• Que BTCast lindo! Haha!

    Esse episódio trata de um tema muitíssimo importante. Muitas vezes já ouvi e usei uma abordagem sobre o “não vim abolir a Lei, mas cumpri-la”, que no fundo significava exatamente abolir ou, no mínimo, colocar um ponto final nela, já que não seríamos mais obrigados a obedecê-la. É muito importante rever a interpretação desse texto e de todo o contexto relacionado a isso.

    Com relação a quais aspectos da Lei são válidos para os cristãos, sempre tive como referência a seguinte avaliação: é válido desde que tenha sido REFORÇADO no Novo Testamento. Por exemplo, mentir foi classificado como um erro na Lei e foi reforçado no Novo Testamento, logo o cristão não deve mentir. Não comer carne de porco foi classificado como um erro na Lei mas não foi abordado no Novo Testamento, logo não é uma obrigação para o cristão.

    Gostei do exemplo que foi dado sobre o “não matarás” que permitiria espancar uma pessoa desde que ela não morresse. Entender a Lei ou o evangelho de Cristo como um grupo de normas a ser seguido, em vez de um modo de vida, é um problema terrível para o cristão. Viver procurando “brechas legais” a respeito do que se pode ou não se pode fazer é, no mínimo, ter um relacionamento muito raso com Deus. É como um filho que fica testando o pai, indo até os limites daquilo que ele orientou. Isso é coisa de criança. Isso é um caminho que leva facilmente o filho a quebrar a cara.

    Abraços, pessoal.

    • Erik Braganca

      tudo bom cristiano ? quando os cristaos dizem que aceita a parte da lei quando ela e dita no novo testamento nao acho que isso e verdade. (com todo respeito) vemos cristo ser circuncidado ao terceiro dia , oferendo duas pombas, guardando o sabado ,paulo ate faz voto nazireu para provar que guarda a lei . os cristaos dizem que querem ser igual a cristo , mas nao querem andar como ele(Cristo) andou . andou seguindo a lei de Deus a risca . abracos e desculpe pelo erros meu teclado esta em ingles.

      • Olá, Erik. Vou te imitar pois também discordarei respeitosamente da sua opinião. Por favor não se ofenda de forma alguma.

        Há alguns motivos para Cristo ter seguido a Lei do antigo testamento. O principal é que ele nasceu inserido naquele contexto da Lei, sendo ele próprio quem iria revelar a Graça dali em diante (estive recentemente relendo os primeiros capítulos de Romanos, acho que de 1 a 9, e lá são abordadas as diferenças entre Lei e Graça). Outro motivo é que Cristo não estava preocupado em demonstrar quais ordens da Lei não mais precisavam ser seguidas, pois para ele era bem claro que a Graça vai muito além de cumprir ou descumprir rituais.

        Os fariseus perseguiam Jesus justamente por ele e seus discípulos descumprirem a rigidez da Lei, por exemplo na guarda do sábado ou na forma de se alimentar. Paulo, em Romanos, faz um longo discurso para demonstrar que os cristãos estavam libertos da Lei. Um dos principais exemplos que ele dá é a não necessidade de se fazer circuncisão física, pois somos circuncidados em nossos corações.

        Há “vestígios” da Lei na Graça como também havia “vestígios” da Graça na Lei, mas a essência delas é bem diferente. Conforme o ensino de Paulo em Romanos, a Lei foi uma série de regras que demonstrou a situação de pecado do ser humano diante da incapacidade de seguir todos os preceitos de perfeição requeridos por ela. Cristo nos libertou disso, trazendo a Graça ao pagar por nós o preço que éramos incapazes de pagar, colocando a justiça dele sobre os nossos ombros, nos desobrigando de seguir minuciosamente cada uma das exigências da Lei e nos propondo uma relação diferente com Deus. A partir dessa compreensão, o que fizermos ou não fizermos será não por uma questão de legalismo mas do desejo de agradar e glorificar o nosso Deus: relacionamento e amor.

        Estude os primeiros capítulos de Romanos, leia bons materiais de estudo a respeito. Abração.

        • Erik Braganca

          Cristiano, não Concordo com seu ponto de vista, a lei mostra o pecado ela não nos justifica do pecado. E se Cristo descumpriu qualquer coisa da lêi, ele não é perfeito pq pecou (pecado e o descumprimento da lêi) Gostaria de saber um pouco mais sobre seu ponto de vista, que acha de nos fazer um hangout qual quer dia?

  • Allydia Silva

    Acabei de comprar no submarino ‘-‘ e nem ouvi esse BTCAST

  • Joannes Paulo

    A melhor parte foi Bibo dizendo que olha “torto” para todos os irmãos…Esse Bibo é uma figurassa!

  • Victor

    Esse episódio já tá no TOP 3!! Vou ter que ouvir de novo. Parabéns!

  • Bruno Bardon

    Parabéns! Ótimo episódio!

  • Fellipe Brito

    Episodio incrivel!!! Vou sentar de novo, ouvir com calma, fazer anotações e compartilhar!

    Um abraço desde Los Angeles 😉

  • Allydia Silva

    Gente que episódio Maravilhoso ♥ Não sei dizer quantas vezes eu ouvi!

  • Cinthia Barbosa

    Como diria a Milho : Este episódio está sensacional!!!! Terei que ouvir muitas vezes!