BTCast 180 – Estamos prontos para os ETs?

 

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Bibo e Mac recebem Tiago Garros para juntos entrarem no disco voador da Xuxa e pensarem ali sobre como a existência de ETs pode afetar a nossa teologia.

O que a ciência já descobriu sobre vida fora da terra? Já temos alguma prova cabal da existência de vida inteligente fora da terra? O que é astroteologia? Como a descoberta de ETs afetaria nossa teologia? Deus só criou nosso planeta com capacidade para a vida? Se existir ETs, Cristo morreu por eles? Mas como ficaria a doutrina da encarnação? Essas e outras perguntas discutidas aqui nesse programa!

O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio para ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira. Com esse episódio visa apresentar essa nova área no estudo da teologia, a astroteologia.

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui!).

LINKS COMENTADOS

Seja um Mantenedor do Bibotalk!

nosso email: podcast@bibotalk.com

mosaicoBaixe agora mesmo gratuitamente em nossa loja o ebook do Mosaico Teológico e leia em seu e-Reader favorito ou no seu computador. Para isto basta clicar aqui: http://bibotalk.com/produto/livros/mosaico-teologico/ 
Em seguida clique em comprar. Preencha seus dados e no final utilize o código promocional N4T4LBTX

  • @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @meunomeehefziba
  • facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk
  • Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

  • Assine o feed http://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/
  • Envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com, ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela!
  • Categorias: BTCast,Podcast

    Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,

    • Wellington Duarte

      Obrigado. Agora consigo baixar os BTCast´s em ZIP.

    • Cláudio Caetano

      Muito bom esse episódio! Já faz um bom tempo que me interesso por esse assunto. A parte que acho mais complicada de conciliar é o que envolve soteriologia. Embora seja um tanto cético quanto a fenômenos ufológicos e nunca tenha presenciado nenhum comprovadamente, tem um que me intriga bastante. No interior do Ceará existe um fenômeno conhecido como “bolas de fogo” em diversos municípios, que são aparições de esferas de luz flutuantes que ficam vagando sobre a vegetação local, especialmente nas regiões de serras. Já ouvi relatos de testemunhas oculares, inclusive de parentes e amigos meus, que presenciaram isso, e alguns mencionaram até perseguição por parte dessas esferas. Para a minha surpresa, quando fui pesquisar sobre isso, descobri que existem relatos quase idênticos desse mesmo fenômeno acontecendo em diversos estados do Brasil e pelo mundo. As vezes penso que espíritos caídos podem se manifestar de tal forma no intuito de afastar algumas pessoas da fé em Cristo.

      • Dijean Cardoso

        Cláudio, não sei dizer o que é isso mas meus parentes são do interior do Piauí e muitos afirmaram ver essas bolas de luz, inclusive meu Vô e minha Vó, … comentei isso numa roda de irmãos, e um deles do interior da Bahia e também meu pastor que é do interior de Minas, afirmaram também ter presenciado a aparição dessas esferas, eu particularmente não sei se tem haver, mas viram essas coisas antes de conhecer a Jesus…. fica a dúvida no ar….????

        • Cláudio Caetano

          É muito curioso como isso é conhecido em todo canto! haha
          Bem, eu conheço pessoas que viram tanto antes de conhecer Jesus como pessoas que viram depois de muito tempo convertidas. Quanto a natureza das bolas de luz, até hoje eu fico na dúvida. Na ufologia eles dizem que são sondas enviadas para estudarem outros planetas. A meu ver, não tem como ser tecnologia humana, mas poderia ser algum tipo de manifestação de espíritos caídos. Pelos relatos, da pra saber que elas emitem calor, que conseguem seguir pessoas e veículos, que conseguem desaparecer de uma hora pra outra, aparecem em algumas cores diferentes, etc. Isso é tão antigo que foi até incorporado no folclore brasileiro na lenda da “mãe do ouro”. Como a comunidade científica não dá credibilidade a isso, fica o mistério…

    • Lourival Gonçalves

      Quem fez as Pirâmides foi En Sabah Nur .kkkkkkkkkkk

      • Rogério Moreira Júnior

        Zuri An disse isso.

    • Paulo Cesar

      Ótimo episódio, como de costume.
      Seria legal ouvir o Tiago Garros mais vezes! quem sabe falando de Evolução mas dessa vez por uma perspectiva bíblica, hermenêutica e teológica.

      Grande abraço!

    • Alexander Hugo Ness

      Ei Bibo, quando vão fazer um gigantes sobre o Tolkien?

      • já estamos montando pauta, confia na gente

      • Rogério Moreira Júnior

        Aguarde e confie!

    • Matheus Ramos de Avila

      Esse Bibo é muito nerd viu, conhece todos os filmes de ETs possíveis.

    • João Lucas dos Santos
    • Leandro

      Que programa show de bola!! Diversão, informação, edição…serio, top!
      Mais pro final ficou meio difícil acompanhar a linha de raciocínio de vcs estando eu sóbrio, mas tudo bem kkkkkk
      Curti d+ a participação do meu conterrâneo, explanando desde condições técnicas em alguns planetas para a existência de vida até a analise da alface em relação a glorificação de Deus!kkkk
      Parabéns a todos!

    • Dijean Cardoso

      Ótimo tema, e excelentes comentários como de costume!
      Gostaria de acrescentar, que na minha opinião Jesus pode sim ter se revelado em vários mundos, estatisticamente, ainda que pequena a possibilidade , deve haver outros seres a quem Deus tenha se revelado também creio ser pouco provável visitar efetivamente tais planetas, … porém quanto ao comentário de que jesus não possa ser 100% homem e 100% qualquer outra espécie de vida inteligente….. bom creio que possa ser aplicado o Princípio da Incerteza de Heisenberg que diz que é impossível medir com precisão as coordenadas de um objeto em escala quântica, o que possibilitaria que Jesus tivesse se revelado em vários mundos diferentes, não necessariamente ao mesmo tempo, mas coordenadas diferentes, daquilo que conhecemos como tempo e espaço. Outra possibilidade da física quântica é que uma partícula pode sim estar em dois locais ao mesmo tempo, e se comportar de modo diferente casos particulares, como é o principio da dualidade onda-partícula…. quanto a estar em dois locais ao mesmo tempo, o Nobel de Física de 2012, trata exatamente deste assunto.
      E pra quem leu O guia do Mochileiro das Galáxias, é óbvio que Deus tem uma frota de naves movidas pelo Gerador de Improbabilidade Infinita, que te leva a todos os lugares do espaço ao mesmo tempo…..rsrs
      Deus abençoe galera, e grande abraço.

      • E.B.B

        Interessante seu comentário Dijean, porém preciso colocar duas observações a respeito da Fís. Quântica:
        1°- Se seu intuito é colocar “modelos(incluo aqui as citações também a respeito do Principio da incerteza,da dualidade onda-partícula, etc)” utilizados dentro do campo da física para trazer de maneira análoga o seu raciocínio, concordo com vc plenamente.Pois um Deus sobrenatural tem total liberdade de agir de maneira muito além das meras leis naturais que Ele colocou,que Ele estabeleceu e permitiu assim estarem estabelecidas dentro de suas escalas. Se é neste sentido que vc quis colocar a situação,ficou muito legal. 🙂

        2°- Entretanto, se sua Ideia é condicionar Deus as leis naturais,tornando-o um agente que age como um estado “quântico”(sendo de certa forma ele O mesmo), preciso discordar com vc, pois isso foge de alguns conceitos que nós temos como cristãos

        Mas imagino que seu comentário tinha por objetivo estar pelo menos no mesmo sentido da definição que coloquei logo acima( Digo isto em respeito a 1° ).

        OBS: Por favor não me interprete mal,não quero ser desrespeitoso e muito menos criar discussões sem pé nem cabeça, a questão é que interpretei de duas maneiras diferentes o que vc comentou, sendo que posso concordar com apenas uma das perspectivas interpretei.

        Um abraço e que Deus o abençoe ricamente e seja contigo

    • Cristiano Pinheiro

      Fala galera! É a primeira vez que comento aqui. Eu achei bem interessante a escolha do tema e cientificamente falando atendeu minhas expectativas. Porém, teologicamente eu esperava mais. Falar do assunto de forma especulativa, como que influenciados pelo “Reggae” (Rsrs), pode nos levar a infinitas possibilidades. Olhando as evidências que temos e um conceito bíblico coerente, reduzimos essa especulação. Não dá pra me estender muito, mas entendo que a imagem de Deus com a qual fomos criados precisa ser levada em consideração. O ser humano foi o ápice da criação de Deus e Ele não disse a mais nada criado que seria a sua imagem e semelhança. Diante das evidências científicas que temos e da complexidade de seres racionais como nós, acredito que formas de vida bacterianas ou mesmo espécies animais, não humanas ou com a nossa inteligência, não afetariam nossa redenção ou o sacrifício de Cristo. Cristo morreu uma única vez e este sacrifício é suficiente para salvar todos! Não creio e não é bíblico outras formas de salvação para outros povos extraterrestres ou inteligentes que não necessitem de salvação. Mas acho possivel que Deus possa ter criado outros mundos, com outras espécies de vida, mas sem inteligência ao nível humano. Conseguem imaginar como seria a terra se não houvessem seres humanos? Deus não pode ter criado mundos assim? Ele é Deus e é Todo Poderoso e pode fazer o que quiser. Só não acho que Ele entraria em contradição com as Suas Sagradas Escrituras. Mas outros mundos existindo sem pecados, por não haverem seres capazes de pecar seria lindo, seria para a própria glória de Deus e não vejo problemas teológicos com isso. Penso que outros seres inteligentes são uma impossibilidade pela necessidade de redenção e pelo livre arbítrio que caracteriza os seres racionais que Ele criou. E num universo com as proporções com as quais Ele fez Sua criação, não dá pra descartar que exista vida em alguma outra parte, cientificamente falando. Por outro lado, teologicamente falando tenho muita dificuldade em imaginar seres inteligentes.

    • Alexandre Ferreira Santos

      “Na casa de meu Pai há muitas moradas…” (Jo 14, 2)

      Salve rapaziada! Mais um daqueles episódios extraordinários, nerdologicamente falando!

      1º – Deus é extraterrestre.
      Partindo da verdade de que Ele criou a terra, existe antes dela e é um Deus vivo, nós cristãos necessariamente devemos acreditar em vida extraterrena. Isso significa ainda que mesmo o universo sendo gigantesco, com bilhões de anos luz, ele é finito, mais novo e menor que a “forma de vida inteligente” que chamamos de Criador.

      Algumas teorias cosmológicas contemporâneas apontam para a existência de multiversos, o que leva a especular não só sobre vida interplanetária, mas sobre vida interdimensional. Só que as religiões sempre falaram sobre isso também, inclusive sobre a comunicabilidade das dimensões. Além de Deus, podemos falar, no mínimo, dos seres espirituais incorpóreos (anjos e demônios), que existem em realidades outras. Isto sem falar nos seres humanos mortos…

      2º – Direitos humanos dos extraterrestres.
      Fica aqui minha sugestão de um próximo programa com o Tiago sobre os direitos humanos dos extraterrestres. Sobre como o Curiosity foi esterilizado para ser mandado para Marte, sobre a preocupação da Nasa para que Juno não caísse em alguma lua de Júpiter com vida em potencial… Enfim, como a moral, e consequentemente a moral cristã, está influenciando na astrobiologia. Ah, e não é errado pensar em direitos humanos dos extraterrestres (ao invés de direitos dos extraterrestres), porque pensamos sempre nos direitos de outras formas de vida a partir da nossa humanidade e para direcionar a ação humana.

      3º – Missão de anunciar o evangelho até os confins do “mundo”.
      Em Mc 16, 15 a palavra em grego é “cosmos”, na nossa mentalidade é que “mundo” tem a ver com o planeta Terra, mas mundo e cosmos designam aquilo que está organizado, o contrário de caos. Assim: Ide por todo o cosmos e anunciai a Boa Notícia a TODA criatura. Nessa perspectiva, procurar vida fora da Esferinha Azul faz parte da Missão dada por Nosso Senhor. Para além de nos acharmos pretensiosos, de talvez acharmos civilizações mais avançadas e anunciarmos um evento histórico do nosso lugar, não esqueçamos que isso já aconteceu: Deus Filho quis assumir a forma humana na periferia do Mundo conhecido naquela época, os apóstolos passaram por esse dilema, de ter que deixar sua terra e anunciarem a Salvação em terras distantes. E quando novos continentes foram descobertos novas crises de “cosmovisão” se apresentaram, mas isso não impediu os discípulos de Jesus de irem em frente mais uma vez!

      Mais uma vez, obrigado pela reflexão totalmente excelente, mesmo a parte da especulação, afinal a teologia esta aí pra isso.

      Abraço a todos!

    • Welber Martins

      Tem programas que tem hemorragias nazais. Mas esse foi muita viajem nazal kkkkkk

    • Willian Rochadel

      Fui direto nos comentários para ver as tretas, mas nada. Já mostra a maduridade dos seguidores do BiboTalk. E no geral mostra que é um tema que não tiraria a nossa fé.

      Curti demais o tema de pesquisa do Tiago Garros, vai ser muito bacana acompanhar, pois é um trabalho sensacional. Parabéns!

    • Rogério Moreira Júnior

      Baita livro, Amanda, e infelizmente parece que o pessoal não leu muito esse livro. As ideias dele ali são bem interessantes, nessa visão de seres conscientes não caídos.

      Sobre as sequências, recomendo a leitura – embora vale a pena advertir que eles seguem essa linha mais filosófica. Parece que Lewis armou essa história para colocar algumas ideias para funcionar. Ainda: a Martins Fontes lançou faz poucos anos essa trilogia em português do Brasil (antigamente só havia no de Portugal), o que ajuda bastante.

    • Alexander Stahlhoefer

      Expica ai como que se faz melhor então… preciso aprender contigo.

    • Hugo Pedrosa

      A lua Europa fica em Jupiter e foi dito Saturno.
      Guilhotina aí. 😛

      • Será providenciado, rsrs.

        • Tiago

          Falei que alguém ia perceber !!! Valeu Hugo! Cagada minha! Assumo a culpa toda! Hehehehe!
          Tiago

    • Fernando Malta

      Boa discussão a ser promovida por um cast com essa linha editorial. Achei que poderiam ter se focado mais no cerne dela, a questão da astroteologia em si, que ficou somente pra última meia hora de programa. Uma pena pelo potencial que ela se apresentaria – de fato, não sou ouvinte frequente e vim aqui justamente para ouvir a opinião cristã no debate de vida inteligente fora do planeta. O ápice da gravação foi quando discutiram sobre a naturera divina e humana de Jesus e como isso se encaixa na situação proposta.
      Caso voltem ao tema futuramente com ainda mais embasamento, ficarei feliz em ouvir novamente.
      Um abraço a todos!

    • Matheus Gonçalves

      Fala galera, episódio muito bom! Foi bemmm resumido, mas foi ótimo.
      É de fato um assunto que chama a atenção de muuuita gente, muitos usam isso como inspiração de suas vidas, gastando anos de estudosá procura de vestígios que apontam, ou possam apontar para “vida fora da Terra”. Já no meio cristão, isso é totalmente ao contrário (em boa parte), muitos de nossos irmãos se privam de pensar nessa possibilidade, anulando qualquer expectativa de haja vida extraterrestre…
      Porém, contudo, entretanto, todavia e não obstante, sempre achei que tal acontecimento poderia, de alguma forma, abalar os alicerces da teologia cristã, ser vida microbia já abala, imagina inteligente?
      Claro que isso foi debatido no episódio, e gostei muito, porém o Tiago falou algo que me fez pensar (traduzindo, me incomodou rsrs), ele disse que assim como com Copérnico iniciando a ideia que a Terra não é o centro do Universo, (tal coisa que foi confirmada com Galileu),ele disse que a teologia se adaptou a isso, e de tal modo se adaptaria a vida extraterrestre.
      De um modo subjetivo, isso parece ser bem liberal rsrsrsrs mas quem sabe……

      PS.: “Se de fato a vida inteligente for um fenômeno muito comum no Universo, espero eu, que nosso Universo não seja igual o da DC “

      • Tiago

        Quando o artigo do qual eu falo for publicado, acho que ficará mais clara a questão pra todo mundo. Mas valeu pela participação!

    • 65% do programa ouvido e tenho que levantar uma questão:

      Se anjos, demônios e seres celestiais são extra-terrestres por definição; se aquilo que ufólogos apontam como OVNIS no livro de Ezequiel (as chamadas rodas dentro de rodas e tal), ninguém chegou a cogitar que as aparições de OVNIS relatadas em todo o mundo possam ser manifestações espirituais, de seres celestiais, e não de homenzinhos de outros “planetas”?
      É muito absurda essa lógica? Pra mim, faz sentido.

      Rodrigo Oliveira – Resistência Podcast

    • Jonatas de Oliveira Coêlho

      Rapaz, tu tá ouvindo de graça e ainda tá reclamando? Pior, ainda EXIGINDO um BTCast Plus. Poderia ter começado agradecendo o esforço de pesquisa, gravação, edição, entre outros trabalhos, e depois SUGERINDO alguma melhoria.

    • Jonatas de Oliveira Coêlho

      Aí não está falando dos não judeus, os gentios? Para mim é claro que é essa a referência de Jesus.

      • Marcelo Santos

        Concordo em gênero, número e grau Jonatas!
        Mas já que os BTCasters “viajaram na maionese”, então porque não viajar biblicamente com eles? Porque não!!??
        Uma citação de Jesus falando dos gentios: humanos e não humanos (ET’s) 😉

    • Joel Macedo

      O convidado cientista se diz cristão, mas com uma visão puramente materialista, criado dentro de uma “caixa científica” da nossa sociedade egocêntrica. Aposto que o irmão nunca saiu a campo assim com seus colegas “cientistas”, para fazer pesquisas serias. Evidências tem de montes, só precisa sair do ar condicionado e ir a campo.

    • Joel Macedo

      Tem se uma ideia muito babaca das mídias que criam sobre ETs, que o povo pega como referência, colocando os ETs como monstros invasores, quem vêem matar, explorar e destruir, a maioria dos filmes são assim. Raramente fazem filmes com idéias mais avançadas sobre ETs.

    • Joel Macedo

      A visão dos nossos irmãos religiosos sobre Deus e Ets é muito limitada. Os ETs que operam aqui na Terra já estão mortos! Isso mesmo! Eles são seres espirituais de milhões de anos de evolução. Eles são multidimensionais, operam em todas as dimensões espirituais, e na matéria quando necessário. Não são seres que vem de outros planetas numa nave física para explorar nosso planeta sem saber quem somos, não! Eles são os verdadeiros responsáveis por nós aqui na Terra, e Jesus é um, que faz parte desse comando de muitos outros. Jesus mesmo dizia: “Meu reino não é desse mundo”. É de outras dimensões espirituais mais elevadas. E me perguntam, e Deus nessa história? Deus tem um universo inimaginavelmente grande pra cuidar, não devemos ter a pretensão de achar que é ele que cuida da nossa vidinha medíocre e do planeta. Pra isso tem os seus “anjos” ETs e espíritos de luz responsáveis por nosso karma. Temos que começar a ver Deus, Jesus e a bíblia com outros olhos, revisar todas as nossa interpretações que muitas vezes já vem carregado de lixos da cultura social e religiosa.

    • Joel Macedo

      Nos planos dimensionais ou espirituais mais altos do nosso planeta é onde está o verdadeiro conhecimento e sabedoria. Nesses planos sim tem um intercambio direto com outras raças de várias partes da galáxia, que vem e vão a todo momento com suas naves. Nós aqui em baixo no plano físico, é que estamos mais perdido do que cego em tiroteio, nas trevas da ignorância sem saber de nada. Nossa ciência materialista não considerando o espiritual, não sabe que existe inteligências que navegam pelo universo nos planos espirituais, sem as barreiras que temos no plano físico. Como na física, quando damos energia a um elétron, e ele dá um salto quântico de um lugar para outro. Assim essas inteligências com milhões de anos de evolução, já desenvolveram uma tecnologia onde suas naves dão um salto quântico de um ponto a outro onde quiserem no universo numa velocidade tecnicamente infinita, desaparece aqui e aparece lá instantaneamente.

    • Joel Macedo

      Depois de tudo isso que postei abaixo…Estudando físíca quântica, minha visão sobre Deus é a seguinte: Deus é uma energia consciente ou espirito, como queiram, que permeia todo universo. Tudo que existe é um adensamento de si mesmo. Tudo está dentro Dele e Ele está dentro de tudo(forma de falar). Por isso que Jesus disse que: “Eu e o Pai somos um”, mas também Eu e Vc e todo mundo somos um com Deus. O que eu fizer pra vc afeta a mim e vice-versa, porque fazemos parte de um mesmo “tecido”. Grandes mestre inclusive Jesus afirmou: ”Vois sois deuses”. Jesus e os grandes mestre da história, vieram mostra que nós temos o poder de Deus dentro de nós. Jesus falou: “Tudo o que eu faço podeis fazer, e muito mais…” Devemos tirar o foco da ideia de sermos “pecadores”, e colocar o foco no somos deuses. Devemos parar de ficar mendigando pra Deus nas igrejas só pedindo, pedindo…Como se ele não tivesse dado nada pra nós. Olhe pra sua vida e agradeça por isso, Deus já nos deu todas as ferramentas para descobrir a verdadeira felicidade. Tire a ideia primitiva de um deus humano que está lá em cima ditando regras e leis como num reino imperialista. Devemos buscar o Deus que está e sempre esteve dentro de nós. Pra isso serve a ferramenta dos orientais, a meditação. É uma forma de limpar todos os lixos culturais e religiosos, e dar espaço para que o verdadeiro Deus surja da pureza do nosso ser. “Sedes como as criancinhas”. Elas são puras, ainda sem o lixo social.

      • Tiago

        Meio que um panenteísmo. Veja, panENteísmo. Não panteísmo, que é outra coisa.

    • brother, indica uma literatura pelo menos. Tu vem aqui, vomita e sai? Assim fica difícil.

    • Eduardo Bizari

      Prezados, fico estupefado em ouvir tantas discussões sobre haver vida inteligente fora da terra e, eu tenho a prova de que vida inteligente fora da terra existe, é só ler a bíblia, Jesus disse que não é deste mundo, se Ele não é deste mundo chamado terra, então ele é extra terrestre, os anjos são extra terrestres, não sei que tanto estudo e tanta busca para descobrir uma coisa que já é sabida desde a criação do mundo, digo mais, Jesus quando quando ascendeu ao céus, ele foi para onde? para o infinito e além? claro que não, ele foi para uma outra dimensão que é extra terrestre, acho que muito se lê a bíblia, mas pouco se entende, e muito mais há sobre isto, mas vejo que as buscas e os estudos estão direcionados para o lado errado, para finalizar, tudo indica DEUS, que é inteligente viu….

    • Felipe Silva

      Mano, vou top o podcast, vou fumar um e viajar agora mais como disseram se a nova Jerusalém seria outro planeta então o inferno será outro planeta também, tipo o sol? Mó fogo lá kkkk fumei, valew aí muito bom.

    • Bruno Mathias
    • BaoeGisele de Jesus

      Vivo tentei baixar o livro é disse que o cupom expirou …