BTCast 092 – Caridade e Diaconia

Muito bem, começa mais um #BTCastPLUS! Neste episódio, Bibo, Alex, Milho e Glória voltam ao episódio 088 e ampliam a discussão. Neste episódio entenda o que é diaconia e como ela se relaciona com o ministério de Cristo, saiba como ser um servo dinamizado, pegue doenças com a igreja primitiva, faça caridade com os monges e levante […]

18 de fevereiro de 2015 01:34:26 BTCast Download

Muito bem, começa mais um #BTCastPLUS! Neste episódio, Bibo, Alex, Milho e Glória voltam ao episódio 088 e ampliam a discussão.

Neste episódio entenda o que é diaconia e como ela se relaciona com o ministério de Cristo, saiba como ser um servo dinamizado, pegue doenças com a igreja primitiva, faça caridade com os monges e levante a bunda da cadeira. Isso e muito mais nesse BTCastPLUS!

Links Comentados:

  • Seja um Mantenedor do Bibotalk!
  • Visite a BTStore e conheça nossos livro e as nossas camisetas!

Curta nossa página: www.facebook.com/bibotalk

Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

Twitter dos integrantes:

@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @BelaDecepção

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

Envie seu comentário em áudio para [email protected] , ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela!

Arte da vitrine por JP. Conheça mais o trabalho dele aqui.

QUER O ARQUIVO ZIPADO? Clique aqui!

 



Para ouvir clique no play e para baixar clique em download!
(Agora o arquivo na qualidade baixa será somente disponibilizado na versão zipada)


35 thoughts on “BTCast 092 – Caridade e Diaconia

      1. Vlw Glória mas descordo acho q esse versículo ñ fala d ministérios acho q o contexto d 1 Timóteo 3 abre uma brecha para as mulheres para serem diáconisas mas ñ pro pastorado mas q começe os jogos

  1. Que tema bacana! A e forma que foi abordado também foi sensacional, eu já vinha refletindo sobre esse assunto….e me deixou pensando mais ainda…

  2. Meu Deus que programa bom!

    Acabei de escutar e estou ate meio sem palavras.
    As analises apresentadas nesse programa não só me deram hemorragia nasal, mas me deram um tilt total aqui.
    Que foi a relação de diaconia e amor feita pela @gloriahefziba:disqus ? E a analise escatológica feita pelo Milho?
    Gente não tenho muito a acrescentar agora com esse meu comentário, mas gostaria de agradecer a vocês por me fazerem pensar em como deve exercer esse amor que Cristo me da pelo próximo.

    Bibo sua edição esta ficando ótima. Só uma pergunta, que musica foi aquela do final? era Third day né?

    Ps: Gloria ainda não acredito na ordenação feminina ao pastorado, mas estou ansioso para ouvir o programa que gravaram sobre esse tema, e para ser mais exato a sua posição.

    Abraços e vida longa ao BTCast

  3. Muito bom o podcast. Sinceramente, esperava que alguém fizesse criticas a “Teologia MI” como vem ocorrendo por alguns pastores por ai. Fiquei bastante feliz e satisfeito com o tempo dedicados a ouvir esse podcast. Que DEUS mantenha vcs sempre com animo e força pra continuar. No aguardo de novas publicações e novos livros (o Mosaico ficou show).

    Ah, que música é essa no fim? Maneira demais 🙂

    1. Samuel,
      No pod anterior sobre Reino de Deus já deixamos claro os problemas da TMI quando se torna em um discurso pós-milenista e utópico. No mais, hoje ainda publico um vídeo onde novamente toco na ferida das alas mais à esquerda da TMI. Ainda assim, acho a TMI como um todo um avanço, assim como a TL representou um avanço na teologia latino-americano de sua época. Criticas sempre podem ser feitas, mas quando é pra trazer algo que possa melhorar.

  4. Interessante, como C.S. Lewis encarava o jejum ou qualquer prática que privasse o cristão de alguma coisa. Segue um trecho do livro “O peso da glória”.

    “Se você perguntasse a vinte homens íntegros dos nossos dias qual acreditam ser a maior das virtudes, dezenove responderiam: ‘abnegação’. Mas se perguntasse a qualquer um dos grandes cristãos do passado, diria: ‘amor’.

    Você percebe o que aconteceu?

    O termo positivo foi substituído por um negativo, e a importância desse fato transcende o campo da filologia.

    O ideal negativo de abnegação traz consigo, basicamente, a noção não de procurar o benefício dos outros, mas de prescindirmos nós desse benefício, como se o importante fosse não a felicidade alheia, mas a nossa abstenção. Não me parece ser essa a virtude cristã do amor.”

    Sermão entregue na Igreja de St. Mary the Virgin, em Oxford.

    Peso de Glória (C. S. Lewis)

  5. Alguém poderia me informar a bibliografia usada pela pela Glória Hefzibá, de quando ela fala sobre o jejum e cita a questão de “doar o valor da refeição” aos pobres?

  6. No minuto 22 a Glória diz que para Aristóteles a misericórdia era uma patologia, por isso, os cristãos poderiam ser mal vistos por fazer obras sociais. Discordo disso, pois Sócrates e Platão viam o assunto com bons olhos. Platão conceitua filantropia como “afabilidade, assistência ao infeliz e hospitalidade” e cita o próprio Sócrates como exemplo disso.

    1. Estou eu aqui reouvindo o episódio, e começo a ler os comentários… A coisa está difícil mesmo, hein, porque eu estou recebendo proposta de casamento de um padre! Nem quando recebo ela pode ser real, rs

      A música resume o episódio, obrigada por compartilhar!

  7. Galera, não consegui nem terminar de escutar ainda, mas é um podcast histórico!
    Muito conteúdo edificante e útil, até anotando pontos fundamentais:
    Glória: O jejum dos primeiros cristão que deixavam de comer para dar aos pobres
    Bibo: A Igreja não faz missão, a igreja é missão.
    E muita história com Milho e Alex.
    Parabéns galera!

      1. Glória, BTCasters,
        Estava ouvindo o BTCast 118 – Deuteronômio e o Bibo cita 1 João 3:16 “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.”

        Foi então que me lembrei de uma frase bastante comum “Ele se fez pobre para que fôssemos ricos!”, parafraseando 2 Coríntios 8:9 “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.”

        Todo o contexto fala sobre amor, porém riqueza e pobreza intrinsecamente é relacionado com dinheiro. Então, poderiam trazer uma discutir sobre esse versículo?

        Vlw 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *