BTCast 084 – Lendas sobre Lutero

Muito bem, mais um #BTCast no AR. Bibo, Mac, Alex e Milho se juntam num #BTCast lendário sobre o reformador alemão Lutero. Nesse episódio descubra se Lutero escolheu o monastério por causa do raio que quase cai na sua cabeça, saiba a verdade sobre a pregação das 95 teses, plante uma árvore se Jesus voltar amanhã, […]

20 de outubro de 2014 00:54:19 BTCast Download

Muito bem, mais um #BTCast no AR. Bibo, Mac, Alex e Milho se juntam num #BTCast lendário sobre o reformador alemão Lutero.

Nesse episódio descubra se Lutero escolheu o monastério por causa do raio que quase cai na sua cabeça, saiba a verdade sobre a pregação das 95 teses, plante uma árvore se Jesus voltar amanhã, jogue tinta na cara do diabo e descubra a graça sentado na privada!

BTCast sobre a vida e obra de Martinho Lutero, clique aqui.

Arte da vitrine: Junior Peres

LINKS COMENTADOS:

  • Privada de Lutero, clique aqui! E para outras fotos, veja perfil do Facebook do Alex, aqui.
  • Quer ajudar o Bibo? veja como no post clique aqui!
  • Adquira o nosso livro Mosaico Teológico, clique aqui!
  • PARA ACESSAR AO #BTCASTBLACK, clique aqui!

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

Twitter dos integrantes:

@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Para ouvir clique no play e para baixar clique em download!


35 thoughts on “BTCast 084 – Lendas sobre Lutero

  1. Já to ouvindo, com 2 min de programa já tenho um coment:
    Entrada do Alex foi a melhor coisa que aconteceu nesse podcast, cada um de vcs tem seus méritos e qualidades, mas quando o Alex começou a participar, Jesuuuuuuuuiiiissss!

    BTFã mode on!

    1. Não é mito não, é uma quase realidade.
      O problema é que o anti-semitismo só existiu com o nazismo. Uma ideologia que buscou perseguir e eliminar os judeus com povo, grupo racial (semita), por isso anti-semita. Na história do cristianismo (e até do imperio romano) a perseguição aos judeus foi por razão religiosa e não étnica. Os pais da igreja antiga unanimimente defendiam posições anti-judaicas, sugerindo a perseguição e expulsão dos judeus, e justificando os açoites que estes recebiam como preço a ser pago por terem rejeitado a Cristo. O que nenhum teólogo cristão até o nazismo defendeu foi a condenação à morte de judeus. Porém banir e expulsar era pratica comum na Europa até antes do Nazismo. Sugiro vc ouvir o Escriba Café sobre a II Guerra, onde o Christian Gurtner explica essa questão anti-judaica na Europa (http://www.escribacafe.com/podcast-i-a-segunda-guerra-mundial/).
      Então só pra clarear, Luteo era anti-judeu, mas não anti-semita. Até pq se um judeu se convertesse, já não havia mais problema algum. Enquanto que no nazismo, um judeu convertido à fé cristã continua um semita, e portanto continuava sob o jugo das leis de pureza racial.
      Explico um pouco dos temas controversos de Lutero aqui: https://bibotalk.com/reflexoes/sobre-o-lutero-controverso

        1. Foi pedido no podcast que eu opinasse sobre a aparência de Lutero. Em respeito à sra. von Bora, eu me abstenho, e só posso dizer que, bem, ele teve com quem se casar, e não vou duvidar do julgamento da digníssima Lutera, hahaha!

          Meio que 50% da “iradice” de Lutero se perdeu com o mito das 95 teses… Também fiquei triste de a história do pinheirinho ser falsa. Poxa vida, eu gosto de árvores de Natal, e podia usar a desculpa do grande reformador antes =P

          Episódio muito interessante, gostei demais!

      1. Bloquearam alguns sites onde trabalho =/
        Não consigo ouvir quase nada, então descobri o YouTuner (bem possível que bloqueiem também rsrs), para minha alegriia! Mas sem crise, baixo em casa ou ouço no YouTuner, quando disponível (;
        Abraços!

  2. Muito bom garotos, porém fiquei frustada em saber que Lutero não pregou as noventa e cinco teses na porta da igreja… quanta coisa que ouvimos e julgamos estar correta, porém, sempre é melhor sabermos a verdade heheheheh.

    1. Pois é… mesmo assim eu bati uma foto diante da porta da catedral, pq afinal de contas, o que valeu foi o momento histórico. E em alguma coisa fisica a gente acaba se apegando pra poder relembrar a história 😉

  3. Essa foi do cagaço mesmo rsss.. Quase confundi que o nosso nascimento teológico nasceu de uma merda bem feita. rssss

    Abçs a todos os Boys do Btcast, ótimo trabalho.

    1. O cara deve ter conseguido uma dessas biografias de Lutero escrita por católicos no sec XIX onde esse tipo de interpretação mal feita dos textos de Lutero geraram esse monte de mentiras. Hoje tem biografias católicas sobre Lutero bem mais fieis à realidade e que criticam apenas o ensino, e não ficam com esse ad hominem infantil desse video.

  4. Muito bom esse pod , não conhecia sobre Lutero, aprendi bastante e é interessante o quanto figuras históricas geram essas lendas que muitas vezes nunca teve motivo pra tal, o q foi citado. Mas é uma excelente base pra um estudo mais aprofundado

  5. Gostei muito das explicações, o post como sempre muito bom, porem desnecessário o audio escatológico que foi colocado e repetido até irritar e atrapalhar as falas do Alex.

  6. Eu dei uma averiguado e o tipo físico de Lutero não era nada interessante, mas ele tinha um olhar misterioso kkkkk acho que as meninas vão concordar comigo. As meninas vão concordar comigo também que essa virgula sonora foi muito escrota, me desculpem a palavra rsrsrs.

  7. E essa frase aqui ó: “Aquele a quem não lhe agrada o vinho, nem a mulher, nem o canto, será um néscio toda sua vida.”
    A frau “internet” diz que é dele. É uma boa frase 🙂

    BTCast mais divertido dos último meses!

  8. Pessoal, parabéns, vocês são benção demais! mas eu tenho uma dúvida a respeito do anti-semitismo de Lutero, e as coisas q muitos chamam inquisição protestante, em q ele, Lutero, Calvino, Knox e muitos outros mandaram matar e até tem escritos bastante violentos. Pensei q vcs tb tratariam desses assuntos! se puderem falar disso em algum podcast, pelo menos comentar, eu ficaria agradecido, tenho estudado muito a reforma mas minha mente bugou quando me deparei com essas coisas. Muito obrigado, descobri a pouco tempo o Podcast e acompanho em dia. voces tem sido muito edificantes na minha vida! vlw

    1. Felipe,

      A rigor seria um anti-judaismo, já que Lutero se opunha à religião judaica e sua interpretação bíblica e não ao povo judeu como etnia. Claro que no final das contas, ambas as coisas são preconceito, e digamos assim, o anti-semitismo evolui de um anti-judaismo. Em breve vamos voltar a falar desse assunto. Fique ligado nos proximos capítulos hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *