BTCast 196 – O reinado de Davi

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”. ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (Clique com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”).[/alert] Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo, Milho e Rogério se juntam para conversarem […]

25 de abril de 2017 01:10:06 Podcast Download

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”.
ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (Clique com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”).[/alert]

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo, Milho e Rogério se juntam para conversarem sobre o reinado de Davi.

Como interpretar a história de Davi dentro da história de Israel? Que papel o deserto desempenhou na vida de Davi? Como foi o caminho rumo ao trono? Qual o papel de Jerusalém no reinado davídico? Qual foi o legado desse reinado? Essas e demais questões abordadas nesse BTCast.

O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio a fim de ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira.

[alert type=”danger”]FEED EXCLUSIVO – BTCast: https://bibotalk.com/categoria/podcast/btcast/feed/[/alert]

[alert type=”danger”]FEED GERAL DO BIBOTALK COM TODOS OS PODCASTS DA CASA https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/alert]

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui!).

LINKS COMENTADOS

PROMOÇÃO SHOW DE PRÊMIOS, clique aqui.

INSCREVA-SE NA EBT – ESCOLA BIBOTALK DE TEOLOGIA, clique aqui!

SEJA UM MANTENEDOR, clique aqui.

Site do Labri, clique aqui.

Site do Cristãos na Ciência, clique aqui.

————————

INSCREVA-SE PARA O BTDAY AQUI

Seja um Mantenedor do Bibotalk!

nosso email: [email protected]

Canal de Distribuição no Telegram, clique aqui! LISTA DE DISTRIBUIÇÃO NO WHATSAPP +5547992104938

[tabs][tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | [/tab] [tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab] [tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

[/tab] [tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/tab] [tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab][/tabs]


12 thoughts on “BTCast 196 – O reinado de Davi

  1. Fazendo alguns acréscimos:

    1. Em 2 Samuel 8 há o relato das guerras que Davi travou contra nações ao norte de Israel. O monarca hebreu subjugou os reinos de Zobá e Damasco em batalha, e estabeleceu uma influência militar e econômica sobre todo o Levante, tendo como fronteira N/NE o rio Eufrates.

    Tal domínio sobre a região foi possível pois o Egito havia perdido muito de sua influência sobre Canaã, graças à ascenção dos sacerdotes tebanos ao poder, o que diminuiu muito o poder dos faraós. Além disso, o Egito passou um bom tempo se defendendo dos ataques cuxitas e administrando uma presença cada vez maior de colonos líbios, que com o tempo, tomaram o poder.

    Já na Mesopotâmia, o Império Hitita estava bastante reduzido, devido à guerras civis consideráveis e invasões dos povos indo-europeus. Assírios e babilônios estavam num momento letárgico depois de se alternarem como potências na região. Os sírios (arameus) estavam fazendo incursões cada vez mais incisivas na Mesopotâmia e subjugando os povos acima citados. O curioso é que o domínio hebreu sobre os arameus freou o impeto dos mesmos sobre as cidades mesopotâmicas, o que permitiu um renascimento do poderio assírio, que algum tempo depois devastou a Israel e a Judá.

    2. O limite sul do reino de Davi (e por consequência, de Salomão), não era a península do Sinai em si, e sim o chamado ribeiro do Egito: um curso de água que passava alguns km à sudoeste de Cades Barnéia, e era considerado a fronteira natural entre Egito e Canaã.

    3. Interessante é que Davi ‘tocou o terror’ nos filisteus, mas nem ele, nem Salomão anexaram de forma cabal o território filistino, ao contrário do que foi feito nas nações vizinhas, mencionadas em 2 Samuel 8. Isso mostra que, mesmo sendo uma potência econômica e militar, o Reino de Israel sob Davi e Salomão ainda tinha dificuldades em concluir a conquista de Canaã, por incrível que pareça. Os filisteus só foram subjugados de forma definitiva sob o reinado de Ezequias, que foi um guerreiro capaz, mas que contou com a ‘ajuda’ dos assírios, que haviam destruído as principais cidades-estado filistias.

  2. Muito bom o capítulo e análise sobre Davi.
    Gostei bastante do comentário do Rogério quando ele mostra a gravidade do pecado de Davi. As pessoas tendem mesmo a amenizar o pecado dele, a exemplo da novela da Record. Na novela, Davi e Bate-Seba já tinham se apaixonado durante a adolescência e ainda eram apaixonados um pelo outro, como se isso fizesse o pecado de adultério menor.
    Acredito que essa dificuldade em aceitar que Davi era um homem segundo o coração de Deus mesmo cometendo esse pecado tão horrível é que existe essa tentativa de dualizar as pessoas, como sendo de Deus, os perfeitos que já nasceram assim, e os que são contra Deus, todos pecadores e esses não tem uma atitude boa sequer. As produções da Record e muitos filmes cristãos reforçam esse esteriótipo.

  3. Sensacional, a carga politico-ideológica de algumas “analises” e manifestações foram demais, rolou um clima de DCE. Ótima sacada para fazer propaganda anti patriotismo. Não me surpreenderia se o Milho for adepto do discurso ~ anti sionista ~. Parabéns.

    1. Eu não me meto nessa treta não mano. Por ser amilenista minha interpretação bíblica não depende da política israelense.

  4. No minuto 52 o cara fala que um escreve que Deus incitou David porque não tinha influência platônica. O outro estava contaminado por isto. Ué, pensei quem TODA a bíblia é inspirada pelo Espírito Santo

  5. A história é escrita por quem está no poder. Mas Davi é um poderoso esquisito, deixar que no registro de seu povo, onde sua história é ponto fundamental, constasse também seus erros, falhas e consequências? Talvez seja um dos motivos do titulo “Segundo o Coração de Deus” e não segundo o seu próprio coração.

    Ok seus erros ficaram públicos etc etc etc mas esses “podres” humanos na bíblia me servem muito de garantia de que o texto que recebemos durante os séculos não é um texto de discurso fantasioso de adorno de reinados , culturas ou crenças, mas sim pessoas passando por experiências extremamente comuns e destruidoras (de todo ser humano) que de alguma forma divina tem conseguido solução, se vendo dentro de um relacionamento com um ser divino único e amoroso, de difícil compreensão e superior às suas expectativas boas ou ruins.

  6. Muito legal, é essencialmente o que converso com meus alunos a respeito das configurações políticas da dupla coroa de Israel e Judá, reunidas em Davi e depois em Salomão. Aliás, questões que são desenvolvidas de maneira exímia por Roland de Vaux em “Instituições de Israel no Antigo Testamento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *