A rotina atribulada, as demandas (profissionais, familiares e religiosas) ou mesmo um acontecimento impactante podem gerar desconforto físico e emocional. A mente parece não responder como outrora e a metáfora de um cérebro fritando ou cozinhando, por mais estranho que seja, começa a fazer sentido.
Ouvimos com frequência, nos mais diversos locais e com as mais diferentes pessoas, reclamações sobre ansiedade, depressão, bipolaridade, psicose, distimia, pânico, esquizofrenia, dentre outros.
Fraqueza emocional, problema espiritual ou desequilíbrio químico cerebral: qual é, afinal, a causa de doenças mentais?
Compreendendo o conceito de saúde, avaliando dados relativos a saúde mental dos brasileiros e analisando como os cristãos lidam e são impactados por diversas questões relativas a saúde mental. Andrea Menezes, Tatinha Vidal, Silvana Silva e Gabriellen Carmo conversam sobre esse delicado tema, visando clarificar aspectos nebulosos, a fim de que a Saúde da Igreja seja encontrada e mantida.
Vitrine: Giancarlo Marx
Participação especial: Alcione Campos e Erlan Tostes
Edição: Rogério Moreira Jr
Referências
Sites
- Constituição da Organização Mundial da Saúde. 1946.
- ONU. Saúde mental depende de bem-estar físico e social, diz OMS em dia mundial.(site)
- OMS alerta que 10% da população global tem distúrbio de saúde mental. (site)
- Depressão cresce no mundo, segundo OMS; Brasil tem maior prevalência da América Latina. (site)
- Igreja pode ter as portas abertas para quem sofre de problemas mentais.(site)
Artigos
- Élem Guimarães dos Santos , Marluce Miguel de Siqueira. Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. J Bras Psiquiatr. 2010;59(3):238-246.
- Elisabette S. Colombo, Marianne H. F. Ferreira, Paula S. A. Guimarães, Neury J. Botega, Paulo Dalgalarrondo. Religião e transtornos mentais em pacientes internados em um hospital geral universitário. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(9):1875-1883, set, 2014.
- Halline Iale Barros Henriques. Igreja e serviço de saúde mental: um estudo das narrativas em evangélicos, usuários de CAPS. Recife, 2012.
- Francisco Lotufo Neto. A prevalência de transtornos mentais entre ministros religiosos. Tese de Pós-Doutorado (Livre Docência para a Faculdade de Medicina da USP), apresentada em 1997.
- Rose Murakami, Claudinei José Gomes Campos. Religião e saúde mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado do paciente. Rev Bras Enferm, Brasília 2012 mar-abr; 65(2): 361-7.
- Danielle Vargas Silva Baltazar, Victor V. Valla, José Luis A. Telles. Um estudo sobre a recorrência às crenças religiosas pelos pacientes psiquiátricos e os efeitos na condução do tratamento pelos profissionais de saúde mental. ENSP, Fio Cruz/MS, 2003.
- Stroppa, A Moreira- Almeira. Relgiosidade e Espiritualidade no Transtorno Bipolar do Humor. Rev Psiq Clín 2009: 36(5): 190-6
- Maria Aparecida Gussi. Representação social de ministros religiosos cristãos sobre a doença mental. Brasília 2008.