Contador da História

Eu penso que nosso objetivo como cristãos é contar uma história. Nós pertencemos a uma. A Bíblia conta uma história com várias narrativas. Elas falam sobre Deus agindo no meio do seu povo e sobre esse povo agindo em nome desse Deus. Pertencemos a essa grande narrativa, que começa em Abraão no capítulo 12 de […]



24 de janeiro de 2020 Bibotalk Textos

Eu penso que nosso objetivo como cristãos é contar uma história. Nós pertencemos a uma. A Bíblia conta uma história com várias narrativas. Elas falam sobre Deus agindo no meio do seu povo e sobre esse povo agindo em nome desse Deus. Pertencemos a essa grande narrativa, que começa em Abraão no capítulo 12 de Gênesis e que tem o seu ápice na história de Jesus. O nosso objetivo é contá-la!

Mas para conta-la precisamos entender que a Bíblia não é sobre o relato do povo judeu e de como Deus encontrou esse povo e se manifestou a ele, é também sobre nós, pois fazemos parte dessa história, esse passado também é nosso, porque em Jesus Cristo somos filhos de Abraão. Contudo, não podemos apenas ser meros contadores desta história, esta história precisa tomar conta de nós!

Muitas vezes as nossas pregações são ensossas, sem tempero e o nosso testemunho não tem peso ou autoridade, porque é como se nós estivéssemos apenas contando a história de outro.
Mas quando essa história toma conta de nós e compartilhamos com quem está ao meu redor, ela faz muito mais sentido, pois não estaremos falando de outra pessoa, mas contando parte da narrativa que diz quem somos. O Antigo e Novo Testamento contam a nossa história. Inclusive, se levarmos a sério essa noção de comunidade aliançada em Deus por meio do seu Espírito, entenderemos que nós também estamos sofrendo severas perseguições ao redor do mundo.

Nós temos o poder e o dever de mostrar através das nossas falas e atitudes que esse livro não narra um “conto da carochinha” nem “história pra boi dormir”, e que a Bíblia não é apenas um livro sagrado dos judeus e dos cristãos da antiguidade.
A Bíblia é a verdadeira história, a que faz sentido para os que creem, é a narrativa que dá sentido a quem somos e nos revela nossa identidade. Antes de contá-la, saiba e lembre-se que você faz parte dela.

Que Deus nos ajude a sermos mais missionais, mais intencionais e “bons contadores de história”.