Desde muito cedo na história humana, as tentativas para refrear a gravidez envolveram o aborto. Dependendo da civilização e corrente religiosa ele pode ser considerado como ato de misericórdia, de salvamento da mãe, uma modalidade de planejamento familiar ou até mesmo como uma forma de humilhar inimigos.
Mas afinal, o que é o aborto? Quais são os procedimentos são usados para provoca-lo? Como ele foi visto no decorrer da historia ocidental? O que os dados que a Pesquisa Nacional de Aborto e da Pesquisa Nacional de Saúde realmente nos revelam?
Buscando responder essas e outras perguntas, além de compreender quais são as questões medicas, jurídicas, éticas e bíblicas relacionadas ao tema; Andrea Menezes, Gabriellen Carmo, Tatinha Vidal e Silvana Silva iniciam uma conversa sobre aborto, nessa primeira parte abordando suas percepções ao longo da história, a fim de desmistificar esse tema que acabou se tornando um espantalho ao longo dos anos, promovendo assim a compreensão desse tema pelo Corpo de Cristo, com o propósito de promover a saúde da igreja.
Vitrine: Giancarlo Marx
Edição: Rogério Moreira Jr
Recomendamos
OsPiacast – A Dignidade Humana e a Militância Pró-Aborto
Se aprofunde no assunto..
Auto Amazon Links: No products found.
Referências Bibliográficas:
• Vasconcelos AMN, Gomes MMF. Transição demográfica: a Experiência Brasileira. Epiemiol. Serv.Saúde, Brasília 21(4): 539-548.
• Jane Soares de Almeida. Educadoras Protestantes em São Paulo no Século XIX. Unesp.
• Como as mulheres se viravam para evitar a gravidez na Antiguidade. (Site)
• Diniz D, Medeiros M, Madeiro A. Pesquisa Nacional de Aborto. Ciencia & Saúde Coletiva 22(2): 653-660, 2017.
• Silvana Morandini. Aspectos Éticos e legais do aborto. Ribeirão Preto 04/2014.
• Blanc AK, Tsui AO. The Dilemma of past Success: Insider’s Views on the future of the International Family Planning Movement. Studies in Family Planning 36(4): 263-276, 2005.
• Maria das Dores Campos Machado. Identidade religiosa e moralidade sexual entre católicos e evangélicos. In: Direitos Tardios: saúde, sexualidade e reprodução na América Latina. Fundação Carlos Chagas, 1997.
O programa foi muito didático e a discussão vai se tornar muito produtiva. Não sabia que haviam tantas pesquisas a respeito do tema. A forma como as meninas abordaram foi muito boa.
Olha, eu não quero aguardar um mês pra ver o próximo episódio. Adianta aí pelo bem dos fãs! #pas
Que bom que gostou Guilherme. Bem, infelizmente você vai ter que esperar. Afinal, para algumas coisas na vida, a grande lição é a espera.
E felizmente, dezembro já é depois da esquina!
Confesso que quando baixei para escutar, estava completamente armado; uma pessoa falou que vocês estavam sendo pró-aborto e que havia se decepcionado.
Mas felizmente, fui acalmado já no disclaimer que fizeram no início.
Mais uma vez um excelente episódio! Já estou aguardando a segunda parte.
Um abraço
Abner Lobo
Os Piácast
Quero saber quem foi pra eu orar pra pessoa aprender a interpretar melhor as coisas que ouve.
AUHUHASUHASUHASUHUHASUHASUHASUHAS
Contrato de preservação de identidade, só conto sob ordem judicial!
Não tem como me conhecer um pouquinho que seja e acreditar que eu teria uma postura pró-aborto, né, Abner. Digo isso das outras meninas também ahahaha
SIIIM… essa é uma verdade!!!
Quem me conhece sabe das minhas tretas contra quem tolera o aborto. Realmente é triste saber que alguém ouviu e interpretou de forma tão equivocada o que eu disse. Se me chamasse de isentona, eu entenderia, mas de pró aborto, puxa…. só espero que esta pessoa ouça o próximo programa, assim como os anteriores que recomendamos sobre anticoncepcionais e fertilização in vitro.
Também espero!!!! Recomendarei novamente para a pessoa…
O lado a lado já mora no meu coração, depois de agradecer ao meu comentário, então, já ganhou usucapião!
Heheh obrigada. Não deixe de escutar o próximo. Digamos que esta foi a parte light da discussão.
Ótimo cast meninas, só uma correção, acho que foi a Sil que mencionou o filme Mulheres de Aço com a Julia Roberts, o filme se chama Flores de Aço (de 1989), Mulheres de Aço é uma série BR da GNT, e a personagem da Julia Roberts não tem câncer, ela tem diabetes. Só essa começão mesmo 😉
Filme é lindo e vale muito a pena, mesmo com o spoiler! Um beijo!
HEHEHEHEHEH por isso tem que haver pelo menos uma ouvinte atenta!!!!!
Menina, eu vi esse filme no século passado eu acho, realmente só lembrava que tinha Julia Roberts – Doença Grave e ameaçadora à vida – Gravidez – Sacrifício. Olha só….
Depois de mais de uma semana vem a primeira correção.
Obrigada pela contribuição. Vale uma errata no próximo episódio, e um pedido de desculpas a quem ficou caçando Mulheres de Aço com Julia Roberts no imdb e deve estar me xingando agora kkkkk
E foi um spoiler mesmo pq imaginei que infelizmente poucas pessoas iriam atrás desse filme, se não fosse por motivação de debate. Mas as meninas me seguram (menos a Tatinha que adora um spoiler…vai entender).
Espero seu comentário no próximo episódio também! Beijos
Pois é, demorei para responder por causa da correria, até achei que alguém já tinha corrigido e quando entrei no site para comentar vi que ninguém tinha feito, então aproveitei kkk
Pode deixar que comento sim!
Alguém já leu este livro –
“O jovem casal Edson e Teresa, líderes em sua igreja, planejam a gravidez daquele que poderá ser seu único filho, devido a problemas de saúde da esposa. Porém, algo terrível acontece. Teresa sofre um estupro e engravida. E agora? Matar ou deixar viver?”
https://www.amazon.com.br/Matar-deixar-viver-vinicius-ferreira-ebook/dp/B01L00EU2C/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1513420987&sr=8-1&keywords=matar+ou+deixar+viver
Boa noite Paulo! Realmente nunca tinha ouvido falar no livro. Como é um tema emergente, muitas obras aparecem.
Um grande dilema ético e emocional. Já conheci um caso assim, e o casal optou por seguir com a gestação.
Obrigada pela contribuição! Espero te ver por aqui mais vezes!!!!