BTCast 066 – Literatura Fantástica e Cristianismo

Muito bem, começa o primeiro #BTCast do ano. Bibo e Mac recebem a ouvinte Glória Hefzibá e o Rev. Leandro Lima para falarem sobre Literatura Fantástica e Cristianismo.  Hotsite do Mosaico Teológico, clique aqui! Adquira o Olam: crônicas de luz e sombras através do nosso link do Submarino. clique aqui. Visite o hotsite desse universo, […]

27 de janeiro de 2014 01:13:48 BTCast Download

Muito bem, começa o primeiro #BTCast do ano. Bibo e Mac recebem a ouvinte Glória Hefzibá e o Rev. Leandro Lima para falarem sobre Literatura Fantástica e Cristianismo.

  •  Hotsite do Mosaico Teológico, clique aqui!
  • Adquira o Olam: crônicas de luz e sombras através do nosso link do Submarino. clique aqui. Visite o hotsite desse universo, aqui.

Twitter Oficial @bibotalk  

Twitter dos integrantes @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para [email protected]

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!


42 thoughts on “BTCast 066 – Literatura Fantástica e Cristianismo

  1. Estou impressionado com a criatividade do Rev. Leandro ou LL Fürlitzer.

    Já era admirador de sua exposição bíblica, agora vejo que ele é um grande autor.

    Um pastor nerd!!

      1. Amei a participação da Glória Helzibá. Meo Deus, gosto mto da calma e profundidade com a qual ela fala. =D P.S. OLAM na minha fila de books já!

  2. Fala amigos do BTCast. Finalmente saiu hehe
    Não aguentava mais semanas sem um BTCast novo, já que tinha escutado todos os que estão no meu celular mais de 7 vezes. Aí vocês me vem com um desses! Eu, particularmente, sempre achei muito interessante livros de Literatura Fantástica, mas a preguiça e o não costume de ler livros não me faz adentrar nesse universo Fantástico( aproveitando o trocadilho do Mac). Mas depois de ouvi-lo, passei a me interessar mais e vou começar a ler. E o livro do Rev. me chamou muito atenção. Com certeza será um dos primeiros.
    Obrigado, galera do Bibotalk. Obrigado por fazer diferença e nos trazer conteúdos tão valiosos e importantes para nosso crescimento como Corpo de Cristo.
    Forte abração.

  3. Olá a todos!

    Muito bom este podcast! O Bibo e o Mac são muito bons apresentadores. Parabenizo ao rev. Leandro Lima pela criatividade em escrever um livro de literatura fantástica. Isso é um dom. Glória, você é uma PhD em Lewis! Depois gostaria de saber mais das nuances de Crônicas de Nárnia. Li somente o primeiro livro e fiquei fascinado!

    Graça e Paz!

  4. Meus amigos!

    Gostei muito, mais uma vez, do programa! Não comento muito,as sou assíduo!
    Os convidados foram muito bem e senti a falta do Alex!

    Abraços!

  5. Bibo btcast xou a literatura fantástica cristã acho muito bom para principalmente evangelizar pq hj em dia é mais fácil um não cristão ler crônica de narnia do que a bíblia e no livro transmite algumas das verdades bíblicas é logico q ela nunca vai substituir a bíblia, mas esses livros servem meio como uma porta que ate em primeiro momento ajuda a entender a verdade bíblica pelo menos eu já usei as crônicas de narnia como meio de explicar a verdade da ressurreição de cristo o livro do Rev. Leandro Lima já vou procurar ler, pois tenho muito amigos que gostam de esse estilo o que me pode ser um ótimo meio pode me ajudar a evangelizar eles.

  6. Saudações teológicas,

    Manos, esse BTCast ficou muito bom. É um dos temas que mais gosto, e pretendo no futuro também me aventurar em escrever algo.

    Podem achar um absurdo, mas não gosto de Crônicas de Nárnia. Acho uma literatura beeeem infanto-juvenil, e gostaria de ter lido quando tinha uns 12 anos, talvez tivesse apreciado mais.

    Fiquei curioso para conhecer o universo de Olam, essa exploração das lacunas bíblicas me fascina. Pena que tenho bastante coisa pra ler na frente, mas com certeza entrou pra minha lista.

    Abraço!

    Matheus

  7. Olá.

    Fiquei curioso com o Mundo Olam, já ta anotado pra minha compra de aniversário kkk 😀 ..

    Depois de tudo isso, vou começar a pensar e estudar pra escrever um livro fantástico também haha’.

    Abraço a todos vocês.

  8. Gostei muito do tema proposto. Penso que nos dias atuais, em que tem crescido o desejo da juventude por literatura fantástica, temos um papel muito importante, pois cabe a nós trazer de volta à cena autores como Lewis Tolkien e outros igualmente brilhantes.

    E por fim quero dar os parabéns a todos os participantes do programa, em especial para a minha amiga e companheira de “militância arminiana” Glória Hefzibá. Que Deus te abençoe moça.

    1. Há uma “batalha espiritual” em curso. Disso a Bíblia fala. Não nos moldes como vemos por aí… Mas, sim, há uma “guerra” entre o Reino do Filho e o Império das Trevas. Não uma guerra equilibrada, diga-se de passagem. O cristianismo não fala em duas forças opostas que se equilibram, mas em uma força, Deus, e Suas criaturas que contra Ele se rebelaram.

      Mas se você quer um exemplo da Bíblia, veja a conversa de um anjo com Daniel sobre a luta espiritual que foi travada para que a resposta de Deus chegasse até Seu servo (Daniel 10), ou Judas, que menciona um luta entre Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés (Judas 1:9).

      Esse assunto vale um podcast, hein.

  9. excelente qualidade de pocast como sempre! vocês estão de parabéns meus amigos! Deus continue sempre abençoando o trabalho de vocês manos queridos!

  10. Matando a saudade! Fiquei muito feliz com o tema. Já li as Crônicas de Nárnia e amei.
    Me interessei pelo livro do Rev. Leandro Lima (estou assistindo a série de pregações dele acerca do Apocalipse no site da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, sua didática é excelente e profundidade excepcional).
    Aliás, achei sensacional a ideia do Bibo (por favor escreva, escreva, escreva) uma leitora garantida vc já tem, rs…

  11. Parabéns pelo primeiro tema do ano.
    Gosto muito de literatura e sempre estou com um livro nas mãos e quando não estou lendo estou ouvindo os pods e claro que não me esquecendo de estudar a Palavra.
    Fique aguçada pela literatura do Rev., pois não o conhecia, será que já tem pra baixar? Brincadeira rs.
    Que DEUS continuem os abençoando, fiquem na paz.

  12. Como já disse lá no Irmaos.com
    Baixando mais um BTCast para ouvir e me edificar, com a visão teológica e objetiva, dessa pegada “BTcastica” – kkk
    Estava com saudades do BTcast(já que hoje é dia 30/jan, dia da SAUDADE, vale pontuar).

    Aí Bibo e galera do BTCast, nós do Maná com Manteiga alinhados com a vanguarda da “podosfera cristã” (como diria o meu amigo Marcio Moreira). A nossa estréia deste ano lá no PODCAST do Maná foi nesta mesma pegada da Literatura Fantástica, Recomendo, para enriquecer mais o assunto a quem possa interessar, conferir lá em : http://www.manacommanteiga.com.br/terra-fantastica-de-tolkien/

    Vale a pena,
    A Paz.

  13. Parabéns galera muito legal esse btcast, cara devo dizer que me prendeu do começo ao fim, ahaha e Bibo acredite o que Pr. Leandro Lima fez com a Glória você fez comigo, eu já pensei não em um livro mais em eu ser aqueles caras que a história da bíblia como o moço que correu pelado lá eu me vi viajando no tempo e a la exterminador do futuro eu chegaria sem roupa e roubava um lençol pra ver aquele episódio, abraços e que a graça continue com todos vocês. Esperando o Btcast sobre “A cabana” um irmão de fé disse pra não ler outra irmã de fé disse pra ler, saber se tem heresias mesmo ou não. 🙂 Valeu

    1. de fato esse pod tava gravado há um bom tempo, e como não divulgamos a pauta, os manos do Maná não teriam como ter copiado de nós, nem nós deles.
      Obrigado pela recomendação 😉

  14. Fala moçada… muito bom esse BTCast e o tema, pelo menos para mim, foi bem interessante.

    Queria agradecer a leitura do meu email, fiquei feliz e compactuo da resposta do Mac… apesar de achar que a confissão pública faz parte da transformação que passamos, não dá para definir que é esse o ponto da salvação de alguém…

    Sobre a literatura fantástica, li o Senhor dos Anéis mas desde que me converti em uma igreja pentecostal, nunca mais dei espaço para esse tipo de assunto. Até porque tratava de assuntos como esse como vindos “do outro lado da força”…rsrsrs Mas a verdade é que Deus tem aberto meu coração e meus olhos para que possa enxergar as verdades de Deus para minha vida.

    Acontece que mesmo passando por uma transformação, fico com algumas dúvidas com relação a este tipo de literatura.
    Longe de mim criticar alguém por aqui, até porque não tenho embasamento nenhum para tal coisa.

    Minha dúvida é sobre toda a magia e feitiçaria apresentada nesse tipo de ficção. Não seriam de certa forma, exatamente o que a bíblia condena como feiticeiros e feitiçaria? Será que não pode também influenciar nossa vida espiritual? Achei interessante quando foi falado no fundo do cristianismo por trás das histórias, o que eu nunca tinha nem imaginado, mas continuo com o problema com a feitiçaria.

    o que vcs acham? Como lidam com isso? Porque o Bibo ainda comentou sobre Game of Trones que poderia de alguma maneira influenciar na vida das pessoas, se entendi direito.
    Assim como o próprio Harry Potter, que deu entrada a este mundo, pelo menos aqui no Brasil, é um Bruxo.
    ???

    Dúvidas…rsrsrsrsrsr

    Mesmo assim… parabéns pelo post… muito bom e me deixou mais tranquilo para alguns gostos que eu tenho com relação a filmes e livros.

    Abraços

    1. A Bíblia também fala em feitiçaria, como você mesmo disse, e nem por isso ela está lá narrada e descrita para nos influenciar negativamente.

      Lewis era da opinião de que a literatura infantil não poderia ser fingida, acobertando a realidade má, não trazendo personagens más, nem atitudes más. Pelo contrário, ela deveria trazer tudo isso E o outro lado: as pessoas boas e atitudes boas. Ela deveria ensinar à criança que vale a pena seguir a honra, apesar de toda maldade no mundo.

      1. Ok.
        Entendo perfeitamente o dualismo bem e mal que este tipo de literatura apresenta e que o fim é mostrar que o bem, mesmo com toda dificuldade e lutas, acaba sobressaindo sobre o mal de uma forma justa e honravel.
        Acontece que a feitiçaria demonstrada nestes casos, é algo que ajuda o bem e, algumas vezes nos mostra que se não fosse o “feiticeiro” e suas feitiçarias, o bem não sobreviveria (como acontece algumas vezes nos Senhor dos Anéis. Isso é que me intriga, pois é verdade sim, a bíblia fala em feitiçaria , não para influenciar negativamente, como vc disse, mas para condená-la ampla e totalmente. E é aí que a minha pulga coça atrás da orelha. Como fazer que esse mundo de magias e bruxarias não nós afetem se na realidade é o que nós chama mais atenção?

  15. Olá
    Gostei muito deste BTCast, gosto muito de ler e esse tipo de literatura sempre chama a minha atenção. Li todos os livros das Cronicas de Narnia e Amo.
    Mas realmente temos que filtrar o que lemos, pois nem tudo acrescenta algo bom às nossas vidas.
    Há alguns meses estava lendo a trilogia do Percy Jackson, gosto muito de história, filosofia e historia da Grécia antiga,mitologia, e como vcs falaram no pod, tudo que é fantasia nos chama a atenção. Li quase todos, são 5, eu li 4, mas parei no começo do 5º. Senti que não me acrescentava nada, apesar da trama ser boa, exclui Deus totalmente (é o universo dos deuses gregos), quem controla o mundo no livro são os deuses, e tem a briga com os titãs, tem muito demônio, monstros, e cada vez mais a gente entra na história e se afasta de Deus.
    No mundo que vivemos hoje tudo que nos afastar de Deus, ler é muuuuuito bom, mas tem um limite. Somos templo do Espirito Santo, e não podemos contaminar o altar do Senhor em nossas vidas.

    Fiquem com Deus e leiam muito!!!
    Mas com sabedoria!

  16. Não gostei muito desse podcast!

    Gostei de Leandro lima…ele é brilhante,brilhante mesmo.

    Espero que nunca não cai o nível do convidados.

  17. Atentei ao que o Bibo disse sobre os livros da série Game of Thrones. Sempre gostei de literatura fantástica quando adolescente. Tinha lido O Senhor dos Anéis antes de saírem os filmes, lia muito esse tipo de livro naquela época, mas agora o gosto pro gênero deu uma diminuída. Mas ainda cheguei a comprar os dois primeiros livros de Game of Thrones, pouco depois de me converter. Li os dois, mas uma hora bateu aquilo que o Bibo falou. Aquilo estava começando a inculcar coisas ruins em mim. No meu caso, porque eu sou muito influenciável pelo que leio e pelos filmes (era cinéfilo também). Então, acho que fui mais drástico que o Bibo e joguei os dois “tijolos” no lixo. Rsrsrsrrss….não sei dizer se foi impensado, mas, na hora, imaginei que se estava me influenciando mal, poderia acontecer com outra pessoa. Então joguei no lixo. Talvez tenha sido exagerado, digo isso hoje, mas não me arrependo do que fiz. Mas continuo tendo uma certa atração pelo fantástico (tenho quase todos do Tolkien), mas ultimamente, tenho gastado meu dinheiro em livros de teologia…rsrsrsrs….Mas parabéns pela conversa. Já me interessei pelos livros do reverendo! E Bibo….essa ideia do seu livro parece a mesma do O Dia do Curinga misturado com O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. kkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *