[alert type=”info”]PARA BAIXAR: clique na palavra “Baixar” (logo abaixo do player acima) com o botão direito e escolha a opção “Salvar link como”..[/alert]
Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Nesse episódio Bibo, Milho e Victor retomam a série Aliança agora focando na vida de Salomão.
Como entender o livro de 1Reis? Por que esse livro está classificado como livro profético? Por que Salomão sucedeu Davi? Será que ele foi um bom rei? Como estava o reinado quando assumiu o trono? Quais foram as consequências do reinado salomônico? Essas e demais questões discutidas aqui.
O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio a fim de ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira.
[alert type=”danger”]INSCREVA-SE PARA O #BTDAY2018[/alert]
Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui.)
Compre sempre pelo link do Bibotalk:
Auto Amazon Links: No products found.
Auto Amazon Links: No products found.
- Seja um Mantenedor do Bibotalk!
- Compre na Amazon pelo link do Bibotalk – bibotalk.com/amazon
- nosso email: [email protected]
- Canal de Distribuição no Telegram, clique aqui!
- Bibotalk no Youtube: assista-
[alert type=”danger”]FEED https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/alert]
[tabs][tab title=”Twitter dos Integrantes”]@BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | [/tab] [tab title=”Redes Sociais”]facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk[/tab] [tab title=”Vídeos”]Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!
[/tab] [tab title=”Assine o Feed”]Assine o feed https://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/[/tab] [tab title=”Comentário em Áudio”]Envie seu comentário em áudio para [email protected], ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela![/tab][/tabs]
Não terminei de ouvir, mas tem que ter essa referência > https://www.youtube.com/watch?v=zJZ-JlWJxaY
Acredite se quiser o btday será no dia do meu aniversário de casamento!!! Quero ir!
@bibotalk:disqus , bem que poderia ser um presente do BTCast? Não seria má ideia…rsrs
Maravilhoso esse btcast, mas tenho uma dúvida. Porque o reinado de Salomão era de paz, se ele era tão sanguinário, ditador, etc? Faz sentido ele ser o oposto disso e Deus fazer “vistas grossas” perante esse pecado? Até porque Ezequias também teve um bom reinado, mas a mão de Deus pesou sobre a descendência dele.
Victor, @alexandremilhoranza:disqus ,@bibotalk:disqus o profeta Aías ,o Silonita,não se enquadra nos profetas que se levantaram contra Salomão?Mesmo que indiretamente? 1 Reis 11:29.
Acho que pior pecado de Salomão foi ser o maior exemplo para os que adotam a Teologia da prosperidade.
Que Episódio maravilhoso. Discussão importantíssima sobre o Pinochet bíblico. Como foi falado no podcast, Vemos que o verdadeiro rei sábio e benevolente é Deus. Pois a aparição de Deus a Salomão se dá logo após ele oferecer sacrifícios a deuses pagãos como está registrado em 1Reis 3.1-4. Chega a ser triste o relato visto pelo prisma apresentado no programa.
“porém sacrificava nos altos e queimava incenso….foi para o alto maior”…. Mesmo após se prostituir, Deus vem e mostra sua misericórdia. o Senhor não foi buscado por Salomão, Ele se revelou. Triste a vida de Salomão. Cabe a nós a reflexão. Parabéns pelo excelente trabalho. Amo-os em Cristo.
E
Salomão se aparentou com Faraó, rei do Egito; e tomou a filha de Faraó,
e a trouxe à cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e
a casa do SENHOR, e a muralha de Jerusalém em redor.
Entretanto, o povo sacrificava sobre os altos; porque até àqueles dias ainda não se havia edificado casa ao nome do Senhor.
E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
1 Reis 3:1-4
@alexandremilhoranza:disqus , @bibotalk:disqus ,@Victor
Sensacional como sempre, realmente Salomão deixa traços de rolando nero, claro, a parte toda a sua grandeza.
Mas ouvindo a série aliança, me gerou um questionamento sobre Salomão e que quase vira afirmação.
O templo nunca fora permissão de Deus para ser construído por homens. Toda a reverência e idolatria dada antigamente e hoje ao templo, foi e é contra a vontade de Deus? Salomão criara uma tradição erronea para o povo e igreja de Cristo?
Quando Cristo resignificou tudo mostrou que sempre o templo seria Ele e esse templo em nós.
Não vejo em nenhum momento Deus ordenando a Salomão, que o construísse assim como foi falado no episódio (espero não estar enganado), mas o prórprio Deus o construiria, em 2 Sm 7 quando o surge o desejo em Davi em contruir o templo, Deus o repreende dizendo que nunca havia morado em nenhum templo, apenas tabernaculado com o povo, nem ao menos havia perguntado á algum líder o porque de não haver contruído templos, mas vejo Deus determinando que um dos SEUS DESCENDENTES, governe para SEMPRE.
Nesse ponto seria impossível o governo eterno de Salomão. No vs. 16 (“Quanto a você, a sua casa e o seu reino serão firmados para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”) Eu enxergo Cristo, não Salomão, até porque Salomão nunca foi castigado com varas de homens e açoites filhos de homens .
Vejo um entendimento totalmente equivocado a partir de Davi e depois prepotente em Salomão quando começa a falar ao povo em 1 Reis 5.5, dizendo que ELE resolveu construir um templo ao Senhor, forçando trinta mil trabalhadores, dizendo que o seu Deus havia falado com o seu pai. Enxergo um “sambarilove” da boa, uma boa desculpa para se apropiar daquilo que não seria ele. Arrogancia? Ganância? Egocentrismo?
Um outro ponto negativa para Salomão fora quanto o seu reinado
Vejo que Deus nunca quis um Rei, foi o povo quem o quis e pela misericórdia dele, Ele sempre esteve com o povo.
Porque digo isso, em Deuteronômio 17, quando Deus fala sobre os deveres de um rei. Há substância para afirmar que Deus estava prevendo (presciência) que o povo iria pedir um rei por causa da sua cobiça em relação a outros povose por isso já colocava limetes? Nos versículos 16 e 17 (O rei não deverá ter muitos cavalos no seu exército e também não mandará homens ao Egito para comprarem cavalos, pois o Senhor já disse a vocês que nunca mais voltariam para o Egito. O rei não deverá ter muitas mulheres, pois isso o levaria a abandonar a Deus. E também não ajuntará para si muita prata e ouro.) e Salomão justamente faz o oposto o que Deus havia determinado.
Pessoal um grande abraço, admiro demais mesmo o trabalho de vocês;
Excelente cast!!!
Gostei bastante da parte que fala sobre as tradições literárias ou escolas literárias javista, deuteronomista, sacerdotal… Já tivemos BTCAST sobre isso?
Nunca tinha me deparado com essa perspectiva de um Salomão nefasto, rs. Muito interessante!
Show! abraço galera!
Não terminei de ouvir, mas gostei de ouvir El Helwa Di de fundo na versão do civilization vi. Alguém aí por acaso joga? hahahahha até agora ta excelente =)
O episódio das mulheres disputando a guarda do bebê não é uma menção da sabedoria de Salomão para governar? Ele conseguiu resolver um conflito de forma magistral. Se não qual seria um exemplo que demonstraria a sabedoria de Salomão para governar?
Gostei do episódio, mas achei alguns pontos complicados. Foi indicado, ou pelo menos foi dada essa impressão, de que Salomão usou a sabedoria de forma “errada”, tratou mais dos quadrúpedes do que de como governar seu reino. Ok, é notório que seu governo foi desempenhado com sucessivos erros, mas não vejo que a descrição do uso da sabedoria de Salomão como irônica no texto de 1 Reis. A afirmação de que ele era mais sábio do que todos (1Reis 4:31) e sua sabedoria chamou a atenção de todos (1 Reis 4:34) é uma demonstração da promessa de Deus em 1 Reis 3:12-13. Além disso, ele usa sua sabedoria para “responder perguntas difíceis” (1 Reis 10) – que certamente não tinha haver necessariamente com governar o reino com justiça – da rainha de Sabá, que também se impressionou com a riqueza dele (1 Reis 10:4-9), riqueza esta que também foi prometida por Deus (1 Reis 3:13), fato este que é lembrado por Jesus, quando diz que “A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão” (Mateus 12:42). O grandioso palácio de Salomão e a grande sabedoria de Salomão que ia além do que apenas conhecimento sobre como governar o reino foram instrumentos que levaram a rainha a bendizer o Deus de Israel.
Até que ponto a grande riqueza e sabedoria geral de Salomão pode ser entendida como demonstração de sua arrogância, sendo esta mesma riqueza e sabedoria prometida por Deus e usada como instrumento de “evangelização” dos povos ao redor, como lembrado por Jesus?