Lado a Lado #009 – Aborto | Abrindo a Caixa Preta

Desde muito cedo na história humana, as tentativas para refrear a gravidez envolveram o aborto. Dependendo da civilização e corrente religiosa ele pode ser considerado como ato de misericórdia, de salvamento da mãe, uma modalidade de planejamento familiar ou até mesmo como uma forma de humilhar inimigos. Mas afinal, o que é o aborto? Quais […]

25 de novembro de 2017 01:11:42 Lado a Lado Download

Desde muito cedo na história humana, as tentativas para refrear a gravidez envolveram o aborto. Dependendo da civilização e corrente religiosa ele pode ser considerado como ato de misericórdia, de salvamento da mãe, uma modalidade de planejamento familiar ou até mesmo como uma forma de humilhar inimigos.

Mas afinal, o que é o aborto? Quais são os procedimentos são usados para provoca-lo? Como ele foi visto no decorrer da historia ocidental? O que os dados que a Pesquisa Nacional de Aborto e da Pesquisa Nacional de Saúde realmente nos revelam?

Buscando responder essas e outras perguntas, além de compreender quais são as questões medicas, jurídicas, éticas e bíblicas relacionadas ao tema; Andrea Menezes, Gabriellen CarmoTatinha Vidal e Silvana Silva iniciam uma conversa sobre aborto, nessa primeira parte abordando suas percepções ao longo da história, a fim de desmistificar esse tema que acabou se tornando um espantalho ao longo dos anos, promovendo assim a compreensão desse tema pelo Corpo de Cristo, com o propósito de promover a saúde da igreja.


Vitrine: Giancarlo Marx
Edição: Rogério Moreira Jr


Recomendamos

OsPiacast – A Dignidade Humana e a Militância Pró-Aborto


Se aprofunde no assunto..


Referências Bibliográficas:
Vasconcelos AMN, Gomes MMF. Transição demográfica: a Experiência Brasileira. Epiemiol. Serv.Saúde, Brasília 21(4): 539-548.
Jane Soares de Almeida. Educadoras Protestantes em São Paulo no Século XIX. Unesp.
Como as mulheres se viravam para evitar a gravidez na Antiguidade. (Site)
Diniz D, Medeiros M, Madeiro A. Pesquisa Nacional de Aborto. Ciencia & Saúde Coletiva 22(2): 653-660, 2017.
Silvana Morandini. Aspectos Éticos e legais do aborto. Ribeirão Preto 04/2014.
Blanc AK, Tsui AO. The Dilemma of past Success: Insider’s Views on the future of the International Family Planning Movement. Studies in Family Planning 36(4): 263-276, 2005.
Maria das Dores Campos Machado. Identidade religiosa e moralidade sexual entre católicos e evangélicos. In: Direitos Tardios: saúde, sexualidade e reprodução na América Latina. Fundação Carlos Chagas, 1997.


16 thoughts on “Lado a Lado #009 – Aborto | Abrindo a Caixa Preta

  1. O programa foi muito didático e a discussão vai se tornar muito produtiva. Não sabia que haviam tantas pesquisas a respeito do tema. A forma como as meninas abordaram foi muito boa.
    Olha, eu não quero aguardar um mês pra ver o próximo episódio. Adianta aí pelo bem dos fãs! #pas

    1. Que bom que gostou Guilherme. Bem, infelizmente você vai ter que esperar. Afinal, para algumas coisas na vida, a grande lição é a espera.
      E felizmente, dezembro já é depois da esquina!

  2. Confesso que quando baixei para escutar, estava completamente armado; uma pessoa falou que vocês estavam sendo pró-aborto e que havia se decepcionado.
    Mas felizmente, fui acalmado já no disclaimer que fizeram no início.

    Mais uma vez um excelente episódio! Já estou aguardando a segunda parte.
    Um abraço
    Abner Lobo
    Os Piácast

        1. Não tem como me conhecer um pouquinho que seja e acreditar que eu teria uma postura pró-aborto, né, Abner. Digo isso das outras meninas também ahahaha

          1. Quem me conhece sabe das minhas tretas contra quem tolera o aborto. Realmente é triste saber que alguém ouviu e interpretou de forma tão equivocada o que eu disse. Se me chamasse de isentona, eu entenderia, mas de pró aborto, puxa…. só espero que esta pessoa ouça o próximo programa, assim como os anteriores que recomendamos sobre anticoncepcionais e fertilização in vitro.

  3. Ótimo cast meninas, só uma correção, acho que foi a Sil que mencionou o filme Mulheres de Aço com a Julia Roberts, o filme se chama Flores de Aço (de 1989), Mulheres de Aço é uma série BR da GNT, e a personagem da Julia Roberts não tem câncer, ela tem diabetes. Só essa começão mesmo 😉
    Filme é lindo e vale muito a pena, mesmo com o spoiler! Um beijo!

    1. HEHEHEHEHEH por isso tem que haver pelo menos uma ouvinte atenta!!!!!

      Menina, eu vi esse filme no século passado eu acho, realmente só lembrava que tinha Julia Roberts – Doença Grave e ameaçadora à vida – Gravidez – Sacrifício. Olha só….
      Depois de mais de uma semana vem a primeira correção.

      Obrigada pela contribuição. Vale uma errata no próximo episódio, e um pedido de desculpas a quem ficou caçando Mulheres de Aço com Julia Roberts no imdb e deve estar me xingando agora kkkkk

      E foi um spoiler mesmo pq imaginei que infelizmente poucas pessoas iriam atrás desse filme, se não fosse por motivação de debate. Mas as meninas me seguram (menos a Tatinha que adora um spoiler…vai entender).

      Espero seu comentário no próximo episódio também! Beijos

      1. Pois é, demorei para responder por causa da correria, até achei que alguém já tinha corrigido e quando entrei no site para comentar vi que ninguém tinha feito, então aproveitei kkk
        Pode deixar que comento sim!

  4. Alguém já leu este livro –
    “O jovem casal Edson e Teresa, líderes em sua igreja, planejam a gravidez daquele que poderá ser seu único filho, devido a problemas de saúde da esposa. Porém, algo terrível acontece. Teresa sofre um estupro e engravida. E agora? Matar ou deixar viver?”

    https://www.amazon.com.br/Matar-deixar-viver-vinicius-ferreira-ebook/dp/B01L00EU2C/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1513420987&sr=8-1&keywords=matar+ou+deixar+viver

    1. Boa noite Paulo! Realmente nunca tinha ouvido falar no livro. Como é um tema emergente, muitas obras aparecem.
      Um grande dilema ético e emocional. Já conheci um caso assim, e o casal optou por seguir com a gestação.
      Obrigada pela contribuição! Espero te ver por aqui mais vezes!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *