Moçada, esse áudio post nasceu sem pretensão alguma e não é que rendeu um bate papo sensacional, como diz o convidado. Bibo e Alexandre Milhoranza conversam sobre a hermenêutica do Antigos Testamento.
Como usar o AT? Qual a sua importância? Podemos viver sem o AT? Como fazer doutrina a partir do AT? Isso e muito mais nesse áudio post que quase virou um #BTCast hehe
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baixando…
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baixando… =D
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A GAlera não perde tempo.kkk.Baixando!
O Alexandre é muito bom, queria ver uma conversa dele com o Alex. Seria de explodir o cérebro.
Deixa ele ir pra Europa, vão gravar altos áudio posts juntos!
Poxa acho que foste menosprezado Bibo rsrsrsrs, és tão bom teologo quanto os demais que participam…
Muito bom! Edificante! Deus o abençoe.
Muito bom! Edificante! Deus o abençoe.
Pessoal estou ouvindo e está MUITO bom! Totalmente Atual!
Pessoal estou ouvindo e está MUITO bom! Totalmente Atual!
Excelente! Benção pura!
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Muito bom e edificante, podia ter um BTCast com a Alexandre, seria muito legal!
Olá Rodrigo Bibo de Aquino, gostaria de chamar a atenção a fala de 31 minutos do Alexandre, quando ele faz a exegese de João 5.39: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". Alexandre afirma que Jesus está dizendo que no texto do At se encontra a vida eterna, mas perceba que o texto é claro, o que Jesus está falando é que o Antigo Testamento fala a respeito Dele ("não quereis vir a mm para ter a vida eterna Jo 5.40), ou seja, questiona a interpretação farisaica de procurar vida eterna no texto do AT dissociado the pessoa de Cristo. Ou em outros termos, o que Jesus está afirmando nesse texto joanino é justamente o que houvera feito em outras passagens, isto é, a Lei e os profetas profetizaram Dele e Ele veio cumprir (Mt 5.17) tais profecias, abraço….
Olá Rodrigo Bibo de Aquino, gostaria de chamar a atenção a fala de 31 minutos do Alexandre, quando ele faz a exegese de João 5.39: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". Alexandre afirma que Jesus está dizendo que no texto do At se encontra a vida eterna, mas perceba que o texto é claro, o que Jesus está falando é que o Antigo Testamento fala a respeito Dele ("não quereis vir a mm para ter a vida eterna Jo 5.40), ou seja, questiona a interpretação farisaica de procurar vida eterna no texto do AT dissociado the pessoa de Cristo. Ou em outros termos, o que Jesus está afirmando nesse texto joanino é justamente o que houvera feito em outras passagens, isto é, a Lei e os profetas profetizaram Dele e Ele veio cumprir (Mt 5.17) tais profecias, abraço….
e ae Alexandre Milhoranza o que me diz?
e ae Alexandre Milhoranza o que me diz?
“No Antigo Testamento o Novo é latente; no Novo, o Antigo é patente” (Santo Agostinho)
Nas escrituras existem clamores, profecias e sabedorias q foram respondidas pelo evangelho, e no evangelho tudo foi formulado conforme dito nas escrituras. Pelo fato de Cristo ser a revelação divina plena e central de toda a história humana q na maioria das vezes temos estes embaraços. Claramente nos textos joaninos quando se leva em consideração textos dos profetas torna-se mais profundo o conhecimento da vida eterna, assim como a lei é entendida claramente quando vemos que Cristo cumprisse toda justiça para nossa vida eterna.
O engraçado que a terminologia Tota Scriptura é utilizada na reforma, entretanto o seu conceito está arraigado desde a Patrística e até mesmo na Bíblia(2 Tm 3:16-17) pq não?
Olá Bryan, em primeiro lugar gostaria de contextualizar a citação bíblica que você fez em II Tm 3.16,17 Paulo está falando da forma de viver de alguém que já aceitou o Evangelho, já reconheceu que Cristo é Único nome pelo qual podemos ser salvos (At 4.12): “para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” (II Tm 3.17). Ou seja, Paulo afirma que o texto bíblico servirá sim, como orientação na jornada cristã e não que qualquer texto bíblico poderá conduzir a Jesus ou a vida eterna, que é justamente o que Cristo está falando em Jo 5.39.
Dito isto, temos que perceber que nem toda pregação da Bíblia gerará “novo nascimento”, que é o que produz vida eterna (Jo 3.5). O que gera a vida eterna é a pregação do Evangelho (Mc 16.15; Mt 28.20), não adianta nada pregar sobre as 13 voltas em torno de Jericó e no final perguntar quantos querem aceitar Jesus, para aceitar Jesus a pessoa precisa ouvir uma pregação que trate a repeito da queda, da depravação total, da porta de escape concedida por Deus, a saber, Jesus. Pela ordenança de Cristo a própria pregação da Igreja deve ser o Evangelho e nada mais “e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês” (Mt 28.20). É claro que todos sabemos, mas, apenas para relembrar, “Evangelho” é a história da vida de uma pessoa, isto é, Jesus.
Se a Lei pode por si só produzir vida eterna, esqueceram de avisar isso a Paulo: “Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas” (Rm 3.21). Vejamos o contexto desse trecho, um versículo antes Paulo demonstra qual é a verdadeira utilidade da Lei (que nunca salvou nem salvará, isto é, possui vida eterna a parte de Jesus), “porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3.20) a Lei meramente mostra que somos pecadores, nunca desejou salvar ninguém. No versículo 31 inclusive, quando Paulo está falando que nós estabelecemos a Lei, de acordo com esse contexto específico, o que ele está afirmando, em outras palavras é isso “usamos ainda a Lei, todavia no seu real objetivo que é demonstrar que todos pecaram”. Ainda no texto de 3.21, percebemos mais uma vez a mesma ideia saída agora da pena de Paulo “tendo o testemunho da Lei e dos Profetas”, ou seja, a Lei e os Profetas apenas encontram seu fim em Cristo, nunca pretenderam ser fim em si mesmos. Deus abençoe abraços eternos em Cristo (risos).
Gostaria apenas de editar meu texto no primeiro parágrafo, quando cito que nem todo texto poderá conduzir a Jesus e a vida eterna. No texto atual consta “não poderá conduzir a Jesus” o que na verdade deve ser o intento de todo o texto do AT, conduzir a Cristo ser “aio” até Jesus. Por isso, onde se lê, “e não que qualquer texto poderá conduzir a Jesus e a vida eterna”, leia-se apenas “e não que qualquer texto que não culmine com a pregação da pessoa de jesus poderá conduzir a vida eterna”, obrigado.
Muito bom…que Deus abençoe..
Muito bom…que Deus abençoe..
e o não é que o Milhoranza não venho responder as perguntas hehe
Na minha humilde opnião, o AT é um conjunto de livros históricos, e que como falou o "Milho", é uma forma de mostrar como Deus agia naquela época. Agora não acho correto usar fatos isolados que aconteceram naquela época, para aquela determinada pessoa, transportar para os dias atuais falando que irá acontecer igual com você, como dizem algumas igrejas nas campanhas de vitórias e afins e inclusive nos cultos de domingo.
Agora falando sobre músicas, não sei porque mas lembrei daquela "Vem com Josué lutar em Jericó…" rs..
O que falaram das músicas? hehehe! E o antigo testamento é um rico livro histórico. Só fica complicado quando tentam aplicar na realidade do século XXI.
A editora Fiel vai lançar agora em agosto de 2013 um livro do Graeme Goldsworthy sobre este assunto. o Título é “Pregando a Bíblia toda como Escritura Cristã”.
Excelente…
Muito bom e esclarecedor, mas ficou com gostinho de quero mais! Então, nesses dias de conflitos politicos e sociais eu vejo muitas citações dos textos do A.T.como por ex: Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.Quando o justo governa o povo se alegra. Então esses textos não se aplicam não é mesmo? E outra coisa, outro dia conversava a respeiro da dança no culto. Mas os textos usados são sempre do A.T. e se analisados conforme foi apresentando no post, me parecem fatos isolados. Os prferidos são Miriã e Davi. Mas eles não instituiram a dança no culto. E outro argumento são os salmos e cultura judaica com suas festas que provavelmente tinham muitas danças. Qual a aplicabilidade? Me chamou atenção também a colocação do Milho sobre o fato histórico do cativeiro, quanto a aplicação sobre a surpresa de perceber que Deus foi com eles. Mas e o povo que ficou como teriam se sentido?e como o povo se alegrou na reconstrução do templo, o choro dos mais velhos que viram a glória do 1°templo, seria realmente a glória de Deus? ou o monumento? Deus abençõe!
Sensacional! 🙂