BTCast 032 – O Fenômeno Apocalíptico

 

Muito bem moçada mais um #BTCast no ar fazendo você pensar. Voltamos com a nossa série de escatologia cristã, Plenitude dos Tempos, explorando agora o fenômeno apocalíptico. Nesse podcast falamos sobre a diferença entre profecia e apocalíptica e demos uma introdução ao livro de apocalipse. Divirta-se!

CONFIRA NOSSO GLOSSÁRIO PARA ENTENDER MELHOR NOSSO BATE PAPO, clique aqui!

POST SOBRE PARALELISMO PROGRESSIVO, clique aqui!

Para ouvir o primeiro episódio clique aqui.

Siga-nos no twitter @bibotalk @Mac_Mau @stahlhoefer

curta nossa Fan Page www.facebook.com/bibotalk  com 1000 curtidas rola sorteio de um livrasso!

Assine o feeds http://feeds.feedburner.com/bibocast

 

Confira as fotos do #BTDay

Ouça no PLAYER acima ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!

Categorias: BTCast,Plenitude dos Tempos,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,

  • Fredson Souza Oliveira

    oi galera do BTCast, vou ouvir o segundo episódio sobre a série Plenitude dos Tempos, e depois postarei as minhas conclusões. valeu!!!

  • Puxa Vida!

    Altamente Parcial… nada de Pré-tribulacionismo e Pré-milenismo.
    Fraco!

    • Wagner,

      Não sei se notou, mas comentamos no decorrer do BTCast que haveria outro programa (o 34) abordando os diversos pontos de vista sobre o milênio.
      No mais, sim, temos nossa posição definida e o que apresentamos no programa foi uma alternativa aos que pensam diferente.

      Em Cristo,

      Mac.

    • Bibotalk

      Wagner, depois de ouvir o pod 34 onde falamos sobre o tema que tu sentiu falta, afinal, esse programa é pra falar do Fenômeno Apocalíptico como aponta o título, você reclama, bele? E pode reclamar mesmo, afinal nesse que você irá ouvir, tbm somos parciais. Se quiser gravar um áudio defendendo esses pontos ou escrever um texto, fique a vontade, se for bom, a gente publica.

      bibo

      • Obrigado pela resposta, eu gosto muito do Pod de vocês, desculpe se dei a impressão errada, mas sou da opinião que não existe várias posições, somente uma é certa e as outras são errada.
        Nem preciso enviar um audio, se vocês ouvirem o podcast do Irmaos.com 52 e 56 é exatamente o que acredito, mas não porque escolhi acreditar, mas sim porque é bíblico, O Bibo eu acho mais centrado ou demais apenas gostam de citar teólogos, teorias, usar palavras difíceis e rebuscadas, mas bíblia mesmo, nada! cita um ou outro versículo fora de contexto!
        Por isso disse fraco…

        • Wagner,

          Também já ouvi os podcasts do Irmaos.com sobre escatologia e, assim como você, defendo uma única posição, e que obviamente discordei da posição apresentada lá.
          Acho que você não entendeu a proposta dessa série sobre escatologia. Não é nossa intenção explorar os textos bíblicos (aliás, o Bibo deixou isso bem claro) e sim falar de fonte, origens e demais aspectos da escatologia. Não é atoa que você se frustrou.
          Se quiséssemos ter feito um BTCast estritamente bíblico, teríamos feito. Quanto a citar teólogos, nada mais justo do que apresentar o pensamento de homens de Deus que já se debruçaram sobre o assunto e tem muito a nos ensinar. É apenas um exercício de humildade.
          Quem sabe se você levar essas coisas em consideração poderá ouvir o BTCast de forma mais proveitosa.
          Fique tranquilo, você tem todo o direito de expressar sua opinião. Estamos aqui para esclarecer as coisas.

          Em Cristo,

          Mac.

          • Mac,

            Desculpe-me então se entendi errado, na verdade, acho que desde o início entendi errado o propósito do site…
            Quando vi que vocês seriam um PodCast de teologia, imaginei desde o início que iriam usar apenas argumentos bíblicos para suas questões, ou seja, a bíblia explicando ela mesma. Nunca imaginei que vocês iriam se firmar tão fortemente em argumentos de teólogos ou estudos sobre teólogos, mas sem problemas, é a escolha de vocês sobre o que falar, eu posso apenas escolher ouvir ou não.
            Obrigado de qualquer jeito.

            Apenas um bom versículo para analisarmos sobre o que DEUS pensa dos doutores desse mundo…

            “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
            Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
            E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
            Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;”

            1 Coríntios 3:18-21

            Em Cristo,

            Wagner.

  • João Lucas dos Santos

    Olá irmãos.
    Gostaria de deixar uma sugestão. Seria prático também disponibilizar o arquivo do podcast compactado. Algumas pessoas, como eu, trabalham em empresas que se o arquivo for muito grande não é possível realizar o download. Se o arquivo for compactado o tamanho é reduzido e é possível fazer o download.
    Fica aí a dica.

    • Bibotalk

      entendi, vamos trabalhar nisso João. Não iremos nos comprometer, mas não custa tentar. Forte Abraço!

    • Olá João,

      Obrigado pela dica.
      Não sei ao certo porque outros sites também disponibilizam uma versão zipada, mas não acho que seja pra diminuir o tamanho, uma vez que o arquivo MP3 já é uma forma compactada de arquivo.

      Todavia, podemos fazer um teste e ver se melhora.

      Abraço.

      Mac.

  • Emerson Feltrin

    Fala Bibo, Mac e Alex ta legal a serie hein… O Mac realmente domina o assunto hein? Parabens!!!
    Escatologia é realmente tenso e causa muita discussão e com certeza esse BTCast vai ajudar muita gente!!
    Gosto do contexto historico, pois sempre aprendo “algo mais” e me ajuda a entender o texto biblico. Vejo que sem saber o contexto historico de Apocalipse, muita gente sofre com a Teologia do Cagaço por ai nas igrejas…
    Bom mais uma vez parabens e Alex não se preocupe com a internet, se na Alemanha (suponho eu que seja) for igual aqui no Japão vc nunca mais terá problema de conexão hehe
    Abraço amigos

    • Grande Emerson 🙂

      Que bom que gostou me querido. Espera só pela parte 3… vai ser de rachar a cuca dos ouvintes, hehe.

      Abração.

    • Bibotalk

      Emerson, tu é de casa…

  • Gostei muito deste pod pois trata exatamente do que creio. O paralelismo progressivo é a forma ideal de interpretar o Apocalipse. Já tentei interpretar na forma literal cronológica mas simplesmente não dá.

    Exemplo: Em Apocalipse 6:12-16, quando o sexto selo é aberto, fala de um grande terremoto, as estrelas caindo na terra, e todos os montes e ilhas removidos de seus lugares. E Em Apocalipse 16:17-21, quando é derramada a sétima taça, ocorrem as mesmas coisas, o grande terremoto, os montes e ilhas removidos, a saraiva de pedras caindo do céu na terra. Trata-se do mesmo evento descrito de forma diferente, com mais ou menos detalhes.

    Sem contar também que em Apocalipse 6 descreve os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre se escondendo do rosto do Senhor que tem referência com Isaías 2:19-21 na qual é descrito a mesma coisa acrescentando apenas que neste dia o próprio Senhor se levantará para abalar a terra. Ambos os textos citados fala do sol perdendo o seu brilho e a lua se tornando em sangue, sinais apontados por Jesus como apontando para a sua segunda vinda (Mateus 24:29-30). Sendo assim, Apocalipse 6 esta descrevendo a segunda vinda de Cristo, corroborando com a interpretação do paralelismo progressivo.

    Em Cristo

    Fernando

  • Wagner,

    Vou responder aqui porque não apareceu pra mim o botãozinho de resposta.

    Mano, vamos pensar com calma. O que foi apresentado no BTCast 32 não foi um estudo sobre o livro do Apocalipse. E para ser justo, nos firmamos exatamente no que a Bíblia nos proporciona em se tratando de gênero Apocalíptico e o livro do Apocalipse em si. Falamos o tempo todo sobre a estrutura desse gênero literário e do próprio livro com base naquilo que ele mesmo (o livro) apresenta. Quanto a isso, apresentar versículos bíblicos em detrimento de um estudo mais abrangente simplesmente seria inviável.
    O fato de citarmos os teólogos é porque tais homens apenas sistematizaram o assunto, facilitando assim a vida de quem estuda. Se não fosse assim, teríamos sérios problemas em estudar teologia.
    E quanto a 1Co 3:18-21, basicamente Paulo está se referindo a sabedoria mundana. De forma alguma é algum tipo de censura a consulta de teólogos. Do contrário Paulo se contradisse ao citar Menandro, que nem cristão era, em 1Co 15:33.

    Em Cristo,

    Mac.

    • Bibotalk

      Wagner, você não entendeu o blog e não entende o que é teologia! E citar esse versículo como crítica a teólogos, que mancada heim. Mas mano, respeitamos tua opinião.

  • muito legal o episódio pessoal do Btcast ,escutei os programas de escatologias do irmãos.com ,antes de conhecer sobre o amilenismo , e pelo que me lembro só existe pré-milenismo lá,trataram o amilenismo ,como “e tem o amilnismo que fala que não tem o milenio” ,e acabou , o Wagner reclama que não falaram do Pré-milenismo ,e depois fala que só tem uma visão certa, então se o Mac ,acha que o Amilenismo é correto ela não teria que falar de outra visão a não ser o amilesnismo ,porque todas as outras estão erradas (segundo o próprio Wagner)

    • uma coisa que acha bem legal no apocalipse ,que no começo João descreve Jesus ,como os cabelos ,que Ele é o Primeiro e o Ultimo , e depois quando vai falar das SETE igrejas ele pega cada discrição e põe antes de cada carta ,como por exemplo ,”Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.” , e sempre encerra como uma frase sobre quem vencer/persistir/permanecer “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.”

      • Grande Felipe 🙂

        Seus comentários são pertinentes. Realmente o Apocalipse tem uma série de características que faz com quem lê fique admirado pela riqueza do seu propósito e significado.

  • Bryan Monteiro

    Profético e Apocalíptico!!!??? Definitivamente vejo que o número de podcasts que tiver sobre este assunto vai sempre aparecer uma coisa nova.
    Estou em uma leitura não muito exaustiva de apocalipse(Uma vez somente ouvi, uma outra eu ouvi mediante o acompanhamento da leitura e agora estou lendo juntamente com um revista EBD da CPAD que a minha Vó da AD me deu). Uma coisa que realmente percebi é que para sistematizar um livro desses não é mole pois como foi bem falado no btcast a quantidade de elementos evocados do AT é imensa como de igual modo percebi em minhas leituras. O btcast entrará facilmente neste acervo de consulta paralela.
    Novamente o Amilenismo com suas sacadas de mestre utilizando o exemplo de uma obra de arte e mostrando de uma maneira sádica que dá a impressão que Deus está destruindo o mundo umas 7x. Em resumo btcast que ouvirei outra vez.

    Valeu galera do btcast e a paz para todos.

    • Bryan,

      Obrigado pela audiência. Ficamos felizes por termos conseguido dar alguma luz para você sobre um assunto tão controverso.

      Abraço.

  • Mac, Bibo!

    Sobre o versículo utilizado não vejo que foi usado erroneamente, pois considero alguns teólogos que espremem e distorcem a bíblia para seus próprios deleites como sabedoria mundana mesmo, é simples, se não é de DEUS só pode ser mundana, não podemos nunca esquecer que teólogos e comentários bíblicos não são inspirados, são opiniões e podem ser erradas, não julgo também que a minha interpretação das escrituras é inerrante, mas até que me provem com a bíblia que estou errado, não vejo o porque mudar.
    Mas caras, gosto de vocês, acredito mesmo de coração que vocês querem fazer o certo e amam ao Senhor assim como eu amo, só que eu em particular nunca abraço comentários de ninguém, tanto que estou ouvindo o Pod de vocês que sei que alguns defendem o Calvinismo, Amilenismo e etc, que é totalmente contrario ao que acredito ser o certo (Também não sou Armeniano antes que me perguntem) e porque faço isso?
    Porque quero conhecer a opinião de outras pessoas para decidir se vou continuar com a minha ou mudar e por enquanto não vejo argumentos Bíblicos que façam eu mudar de idéia.
    Teologia é o estudo sobre DEUS, a grosso modo, que na minha opinião só depende da Bíblia, mas pode ser que realmente eu não entenda o que é isso, mas acho melhor nem entender muito mesmo, pois as maiores heresias bíblicas não vem do Joãozinho que tenta levar o evangelho para seus familiares e só conhece Jo 3:16, mas sim dos Sábios Doutores Teólogos desse mundo!

    Em Cristo,

    Wagner.

    • Wagner,

      Você está certíssimo quando afirma, dentre outras coisas, que teólogos e comentários bíblicos não são inspirados. É como se diz: A Bíblia, e somente a Bíblia, é a regra de fé e prática do cristão.
      Mano, fique a vontade para expressar suas opiniões, elas são sempre bem vindas.
      Obviamente não vamos concordar em tudo, mas naquilo que for secundário o diálogo sempre será proveitoso.

      Abraço.

      Mac.

  • Bryan Monteiro

    Gostaria de uma melhor diferenciação entre predição e visão?

    • Bryan,

      Resumidamente, predição é alguma revelação/profecia com conteúdo ainda a ser cumprido (algo que acontecerá no futuro).
      Já a visão pode ser definida como um tipo de mensagem de caráter surreal e fantástica, geralmente com a intenção de mostrar alguma realidade espiritual – (ex: quatro seres, vale dos ossos secos, etc.)
      Na Bíblia, ambas podem aparecer tanto juntas como separadas, conforme dissemos.

  • Rafael Costa

    Ignorar o que os teólogos já fizeram é no mínimo ignorância (desculpe a redundância)!

    É como o Rev. Augustus diz, as pessoas criticam o estudo da teologia e dos teólogos (do passado e do presente) e defendem o uso restrito da bíblia se esquecem que para ter a bíblia nas mãos, houveram diversos teólogos trabalhando nas traduções, na contextualização de trechos canônicos e principalmente defendendo o que hoje temos como “petra” aos olhos de Deus. Tudo isso teve que passar pelas mão de muitos teólogos em concílios e debates ao longo dos anos para tivéssemos tudo sistematizado como temos hoje.

    Então, citar teólogos é no mínimo sinal e inteligencia e dedicação ao estudo da palavra de Deus.

    Particularmente não concordo em cem porcento do que é dito no Podcast, mas o conteúdo é rico e bíblico, ainda que discorde de um ponto ou outro, o fundamento é o mesmo, e escatologia é um problema, as referencias bíblicas não são claras em um todo (seja qual for o entendimento) e, na minha opinião, creio que estabelecer uma posição nessas condições é crendice, mas respeito, da mesma forma que o calvinismo e o arminianismo, não são questões teológicas a serem defendidas mas estudadas.

    Valeu,
    Abraço!!!

  • Samuel

    Fala aí pessoal…

    Esse podcast me deixou desnorteado! kkkkkkkkkk

    Foi muito bom….

    Deixa eu fazer uma pergunta:
    Há alguma forma de compatibilizar dispensacionalismo e amilenismo?

    • Fala Samuel 🙂

      Olha, pessoalmente, acho muito difícil, pra não dizer impossível. O dispensacionalismo com a sua crença nas sete dispensações – sendo a última o milênio – é exatamente o contrário do que amilenismo crê, a saber, que o milênio acontece entre a primeira e segunda vindas de Cristo – que para o dispensacionalismo seria a sexta dispensação. Sem contar outros pormenores.
      Eu, pelo menos, até agora nunca vi alguém tentar fazer algum tipo de conciliação.

      • Como a maioria dos amilenistas têm uma ligação com a teologia reformada, que por sua vez é geralmente associada à teologia do pacto, é realmente muito difícil encontrar um amilenista dispencionalista pois o dispencionalismo nega muitas das bases da teologia do pacto. Entretanto não é impossível pois basta eliminar a sétima dispensação e reconhecer apenas seis.

        Seria interessante encontrar um amilenista assim, rsrs

  • De certa forma é interessante notar que o Novo Testamento é escatológico em relação ao Antigo Testamento.

  • Flaviano Filho

    O termo “Trindade” foi cunhado por Tertuliano especialmente para Deus.Portanto,é errado usar esse vocábulo para se referir a tríade satânica de Apocalipse .

  • Allydia Silva

    Estou vendo em 2016 e digo que amei mais um Btcast ☺ vocês sempre com muito bom humor kkkk
    Essa série me faz pensar em algumas coisas. Quando eu era pequena tinha maior medo do Apocalipse kkkk as pessoas diziam que se você lesse sem nenhum conhecimento ou se não orasse antes e tudo mais você ficava louco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Certo dia no meu quarto anoite fui ler o Apocalipse pela bíblia do celular, o dedo suava e eu passando pra baixo. Sem nem perceber a hora li tudo numa noite e fiquei super assustada kkk nunca mas li, porém hoje já tenho outro entendimento e pretendo ler sim. 😀 ouvindo vocês percebi que não da pra fechar a conta no meu entendimento. Sou assembleiana e lá eles são pré-tribulacionistas e eu sempre mantive esse pensamento, agora sou aberta a aprender. Outra coisa que estou levando em consideração é ão julgar alguns tipos de pensamento kkk Pois é Mac não te acho mais herege, inclusive eu mesma, ficava pensando se estava sendo errada com as escrituras e etc. Acho que é impossível decifrar tudo no livro, enfim vou continuar acompanhando essa série ♥