, todos são muito bons. O Bibo é cômico, o Mac tem um vocabulário igual os dos livros que ele lê, o Alex fala fala fala e é dificil de entender kk, o Milho fala bem pausado com essa voz de locutor francês, a Gloria rouba a cena (contraria ela pra ver, rs). Essa turma junto é demais, me divirto e aprendo muito!
    Vlw, to indo tomar um melocoton 🙂

  3. Ola, Paz de Jesus Cristo desde muito tempo escuto os episódios mais, mais essa primeira que escrevo. Pois curso a faculdade de Historia e estou pensando em escrever uma monografia sobre os protestantes no Brasil. Gostaria de uma sugestão de um aspecto para eu estudar

  4. Nossa passou muito rápido, mas sobre a questão de Felipe ser sinergista, uma pessoa me falou, mas não foi comentado, isso procede mesmo?

    1. Há uma tendência ao sinergismo na teologia de Melanchton sim, até pq ele procurava fazer uma teologia que pudesse se por em diálogo com as outras ciências e também pudesse conviver com outras teologias da reforma. Neste quesito o humanismo dele falou um pouco mais alto do que o agostinianismo de Lutero.

      1. Muito obrigado Alex. Minha dúvida pairou, até porque sou arminiano e tenho buscado me aprofundar um pouco sobre o arminianismo clássico. E é bom saber que já tinha um grande homem de Deus sinergista na reforma! Muito bom o podcast!

  5. Quero deixar aqui um comentário sobre o BTblack. Melhor podcast sobre as doutrinas. Completo, gigante e profundo! Me ajudou bastante, já que estou nessa fase de busca da essência das doutrinas e todo esse debate sobre como elas se fundamentaram. Desejo logo comprar o livro da BTstore da História da Teologia, mas por enquanto estou para começar a ler História das controvérsias na Teologia Cristã de Roger Olson! Vamos aprender. Você que não comprou o Mosaico, compre e baixe o BTBlack, pois é muita Hemorragia Nasal!

  6. Comentando por motivos de : Sempre ouço o podcast, vocês tão sempre ótimos, esse era um tema que eu esperava.
    Segundo motivo : A música da abertura é ótima!
    Parabéns pra toda equipe, de verdade.

  7. Não costumo comentar aqui, apesar de sempre ouvir. Mas gostaria de compartilhar algo com vocês. Iniciei uma campanha de oração para que o Milho possa encontrar o estoque de Sacional. Obrigado. Amém.

  8. Bom ver a galera mencionando a Glória(de Deus) nos emails. Uma pena ela participar tão pouco, mas toda vez que começa um podcast, fico esperando a menção dela, sem detrimento da galera, a Glória (de Deus) veio, necessariamente, completar esse podcast. P.S. até as cajadadas dela vem com Amor!!!! oooooohhh Gloriaaaa!!!!

  9. Nossa, demais!!! Meus favoritos são os da série gigantes. Mas fiquei ansioso pelo de Erasmo, que foi citado rapidamente aew…fiquei fã dele, depois de saber um pouco mais da sua vida no livro de história da teologia do Olson. Tem alguma previsão desse?? Valeu!

  10. Graça e paz, irmãos!

    Tenho ouvido vocês já algum tempo e tem me edificado muito. Como sou apaixonado por teologia e história já deu para ver que amo esta série, né?

    Congrego numa Igreja Batista tradicional, embora quando criança tenha sido pentecostal, e sigo uma linha teológica arminiana wesleyana. Por isso sugiro um podcast sobre John Wesley e pelo visto a Glória tem muito para contribuir com o tema.

    Saudações especiais ao meu irmão, amilenista como eu, Maurício Machado, vulgo Mac. Também fui convertido por um presbiteriano, mas daqui de Salvador da Igreja que meu tio (presbiterianos, batistas, pentecostais: família diversa) congrega.

    Fiquem na paz do Senhor Jesus e adoto todos vocês em oração, irmãos!

    Ah, e claro sempre comentarei agora. Abraços!

  11. Olá! Já escuto a algum tempo o BTCast, confesso que nunca comentei nada (até hoje, rs), mas sempre indiquei para os meus amigos…
    Interessante conhecer a história de alguém que foi tão importante na reforma e que para a maioria (eu, por exemplo) nunca tinha ouvido falar.
    Cresci em uma igreja Irmãos Menonitas (Diadema/SP) e sei que o fundador foi o Menno Simons, que também foi um reformador. Na minha opinião seria muito interessante uma discussão sobre o Menno, conhecer mais da história dele e da importância e das dificuldades que ele enfrentou ao seguir o genuíno Caminho.
    No aguardo amigos. Deus os abençoe e lhes dê muita sabedoria.
    Abraço,
    Lucas

  12. Obrigado por este fantástico incentivo mental… quase alquimia da matéria encefálica morta a algo “pulsante”. Pertenço a área de exatas e sou um “recém convertido”. Leitor assíduo de Piper, Calvino, Wesley e C.S. Lewis. Sou seminarista (03 meses) e comecei a acompanhar o poadcast, estou vendo do início mais é claro já ouvi o de n. 34 e sobre o arrebatamento. Algo me incomoda quanto a igreja, é moldado pelo loca ao invés de influenciar e mudar o seu redor. Tendo para uma maior evangelização, para não haver diferença entre o eu na igreja e o eu fora… ser cristão é ressignificar a vida… Milha alegria é Cristo… é possível uma série sobre o que se espera da igreja de Cristo… qual a amanifestação que é devida? e Parafraseando Piper… devemos na pele gerar o mesmo sofrimento de Cristo para sermos testemunhas reais aos demais!!

  13. A Paz do Senhor Jesus para todos.
    Não me vou alongar muito, pois nem sei se (2 anos depois) ainda virão ler este comentário – mas só agora o escutei.
    O episódio está muito bom (virei fã do Melancton, seja qual for a pronuncia correta…), mas tenho um reparo a algo que o Alex falou. Carlos V nunca foi Rei de Portugal. O seu fillho Filipe (II de Espanha e I de Portugal), sim governou, depois de uma sucessão atribulada de monarcas portugueses…

    Continuem, com ou sem sacional!! (mesmo que as piadas tenham que ser expicadas ao Bibo ou pelo Bibo ;))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *