BTCast 191 – Canaã – série Os Outros

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”. ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (Clique com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”).[/alert] Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo e Will recebem novamente o professor André […]

21 de março de 2017 01:19:23 Podcast Download

[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”.
ARQUIVO ZIPADO: Clique aqui (Clique com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”).[/alert]

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo e Will recebem novamente o professor André Reinke para juntos irem até Canaã, a terra prometida

Quem foram os cananeus? Como se organizavam socialmente? Por que a religião cananeia foi tão atraente ao povo de Israel? Por que foi dito que é uma terra que “mama” leite e mel? E o que dizer sobre a terra prometida hoje em dia? Essas e outras perguntas discutidas nesse #BTCast.

O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio a fim de ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira.

[alert type=”danger”]FEED EXCLUSIVO – BTCast: https://bibotalk.com/categoria/podcast/btcast/feed/[/alert]

[alert type=”danger”]FEED GERAL DO BIBOTALK COM TODOS OS PODCASTS DA CASA https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/alert]

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui!).

LINKS COMENTADOS


AJUDE AO JONATAS, VISITE A PÁGINA OFICIAL E SAIBA COMO, clique aqui! ASSINE O ABAIXO ASSINADO CLIQUE AQUI

ESCOLA TEOLÓGICA BIBOTALK, CLIQUE AQUI!

————————

INSCREVA-SE PARA O BTDAY AQUI

Seja um Mantenedor do Bibotalk!

nosso email: [email protected]

Canal de Distribuição no Telegram, clique aqui! LISTA DE DISTRIBUIÇÃO NO WHATSAPP +5547992104938

[tabs][tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | [/tab] [tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab] [tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

[/tab] [tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/tab] [tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab][/tabs]


21 thoughts on “BTCast 191 – Canaã – série Os Outros

  1. agora quebrou minhas pernas, e a referencia de filisteus em Gen 26:8?

    “E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.” Gênesis 26:8

    1. Ao que parece, havia alguns “pontos comerciais” dos filisteus na costa palestina antes da chegada em massa do século XII, o que pode explicar a presença de alguns deles antes. A raridade de citações a filisteus nos textos bíblicos mais antigos parece mostrar que eles realmente não estavam lá antes como reino organizado e poderoso.

  2. Sempre que eu escuto alguém cantando “Caminhando eu vou, para Canaã” me lembro de algum podcast que o Cacau Marques participou em que ele contou que alguém ia cantar essa música mas confundiu a letra e cantou: “eu vou pra maracangalha, eu vou…”

    kkkkkkkk

    Att,

  3. Ouvindo, sensacional. Uma pequena correção: o alfabeto fenício e o hebraico na verdade só possuem consoantes, tanto que um dos motivos de a gente não saber exatamente a pronúncia do tetragrama YHWH é que ele não tem vogais. Os gregos acrescentaram as vogais.

    1. Sim, você tem razão. Pensei “vogais” mas falei “consoantes”. Só me toquei ouvindo o programa de novo. Obrigado pela correção.

  4. Comentando sem ouvir… afinal, porque sim né… mas não estou achando na lista de categorias a série “os outros”… será que eu sou burro?

  5. Acho que o professor se confundiu ao falar do alfabeto fenício e do grego. Tenho a impressão que o alfabeto fenício era só de consoantes e depois os gregos inseriram as vogais no alfabeto deles e não que o alfabeto fenício era só de vogais. Fora esse detalhe não tem o que retocar do podcast. Acho que se levantou rapidamente, na discussão sobre o “El”, um tema que daria pano pra manga que é o tal desse “Fator Melquisedeque”, quando algum povo de fora dos israelitas recebe uma parte da revelação. Não só a questão de “El” como nome de Deus, mas também aquele altar “ao deus desconhecido” dos gregos que Paulo usa como ponto de partida para o discurso em Atos apontam para uma revelação divina que esses povos gentios tiveram.

    1. Sim, você tem toda a razão. Ouvindo agora a gravação, vi que cometi está gafe. Falei em consoantes pensando em vogais. Os gregos acrescentaram vogais ao alfabeto consonantal. Errei, e repeti o erro várias vezes, eheheh. Lamentável. Obrigado por deixar registrada a correção aqui. Abraço!

    2. Concordo, o livro Fator Melquisedeque, do Don Richardson, é sensacional. Realmente daria uma conversa inteira. Vamos passar um pouco por cima deste tema na conversa sobre os gregos, mais adiante.

  6. Pra acrescentar: a referida citação ‘Carthago delenda est’ (Cartago deve ser destruída) era mencionada por Catão, o Velho, que sempre terminava seus discursos no Senado Romano com a frase.

  7. Sem puxar para um discurso triunfalista, mas pensando em veracidade de relatos, os relatos dos espias em Números 13 não descrevem uma terra no mínimo bem organizada com agricultura e fortificações? O relado de que “realmente mana leite e mel” dito pelos espias, não seria uma confirmação no texto de terem encontrado um local fértil ou no mínimo organizado em termos de agricultura a ponto de serem boas para o cultivo de uvas (em vinhedos pelo visto), romãs e figos? Um bom lugar para viver em outras palavras?

    Isso sem comparações com fertilidade máxima já encontrada no planeta ou ideal de paraíso frutífero, mas comparado o deserto pedregoso + uma vida em tendas armadas à uma terra com plantações que frutificam num local bom para se montar uma cidade, ou com estrutura para deixar a vida nômade e aproveitar de uma vida agrícola (mel, talvez na metáfora mel de Tamara que faria mais sentido do que de abelhas) e pastoral (leite). Faz sentido?

    1. Sim, faz muito sentido. Muito boa colocação. Na comparação com o que viviam, é uma terra fantástica; na comparação dela com o Egito ou a Mesopotâmia daquele tempo, mais ou menos. É sempre na perspectiva do que é adequado para você naquele momento. Boa parte dos judeus que estavam no exílio babilônico não quiseram voltar para a terra que mana leite e mel porque tinham uma vida muito melhor lá (apenas pra citar um exemplo). Concordo plenamente contigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *