BTPapo 013 – Deus Não Sonha

Muito bem, Começa agora o #BTPapo, mais uma atração teológica do BiboTalk.

Nesse episódio Bibo analisa o famoso ditado evangélico de que Deus sonha. Será que esse conceito se sustenta a luz das Escrituras? CONFIRA:

 

 

ASSINE O CANAL DO BIBOTALK NO YOUTUBE

ADQUIRA O MOSAICO TEOLÓGICO

DÚVIDAS SOBRE COMO ADQUIRIR O MOSAICO TEOLÓGICO, MANDE E-MAIL PARA
btbooks@bibotalk.com

ASSINE O CANAL DO BIBOTALK NO YOUTUBE
http://www.youtube.com/bibotalkvlog

SIGA O BIBOTALK NAS REDES SOCIAIS
http://www.facebook.com/bibotalk
http://twitter.com/bibotalk

TWITTER DOS INTEGRANTES
https://twitter.com/bibobtcast
https://twitter.com/mac_mau
https://twitter.com/stahlhoefer
https://twitter.com/milhoranza

ILUSTRAÇÕES
JP – http://www.behance.net/JuniorPeres

EDIÇÃO
Macvbtpapo#013_wide560x213

Categorias: BTPapo,Vídeos

Tags: ,,,,,,,

  • Rafael

    Então Bibo, eu concordo com a maior parte do que você expôs. Mas eu acredito que quando falam “sonhos de Deus”, não é Deus sonhando algo pra você, mas sim Deus fazendo você sonhar algo, acho que isso abre margem pra outra discussão, mas eu sempre vi por esse lado.

    Os sonhos de Deus EM MIM.

    =D

  • Deborah

    É, Bibo, eu fiquei aqui dizendo “mas isso é uma bobagem, vale a licença poética”, mas depois de pensar melhor, percebo que pode trazer o entendimento errado. O melhor mesmo é não se expressar desta maneira, de fato.

  • Matheus Coelho

    Eu já concordo em partes, eu acredito que além do chamado universal, que seria o ide, ou seja, que é pra todo mundo, eu acho que Deus tem sim um “plano” específico para cada pessoa, e esse plano terá de passar pelo livre arbítrio da pessoa, para que ele possa ser executado. Como vemos em Efésios 4:11. Deus tem chamados específicos para cada pessoa, agora, recebendo esse chamado, nós como homens e livres para fazer escolhas podemos muito bem ignorar esse chamado e não permitir que Deus execute o seu “plano” em nossas vidas. Como Jonas fez a princípio, obviamente que Jonas se arrependeu e depois executou a ordem de Deus, mas e se não tivesse se arrependido e morrido na barriga daquele peixe? Poderia ter acontecido, afinal Jonas também possuía o livre arbítrio.

    • Júnior

      Matheus Coelho, muito bem colocado e eu só gostaria de aconselhar as pessoas que leram a sua colocação para lerem o capitulo 4 todo de Efésios, principalmente o seguinte trecho: “Há um só corpo e um só Espirito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.” Efésios 4:4-7.

    • Bibotalk

      Temos que entender que Deus distribui dons diferentes para os membros do seu corpo, logo, todos temos o mesmo chamado, contudo, o empregamos de maneiras diferentes.

  • Fernando Rodrigues

    Parabéns Bibo !
    Penso da mesma forma.
    Fenomenal.

  • Acredito que expressões como “plano de Deus” ou “decreto de Deus” são mais adequadas, pois traduzem melhor a soberania divina.

    Maaaas… vou continuar cantando a música do Rodolfo Abrantes:

    “Até que a casa esteja cheia, até que o Teu Reino venha, e que cada coisa esteja em seu lugar, COMO O PAI SONHOU.
    Toda a terra cheia da Sua glória!”

  • Tudo que Deus quer Deus faz. Esta foi a afirmação, pois é a bíblia diz:

    O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que TODOS venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

    Sei que partindo deste ponto já entramos na questão soteriológica, calvinismo ou arminianismo, mas quero que entendam meu pensamento.

    Creio sim que Deus um propósito, um plano, um sonho especifico para as pessoas. Vemos isso na vida de Paulo, Ananias ficou surpreso quando Deus o mostrou sobre ele, porém Deus disse:

    Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9:15

    O próprio Paulo reconheceu isso:

    Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Gálatas 1:15
    (pelo contexto Paulo está falando de seu ministério)

    E também houve um profeta que não queria entregar a mensagem de Deus por causa de sua idade, no que Deus disse:

    Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5

    Da mesma forma que Deus escolheu vários outros homens específicos como José, e outros.

    O hino diz que você cantou diz: “Os sonhos de Deus jamais vão morrer. ” E isso concorda com o que você diz: “O que Deus decreta sempre irá acontecer…”

    Creio que Deus tem um projeto, um plano, um caminho na vida das pessoas, porém se eu não andar neste caminho, que é viver a palavra e procurar uma comunhão e uma intimidade com Cristo, nenhum de seus projetos irão ser concluídos, nem seu principal projeto de salvação. Pois se não manifesto as obras de Deus, isso só prova que não tenho uma vida com Deus, o que conclui que não tenho Cristo como Senhor.

    Quando falamos em sonhos de Deus, falamos dos projetos de Deus, do caminho que Deus tem. Não como algo já pré estabelecido, mas como algo que plantamos e colhemos em Deus, não em algo de barganha, mas aquele que está com Cristo vivendo a vida Cristã, passa por tribulações e por várias situações, mas sua alma está em descanso e confiante n’Aquele que tem todo o controle de nossa vida!

    É isso ai, grande abraço Bibo!

    • Bibotalk

      Alguns pontos:

      1 – o que vc chama de projeto especial pra cada um, nada mais é do o chamado a todo o corpo de Cristo.
      2 – Quando lemos as histórias de Abraão, Moisés, Jeremias, Paulo entre outros, estamos lendo a formação da história da salvação. Estamos falando de um tempo de desenvolvimento de revelação. Já no NT esse chamado ganha característica universal. Todos os crentes são ministros e convocados.
      3 – Temos que entender que Deus distribui dons diferentes para os membros do seu corpo, logo, todos temos o mesmo chamado, contudo, o empregamos de maneiras diferentes.

      valeu

      • Um Ponto somente:

        Quando Deus diz que tem um plano especifico na vida de Paulo, a salvação já havia vindo.

        Entende que exista um plano coletivo a todos os crentes, mas o próprio Paulo diz:

        E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28

        Claro que ele está falando dos dons espirituais. E também:

        E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
        Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:11-12

        Com certeza há um plano coletivo para todos os crentes do Corpo de Cristo, mas há planos específicos dentro do corpo, ou o corpo seria somente uma orelha gigante ou um nariz gigante.

        Dentro deste ponto de vista creio haver projetos específicos dentro do corpo sim. E neste ponto, poeticamente, são os “sonhos” de Deus pra nós.

        Creio que o que você está vivendo é o sonho de Deus pra ti Bibo! Rsrsrs, e Deus tem muito mais pra você. Você está onde Deus quer, pois se dispôs seguir o caminho de Deus.

        Creio assim. Se estiver errado, perdoe minha ignorância, estou aprendendo a cada dia!

        Abraço mano!

        • Júnior

          Tenho uma linha de raciocínio parecida com a sua que leva a coisa para um lado mais “poético” e também creio que segue a mesma linha do Bibo, porém, ele já é mais rígido na questão “poética”, talvez por medo de isso gerar uma interpretação errada à quem ouve, ou seja, creio que todos entendem e concordam a respeito desta questão à luz da bíblia.

  • Cade meu comentário?

  • Júnior

    Comecei a ouvir o PodCast no carro como alternativa às rádios que estavam sem conteúdo que me interessassem em determinados horários, só ouvi os 7 primeiros PodCasts (Sim estou ouvindo desde o primeiro da era Bibo Talk Cast em ordem cronológica crescente, portanto, sou novo por aqui ehehhe)

    Tenho gostado do seu trabalho e acho interessante a forma com que você defende seu ponto de vista, apesar de não concordar com alguns deles (não muitos, poucos na verdade).

    Então, depois de falar um monte de informação que talvez sejam irrelevantes acima, parabéns pelo trabalho.

  • Barbara

    Sonho em conhecê-los o/o/ rsrs.. Mas falando sério, aprendi sobre isso cedo e concordo com o que disse!
    #ViciaaadaemBTalk

  • Daniel

    Cara posso levantar uma outra questão. Não estou certo, mas vale a reflexão. Sonhos de Deus. Esse “de” pode não ser de posse. Como Ele sonhou, logo é Dele. Mas utilizando um conceito de chamado “ablativo”. Vejam no wikipedia, ou google. Isto ocorre quando utilizamos a preposição “de” com a qualidade de movimento. (neste caso específico). Ou seja, o Sonho é de Deus, porque vem d’Ele. Como alguém já havia comentado acima. Não sou professor de português mas lembrei deste caso (Ablativo) se eu não me engano qdo estudei grego. Logo a questão não é se Deus sonho, pq concordo que Ele não dorme, mas sim que Ele compartilha conosco, como uma testificação em nosso espírito, seus propósitos específicos , ou como chamamos “sonhos”. A nossa maneira romantizada . Abração!!!