BTCast 088 – São Nicolau e a caridade cristã!

 

Muito bem, mais um #BTCast no ar, e dessa vez, o time completo se reúne para falar sobre o verdadeiro Papai Noel, e ainda conversa sobre porque é importante ser caridoso.

Nesse episódio conheça a história do bispo que deu origem a figura do Papai Noel, bata na cara de hereges, descubra porque Lewis colocou Papai Noel em As Crônicas de Nárnia e seja motivado por esse gigante!

DEVOCIONÁRIO PARA JOVENS

start

 

ADQUIRA O SEU!

Links comentados

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

Twitter dos integrantes:

@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @BelaDecepção

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

Arte da vitrine por JP. Conheça mais o trabalho dele aqui.

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Para ouvir clique no play e para baixar clique em download!

Categorias: BTCast,Gigantes,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Alysson Vieira Lima

    Achei muito boa a ideia de vocês usarem São Nicolau como mote para
    entrar num assunto tão importante como a Caridade Cristã. Bom trabalho,
    galera! Conversa em alto nível!

    • Alexandre Milhoranza

      Pois é. Quem disse que não podemos aprender algo de bom com o papai noel, não é mesmo?

  • Lourival Gonçalves

    Por que Charles Finney Disse:Piedade não é sinônimo de Ortodoxia.

  • Lourival Gonçalves

    Gostaria de Saber se Marcelo Berti já figurou em algum Btcast?http://marceloberti.wordpress.com/

    • Não 🙂

    • Glória Hefzibá

      Sobre o jejum para compartilhar o alimento com os mais pobres, quando a gente gravou, eu ainda não tinha lido acerca disso. Mas depois li “O Pastor” de Hermas, e lá se diz:

      “Se os mandamentos do Senhor são observados, teu jejum é muito bom. Eis como observarás o jejum que queres praticar: Antes de tudo, guarda-te de toda palavra má, de todo desejo mau, e purifica teu coração de todas as coisas vãs deste mundo. Se observares isso, teu jejum será perfeito. E jejuarás do seguinte modo: depois de cumprir o que foi escrito, no dia em que jejuares, não tomarás nada, a não ser pão e água. Calcularás o preço dos alimentos que poderias comer nesse dia e o porás à parte para dar a uma viúva, a um órfão ou necessitado e, desse modo, te tornarás humilde. Graças a essa humildade, quem tiver recebido ficará saciado e rogará ao Senhor por ti. Se jejuares como te ordenei, teu sacrifício será aceito por Deus, teu jejum será anotado, e o serviço, assim realizado, será bom, alegre e bem acolhido pelo Senhor. Observarás isso com teus filhos e toda a tua família. Desse modo, serás feliz, e todos os que ouvirem esses preceitos e os observarem, serão felizes e receberão do Senhor as coisas que pedirem.”

      Ou seja, essa prática não era estranha aos primeiros cristãos.

      • Muito bom, Glória.

        • Maylson Fernandes

          Sempre que escuto sobre caridade me remeto a pessoa do professor Mauricio Cunha autor do livro “o reino entre nós”… muito bom o pod…parabéns… haaaa já ia esquecendo… edição ficou show

  • Mais um ótimo episódio que certamente encerrou o ano com chave de ouro. O que ficou tatuado em minha mente foi a expressão: “É inconcebível ter crentes passando necessidades em uma comunidade cristã”. Como estamos distantes de Cristo. Grande Abraço.

    • Alan Lins

      Tá ai, “papai Noel” ou melhor São Nicolau redimido!
      Agora … Da mesma forma que o povo “não sabe” fazer o uso do vinho (BTPAPO#20), a idéia do papai noel no Brasil está depravada, a figura natalina hoje não é o nascimento do salvador e sim o “garoto propaganda” da coca-cola!

      Valeu Galera hemorragias nazais!

  • Muito bom pessoal, aprendi muito nesse episódio. Tipo, muito mesmo!
    Obrigado!

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Guest

    Tá aí, papai Noel redimido!
    Agora … Da mesma forma que o povo não sabe fazer o uso do vinho

  • ericksayuri yuji meras

    Muito bomm

  • Jefferson Matos

    Episódio muito bom. Ortodoxia sem ortopraxia não dá. Andam de mão dadas.
    É uma das maiores críticas que podemos fazer a igreja moderna, e nem as reformadas ortodoxas escapam, falta ortopraxia.
    Quem não ama não conhece a Deus. Concordo que prioridade da igreja é anunciar o evangelho, mas usar isso como desculpa para não ajudar o próximo é uma das maiores bobagens.

    Da mesma forma que caridade sem evangelho é ONG, Fé sem o fruto das boas obras é uma fé morta. Todo aquele que crê e for justificado, regenerado e iniciar o processo de santificação fará boas obras para a glória de Deus. É uma evidência da fé.

    Muito bom conhecer a verdadeira história do ‘Nicolau’. Papai Noel não existe, mas existiu! rs

  • Fellipe Mello

    assistindo em 15/12/2015 …kkkkkkkk

  • Vagner Soares

    Olá! Que BTCAST mais católico! rs. A fé deve ser encarnada, assumida em obras, pois uma fé ‘helenizada’ de fato nunca foi o que Cristo propôs. Parabéns!
    Vi que pintou uma dúvida sobre a prática da Igreja Primitiva de doar os alimentos no período de jejum e vim aqui confirmar! Morei um tempo num Mosteiro Benetino e isso é uma prática no Mosteiro até hoje. Não só nos momentos de jejum mas também quando um irmão morre, durante 7 dias, a comida que aquele irmão comeria é doada para os pobres. Fazem isso como uma tradição que herdaram dos primeiros séculos e se não estou enganado essas doações nos períodos de jejum e de luto constam até na Regra de São Bento.
    Sobre a Theosis tenho algo um pouco polêmico para acrescentar, rs. Ela sempre foi vista não apenas como uma coisa que envolve a alma do ser humano, mas TODO o ser. Ou seja, alma e corpo. Se pela Graça a prática da fé une a nossa alma a Deus, pela Graça a Eucaristia – transubstanciação do Pão e do Vinho em espécies do Corpo de Jesus – aprofunda nossa purificação colocando em união com Deus também a nossa carne, pois não somos anjos (seres apenas espirituais). Toda a Igreja primitiva tinha isso como base, e nos escritos de Santo Atanásio também é possível encontrar.
    Com a Paz de Cristo,