Deus chama por líderes espirituais, então onde estão eles?

A igreja foi comissionada a fazer discípulos. Mas nós parecemos ter uma séria carência neste departamento. Alguns podem chamar isto de déficit de discipulado. Líderes preocupados tem perguntado a respeito da formação espiritual, “O que podemos fazer?” e “Como podemos fazer isto?”. Eles querem saber a melhor forma de transformar este déficit de discipulado em […]



19 de dezembro de 2018 Alex Blog

A igreja foi comissionada a fazer discípulos. Mas nós parecemos ter uma séria carência neste departamento. Alguns podem chamar isto de déficit de discipulado.

Líderes preocupados tem perguntado a respeito da formação espiritual, “O que podemos fazer?” e “Como podemos fazer isto?”. Eles querem saber a melhor forma de transformar este déficit de discipulado em um tipo de discipulado robusto que será relevante ao longo do percurso.

Existem muitas boas ideias de discipulado, mas o que nós podemos aprender sobre o discipulado na Bíblia? Eu tenho atentado para três princípios de discipulado em postagens anteriores [ainda não publicadas aqui em Bibotalk.com] que podem ser encontrados em uma breve passagem em Filipenses.

Aqui vai o quarto princípio…

  • Deus chama você e sua igreja a serem líderes espirituais.

Aprendizes espirituais

Por que tantas pessoas não crescem em seu relacionamento com Deus?

Parte da resposta pode ser encontrada em Romanos 10:14, que apresenta as perguntas: “Como eles clamarão a Deus se não creem n’Ele? E como crerão sem ouvirem sobre Ele? E como eles podem ouvir sem um pregador?”

Não é suficiente para nós concordarmos que Deus quer que amadurecemos como crentes. E nosso trabalho não está completo quando definimos um claro caminho para o crescimento espiritual. Não é suficiente para nós estarmos envolvidos a ajudar o desenvolvimento do próximo para ela se tornar uma pessoa que Deus quer que ela seja.

Deus chama a você e a sua igreja para serem maduros espiritualmente.

A Bíblia nos diz que devemos ser conscientes de nós mesmos e do nosso ensino. Paulo instrui Timóteo, “Pratique essas coisas, seja comprometido com elas, para que seu progresso possa ser evidente a todos” (1 Timóteo 4:15).

Se você é um pastor ou um líder na igreja, você possui a responsabilidade perante Deus e seu povo de estar consciente sobre seu próprio desenvolvimento espiritual e seu ensino. É importante como você está crescendo e como você está liderando seu povo ao crescimento.

Talvez observássemos um discipulado mais frutífero em nossas igrejas se estivéssemos questionando nossa própria formação espiritual antes de questionar o desenvolvimento das outras pessoas. Nós estamos buscando Deus em oração, gastando tempo em Sua Palavra, e nos cercando com pessoas que nos desafiam a crescer em nossa vida espiritual?

Em outras palavras, para ver um discipulado em nossas igrejas nós precisamos ver o discipulado nos líderes da igreja.

Líderes Espirituais

Muitos pastores desejam ser grandes líderes, mas o melhor aprimoramento para suas habilidades de liderança virão através da busca da piedade. Não é incomum para um novo pastor pedir a um mentor indicação de livros sobre liderança, mas quando foi a última vez que o pastor pediu indicação de um bom livro sobre transformação espiritual pessoal?

Ser um grande líder é maravilhoso, mas ser uma pessoa piedosa é muito melhor.

Existem muitos grandes líderes que nunca lideraram ninguém a um profundo relacionamento com Cristo, mas pessoas piedosas não podem deixar de levar outras pessoas a Cristo e a uma maior maturidade. A vida piedosa supera grandes líderes todos os dias da semana.

Não é uma escolha forçada, mas ainda devemos lembrar: se você for forçado a escolher, sempre escolha ser piedoso ao invés de ser grande. E parte disso vem de ter um mentor piedoso.

Pessoas frequentemente se perguntam quais recursos úteis nós podemos doar a um novo convertido. Um livro? Deveríamos enviá-los a um retiro de discipulado? Que tal uma caneca de café com um verso da bíblia estampado nela?

Eu creio que a melhor coisa que podemos dar a um novo convertido é um crente mais experiente e maduro.

Não somente o pastor deve ser um exemplo de crescimento espiritual, mas também a igreja deve ser cheia com pessoas que estão indo mais fundo com Cristo.

Cristãos maduros marcam uma igreja saudável.

Nós queremos falar sobre crescimento de igreja em termos de números e ministérios adicionados. E existe lugar para isto. Mas crescimento espiritual é um componente chave para a saúde da igreja e para a expansão do Reino de Deus.

Sua igreja pode ser conhecida por bons elementos como uma pregação espetacular, um maravilhoso louvor, grande comunhão, etc. Mas e se sua igreja for conhecida como um lugar onde as pessoas se aprofundam em Cristo?

O que isso falaria ao mundo que nos assiste?

Uma colheita de discípulos

Quando olhamos para o discipulado, nós vemos desafios na igreja de hoje, particularmente no mundo ocidental. Mas nós vemos alguns pontos brilhantes ao redor do mundo.

Através da História, e ao redor do mundo hoje, discípulos são feitos por líderes que traçam uma meta de maturidade espiritual, proveem um caminho claro de transformação espiritual para seu povo, e são envolvidos na vida de quem eles servem. Mais importante, eles são conscientes de suas próprias necessidades de crescimento profundo em Cristo.

 

Por Ed Stetzer. Texto originalmente publicado em https://edstetzer.com/2018/10/god-calls-for-spiritual-leaders-so-where-are-they/

Tradução: Fábio Souza

Revisão: Leonardo Maraga

[alert type=”warning”]Gostou do tema? Então continue a reflexão ouvindo o BTCast 276 sobre Liderança Saudável com Jay Bauman e Cristiano Gaspar da Atos 29[/alert]