[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”.
ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (Clique com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”).[/alert]
Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo e Will recebem novamente o professor André Reinke para juntos irem até Canaã, a terra prometida!
Quem foram os cananeus? Como se organizavam socialmente? Por que a religião cananeia foi tão atraente ao povo de Israel? Por que foi dito que é uma terra que “mama” leite e mel? E o que dizer sobre a terra prometida hoje em dia? Essas e outras perguntas discutidas nesse #BTCast.
O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio a fim de ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira.
[alert type=”danger”]FEED EXCLUSIVO – BTCast: https://bibotalk.com/categoria/podcast/btcast/feed/[/alert]
[alert type=”danger”]FEED GERAL DO BIBOTALK COM TODOS OS PODCASTS DA CASA https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/alert]
Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui!).
LINKS COMENTADOS
AJUDE AO JONATAS, VISITE A PÁGINA OFICIAL E SAIBA COMO, clique aqui! ASSINE O ABAIXO ASSINADO CLIQUE AQUI
ESCOLA TEOLÓGICA BIBOTALK, CLIQUE AQUI!
————————
INSCREVA-SE PARA O BTDAY AQUI
Seja um Mantenedor do Bibotalk!
nosso email: [email protected]
Canal de Distribuição no Telegram, clique aqui! LISTA DE DISTRIBUIÇÃO NO WHATSAPP +5547992104938
[tabs][tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | [/tab] [tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab] [tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!
[/tab] [tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/tab] [tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab][/tabs]
Caminhando eu,pra Canaã…..baixando.
agora quebrou minhas pernas, e a referencia de filisteus em Gen 26:8?
“E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.” Gênesis 26:8
Ao que parece, havia alguns “pontos comerciais” dos filisteus na costa palestina antes da chegada em massa do século XII, o que pode explicar a presença de alguns deles antes. A raridade de citações a filisteus nos textos bíblicos mais antigos parece mostrar que eles realmente não estavam lá antes como reino organizado e poderoso.
entendi, muito obrigado pela exposição
Sempre que eu escuto alguém cantando “Caminhando eu vou, para Canaã” me lembro de algum podcast que o Cacau Marques participou em que ele contou que alguém ia cantar essa música mas confundiu a letra e cantou: “eu vou pra maracangalha, eu vou…”
kkkkkkkk
Att,
Ouvindo, sensacional. Uma pequena correção: o alfabeto fenício e o hebraico na verdade só possuem consoantes, tanto que um dos motivos de a gente não saber exatamente a pronúncia do tetragrama YHWH é que ele não tem vogais. Os gregos acrescentaram as vogais.
Sim, você tem razão. Pensei “vogais” mas falei “consoantes”. Só me toquei ouvindo o programa de novo. Obrigado pela correção.
Comentando sem ouvir… afinal, porque sim né… mas não estou achando na lista de categorias a série “os outros”… será que eu sou burro?
arrumado, valeu mano!
Sempre bom saber que eu não sou burro kkkk
Acho que o professor se confundiu ao falar do alfabeto fenício e do grego. Tenho a impressão que o alfabeto fenício era só de consoantes e depois os gregos inseriram as vogais no alfabeto deles e não que o alfabeto fenício era só de vogais. Fora esse detalhe não tem o que retocar do podcast. Acho que se levantou rapidamente, na discussão sobre o “El”, um tema que daria pano pra manga que é o tal desse “Fator Melquisedeque”, quando algum povo de fora dos israelitas recebe uma parte da revelação. Não só a questão de “El” como nome de Deus, mas também aquele altar “ao deus desconhecido” dos gregos que Paulo usa como ponto de partida para o discurso em Atos apontam para uma revelação divina que esses povos gentios tiveram.
Sim, você tem toda a razão. Ouvindo agora a gravação, vi que cometi está gafe. Falei em consoantes pensando em vogais. Os gregos acrescentaram vogais ao alfabeto consonantal. Errei, e repeti o erro várias vezes, eheheh. Lamentável. Obrigado por deixar registrada a correção aqui. Abraço!
Concordo, o livro Fator Melquisedeque, do Don Richardson, é sensacional. Realmente daria uma conversa inteira. Vamos passar um pouco por cima deste tema na conversa sobre os gregos, mais adiante.
Pra acrescentar: a referida citação ‘Carthago delenda est’ (Cartago deve ser destruída) era mencionada por Catão, o Velho, que sempre terminava seus discursos no Senado Romano com a frase.
Onde é que eu baixo essa apostila do André? manda aí bibo pelo amor de Deus
Sem puxar para um discurso triunfalista, mas pensando em veracidade de relatos, os relatos dos espias em Números 13 não descrevem uma terra no mínimo bem organizada com agricultura e fortificações? O relado de que “realmente mana leite e mel” dito pelos espias, não seria uma confirmação no texto de terem encontrado um local fértil ou no mínimo organizado em termos de agricultura a ponto de serem boas para o cultivo de uvas (em vinhedos pelo visto), romãs e figos? Um bom lugar para viver em outras palavras?
Isso sem comparações com fertilidade máxima já encontrada no planeta ou ideal de paraíso frutífero, mas comparado o deserto pedregoso + uma vida em tendas armadas à uma terra com plantações que frutificam num local bom para se montar uma cidade, ou com estrutura para deixar a vida nômade e aproveitar de uma vida agrícola (mel, talvez na metáfora mel de Tamara que faria mais sentido do que de abelhas) e pastoral (leite). Faz sentido?
Sim, faz muito sentido. Muito boa colocação. Na comparação com o que viviam, é uma terra fantástica; na comparação dela com o Egito ou a Mesopotâmia daquele tempo, mais ou menos. É sempre na perspectiva do que é adequado para você naquele momento. Boa parte dos judeus que estavam no exílio babilônico não quiseram voltar para a terra que mana leite e mel porque tinham uma vida muito melhor lá (apenas pra citar um exemplo). Concordo plenamente contigo.
parabéns pelo trabalho, show de bola, e cade o link do abaixo assinado?
Tem algum livro para indicar sobre a história dos cananeus, que valha a pena?
E essa apostila ai André tem como disponibilizar em pdf pra nós?
É difícil escolher qual a melhor série do BTcast, tá demais!