BTCast 041 – Encarnação

E vamos ao último #BTCast do ano! Ah não chorem, por favor, explicamos o motivo no programa, vocês irão entender e até orar por nós. Nesse episódio Alex, Bibo e Mac falam sobre uma das maiores demonstrações do amor de Deus: A Encarnação, afinal, é Natal. Acompanhe o parto de Maria conosco e entenda essa […]

16 de dezembro de 2012 00:59:04 BTCast Download

E vamos ao último #BTCast do ano! Ah não chorem, por favor, explicamos o motivo no programa, vocês irão entender e até orar por nós.

Nesse episódio Alex, Bibo e Mac falam sobre uma das maiores demonstrações do amor de Deus: A Encarnação, afinal, é Natal. Acompanhe o parto de Maria conosco e entenda essa descida divina. Descubra como essa relação 100% homem 100% Deus repercutiu na vida e obra de Jesus Cristo. Pegue sua água e sua toalhinha porque o nosso esporte preferido está no ar!

E Brão Barbosa mais uma vez nos presenteia com sua arte na vitrine, conheça mais o seu trabalho no http://braobarbosa.com/

Wallpaper dessa arte, baixe aqui.

O BTCAST VOLTA DIA 17/01/2013

Links comentados:

Siga-nos no twitter @bibotalk @Mac_Mau @stahlhoefer

Assine o feeds http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para [email protected]

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui! clique com o botão direito em clique aqui e salvar link como

Ouça no PLAYER acima ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!


77 thoughts on “BTCast 041 – Encarnação

  1. Valeu pessoal! Vou sentir falta do BTCast nesses dias! Vou aproveitar para ouvir os anteriores de novo! hehe! Mais uma vez o Brão arrasou na arte! Já divulguei o BTCast pra vários amigos aqui no Japão pessoal. Efeito BTCast ultrapassando fronteiras! Falou!

  2. Muito Bom este tema.
    Tudo a ver com o BTCast. A misericórdia de Deus demonstrada neste Ato de doação merece a reflexão. Afinal foi assim que ele mostrou o seu amor por nós estando "aqui" conosco.
    A TODOS
    A PAZ

  3. Bibo,

    estou aqui para comentar que nunca comentei. Daqui pra frente nem poderei mais comentar que não havia ainda comentado, né? Então é isso: Este sou eu comentando que não havia comentado ainda. =) Só quero agradecer pela qualidade do site, dos escritos, do podcast, de tudo aquilo que vocês, Bibo, Mac e Alex, fazem para contribuir para o crescimento deste site polido pela unção de Deus. Feliz Natal e Ano Novo! Que Deus nos abençoe! Abraços!

  4. Bibo…. como você falou que é feio ouvir e não postar nada….. vou postar. Mas você não vai gostar….. sua piadinha dizendo Jesus seria Corinthiano é das coisas mais horrendas que eu já ouvi nada vida. hauahuahuahuahauhauhau. Ainda bem que o Alex e o Mac salvaram….
    E você pode explicar esse efeito do gelo na cueca ??? Que tipo de tecnologia é essa ?
    Feliz Natal ao Alex e ao Mac !!!!
    E ao Bibo, jejum e oração ! 🙂 Brincadeira Bibo: Feliz Natal para você e sua mulher de pouca oração também !!!!
    Um 2013 abençoadíssimo para vocês !!!

    Não participei muito nos últimos podcasts, mas tenho ouvido todos ok !!!!

  5. Mais que está comentando aqui graças à coerção moral do Bibo =D. Aliás, aproveito para agradecer pela camisa – chegou perfeita aqui em Florianópolis, com direito a presente surpresa!

    Depois que ouvir o podcast inteiro, volto aqui e faço o comentário do episódio.

  6. olá pessoal do BTCast, mais um ano está terminando, e com certeza vocês são uma grande benção na minha vida, aprendo muito com os podcasts e os assuntos mencionados no site, passo adiante os seus podcasts aos amigos, e lhe desejos muitas bençãos de Deus nas suas vidas para o próximo ano!!!fiquem na paz do Senhor Jesus.

  7. Poxa, ainda bem que o Bibo melhorou esse treco de “Bannerzinho”! Dá tanto trabalho esse tal processo criativo! 🙂 Meninos parabéns pelo trabalho. Eu sou nova por aqui, mas tenho escutado muito. Acreditem, apesar das poucas mudanças, elas já são significativas. Desejo bom descanso, e boas férias para todos vcs… Vamos de maratona BTCast nesses dias de “folga”. Vai ser muito bom tb. Mas voltem loooooogo… Estaremos sedentos por mais conhecimento. Até mais, grande abraço!!

  8. Meu amigo, o que é foi isso???!!! a pegada foi forte hein, falar de Encarnação, sem passar pela “Mariolatria” não faria sentido e vocês o fizeram de maneira muito relevante.
    Agora se não fosse você para segurar as pontas e uní-las ficaria complicado, pois os caras (Mac e Alex) dispararam e abusaram dos termos hebraicos/gregos.
    Achei fantástico, e acho que brotou ou aflorou esta “veia teológica” em mim fiquei simplesmente encantado e vou “cair dentro”.
    Um abraço à vocês o cast foi de excelente claridade, muito bom mesmo.

    Parabéns à todos, que o final de ano seja agradável e tudo caminhe bem com vocês, aproveitem para descansar e quando retornarem a gente seja surpreendido.

    Natal e Ano Novo excelentes!!!

    Luciano – Curitiba

    1. Valeu Luciano, como sou professor, sempre me coloco no lugar do aluno, para que o processo de aprendizagem seja o mais didático possível. Que bom que gostou e está querendo praticar esse esporte!

      forte abraço e boas festa pra vc e sua família!

      1. Como diria meu amigo Matheus… vai se ferrar Bibo!! hahaha
        Eu sou teólogo e pastor, tu acha que não tenho q pensar no pessoal lá que só foi até a 4ª série primária?? hehehe Brincadeiras a parte, a tarefa de traduzir a linguagem técnica em algo palatável é sempre um desafio. Problema é que séculos de debates teológicos, termos cunhados lá na antiguidade não dá pra simplesmente traduzir. É necessário compreende-los dentro do contexto em que surgiram e encontrar paralelos da nossa época para que eles façam sentido. O Bibo realmente tem sempre essa preocupação, o que muitas vezes me falta. Mas acho que é por eu ter pouca experiencia docente mesmo. Por isto curto ter um interlocutor, que me pergunta: tá, e dai? não entendi! Repete? etc…
        Abraço Luciano!! Obrigado pelo feedback.

          1. a gente se completa mesmo mano… disso eu tenho certeza! Se fosse eu sozinho fazendo ninguém ia ouvir hehehehe.

          2. Alex e Mac, de forma alguma desejei dizer que achei pedante ou massivo os termos utilizados, pelo contrário. Tenho absoluta certeza que falam com tanta desenvoltura e naturalidade justamente por já estarem “imersos” em tais conteúdos e termos e falar sobre eles acaba sendo super natural.
            Continuem utilizando, só assim teremos acesso e conhecimento.

            Um abraço à vocês todos e vamos que vamos.

      1. Verbo como logos filosófico…acho que é esse o sentido da tua preocupação, certo?
        João é o último evangelista. Seu evangelho responde as questões iniciais do gnosticismo. O evangelho já havia alcançado mais gregos do que judeus. Então, cada vez mais as perguntas vinham por parte de crentes que tinham conhecimento filosofico grego, e menos por parte de cristãos judeus. Daí que no entendimento judaico, o Verbo (dabar Elohim/Jahweh) é o meio pelo qual tudo foi criado, as vezes simboliza o poder do próprio Deus. O logos grego é “mente” por traz de tudo. É o que faz com que o universo permaneça, etc. Em alguns momentos este conceitos se “tocam”, convergem. Porém não são intercambiáveis. Se sustentarmos Cristo como o logos grego podemos sim dar margem há uma teologia muito transcendental, talvez ariana, com certeza gnóstica. Por outro lado se sustentarmo uma teologia muito hebraísta, teremos um Cristo mais ser humano do que Deus. Uma teologia imanente, um Cristo que nos apresenta uma nova moral. Sustentar a doutrina das duas naturezas de Cristo é a chave para não relativizar sua divindade à custa da humanidade, e sua humanidade à custa da sua divindade.

        1. Minha pergunta foi em função de uma conversa que tive com um Ariano em que ele utiliza este artificio literário para mostrar a total exclusão de Cristo à natureza divina suprema, usando o seguinte exemplo: “Minha palavra não sou eu, mas se eu tivesse poder suficiente para que minha palavra fize-se carne ela ainda não continuaria sendo eu.” Daí a forte ênfase dele em vindicar o significado da palavra logos como Palavra pura e simplismente. No final ele ainda força a barra afimando que Cristo não é o Logos de Deus e sim o Logos do Deus, o que contraria expressamente o que João disse em Apocalipse.

          Paulo utilizou o termo Sabedoria e Poder da parte de Deus. Não seria o ideal conciliar a palavra logos a sabedoria?

          A maior complicação das grandes doutrinas biblicas(Trindade, União Hipostática, Pecado Original, Justificação Pela Fé) é a conciliação entre unidade e diversidade. Chega a ser uma antinomico.

          No mais a paz.

          Bryan.

          1. O termo sabedoria aparece as vezes no AT de forma personificada, o que levou uma série de teólogos a identificar Hochmah (sabedoria) com Dabar (palavra), consequentemente com logos (grego – palavra). Acho que é um caminho também viável na interpretação. Esta identificação via AT é sempre o melhor caminho. A filosofia grega pode oferecer pontes para contextualização, mas ela não tem caráter normativo. Por isso não dá simplesmente pra pegar um conceito filosofico como o do logos filosofico (uma especie de nous cósmico) e ler esse contexto em João. É mais lógico dizer que João reinterpretou o logos grego a partir do conceito de Hochmah e de Dabar do AT. Daí faria sentido dizer que João contextualizou a mensagem do AT para a mente grega.
            Abraço

  9. Pronto galera, vi o último BTcast, que diga-se de passagem excepcional. Mesmo com a minha pergunta acima gostei d+ desse podcast.
    Valeu galera feliz natal e um prospero ano novo.
    Em Cristo.

  10. Muito bom este btcast!! Um assunto aparentemente fácil (encarnação) acabou se tornando bastante complexo me obrigando a ouvir de novo para acompanhar o pensamento. Acho que nossas igrejas, em sua maioria, não aprofundam este assunto o que nos dá esta impressão de ser fácil mas este btcast mostrou o quando pouco entendo sobre o assunto.

    Valew

  11. Procuramos muitas vezes a superficialidade do Natal,ao invés de buscarmos o seu real significado,o qual nos possibilita reconhecer a sua verdadeira importância.Este Pod nos poossilitou enchergar mais além do que o um simples evento anual e pasageiro,de trocas de presentes e sentimentalismo.Ele fez ler entre as entrelinhas..desejo ao “Bilbo”kkk,ao Alex e ao Mac um Feliz Natal e um Feliz ano.
    Καλά Χριστούγεννα (Feliz Natal em Grego).Fonte de tradução:Google tradutor.kkkk!!Até 2013!A paz do Emanuel!

      1. É uma piada sim. Enfim, Feliz Festa Comercial Capitalista!!! hehehehehehe, brincadeira, relax.
        Não demorem a voltar, já ouvi todos os btcasts nas últimas 3 semanas, não vou ter o que ouvir até lá.

  12. Estamos juntos! Rodrigo Bibo de Aquino, Mauricio Machado e Alexander E. Luciane Stahlhoefer, é um prazer fazer parte de um trabalho como esses que vocês tem realizado, um trabalho que tem alcançado cada vez mais vidas e levado um conteúdo de qualidade, vejo muitos testemunhos aqui e por email e me sinto feliz por fazer parte dele. Tenho agradecido a Deus ter me dado essa oportunidade de auxiliar nessa obra e servir Ele através dos meus conhecimentos. Além disso ainda tenho aprendido muito com vocês e minha cabeça tem explodido com frequência, eu comento pouco, mas tenho acompanhado os pods e as discussões que tem rolado nos posts, creio que tem sido de grande edificação não só para mim, mas para muita gente que tem acompanhado o site.

    Deixo a vocês um forte abraço(mesmo que virtualmente) e desejando que no ano que virá possamos continuar nesse barco(ops esse é outro podcast 😀 ) seguindo sempre em direção a vontade de Deus.

  13. Olá Bttokos,
    Minha primeira vez por aqui , após ouvir quase todos , já até lia alguns comentários sobre os cast, uns até que dariam livros de tantas opiniões diferentes e após apelo, mimimimi do Bibo rsss, aqui estou para parabenizá-los e aproveitando também para desejar um Feliz natal e próspero ano novo ( chavão popular ) .
    Tenho aprendido muito com as discussões sugeridas por vcs, tem me levado a muitos lugares diferentes e a grandes reflexões sobre assuntos concernentes ao reino de Deus.
    Estou aí na brecha, orando por vcs e familiares!
    Abraços

  14. BTCasters, no próximo sábado vou pregar sobre o natal na minha igreja e esse BTCast sobre a encarnação acrescentou muito mesmo. Deus abençoe!

  15. Fala aí galera! Podemos incluir o assunto reencarnação ou fica pra outro pod? Pergunto isso porque tenho vários amigos espíritas e Umbandistas e gostaria de ter um pouco mais da visão cristã deste assunto.

    1 – Como explicar a questão de João Batista ser o Elias Reencarnado?
    2 – Em João 3:3 temos essa passagem: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” utiliza-se esta passagem de que para ser salvo/encontrar o nirvana, ou seja lá o que for, a pessoa precisa “voltar”

    Bom pessoal, não vou ficar colocando um monte de coisa espírita aqui, só o que veio na minha cabeça agora…

    Se sentirem vontade de orar por mim depois destas perguntas fiquem à vontade, apreveitem e jejuem! kkkkkkkk

  16. Curti, Curti! Só aquele bagulho lá acho que não era partenogênese, mas Laceração ou Esquizogênese. E quanto a se Jesus vivesse no nosso tempo tenho uns receios, acho que Ele não seria tratado como na época, ou ainda se nós faríamos parte dos que creriam…enfim só pra não, ouvir e não comentar nada…
    E Feliz Natal aí pra galera! o/

  17. Naquela hora que o Mac falou acho era pra ser laceração mesmo, mas daí filosofando na vida pensei: meio que o nascimento de Jesus foi uma partenogênese, porque foi fecundado só pelo gameta feminino…só não foi mesmo porque o ser fecundado foi masculino.. to certo?

  18. sempre baixo seus podcasts mas quase nao comento mas devido ao chororo do bibo ca estou. Um abraco a todos boas festas. Bibo vou te mandar um livro do silas malacheia de natal. Valeu.

    1. Valeu Saverino…. quanto ao presente, não precisa gastar mano, que isso, estávamos brincando (hehe, desculpas para não receber esse livreco)

  19. Ótimo BTCast!! É por isso que o BTCast faz seu efeito, porque está centrado em Cristo. Muito obrigado por compartilharem essa bênção conosco.
    Ah, e Mac, assim que tu fizeste a pergunta: "e se Cristo tivesse pecado?", eu não consegui imaginar o que seria de nós ou o que iria acontecer, simplesmente Cristo foi impecável.
    E para o Alex, a "minhoquinha" que se divide e gera duas é a planária, haha. Bons tempos de Ensino Médio.
    Deus vos abençoe, feliz Natal und bis nächstes Jahr!!

  20. Eu aqui passando roupa e ouvindo o pod… “manda que a hemorragia tá grande!!!”… hahahaha… rachei de rir. Resumiu bem.

    Cs são mt lokos!

    Deus guarde a cada um e mais pods em 2013.

    Abração,

  21. Muito legal pessoal.
    Eu acho muito interessante a maneira que vocês tratam assuntos tão sérios e importantes de uma maneira tão descontraída.
    As vezes dá um nó na mente, mas é muito bom para refletirmos.
    Que Deus continue abençoando a equipe do BiboTalk.

  22. gosto muito do podcast!!
    Confesso que tenho que ouvir algumas vezes o mesmo podcast pra poder entender o minimo que seja, mas já estou aprendendo com vocês baixei vários e a medida do possível vou escutando aos poucos…
    Parabéns, conheci atrávés do Irmãos.com…

  23. Olá Bibo, Alex e Mac!

    Sou muito atarefada por ser mãe e estudante de medicina (no ultimo ano, graças a Deus!!), e já comentei aqui que só tenho tempo de ouvir o BTcast enquanto estou fazendo alguma outra coisa como: dirigindo para o hospital, almoçando ou fazendo caminhadas.
    Gostaria de compartilhar minha experiência com todos. Adoro como vocês falam sobre coisas sérias de maneira tão leve, e isso muitas vezes me faz passar vergonha, por que eu fico rindo sozinha, às vezes eu gargalho mesmo… fico parecendo uma maluca no meio da rua, do trânsito ou no refeitório.
    Aproveito para dizer ao Bibo: não se fazem mais lavagens intestinais (estomacais não!) em parturientes, é totalmente contraindicado, acho que isso é coisa dos anos 80 ou talvez mais antigo.

    Anyways, Bibo, parabéns pelo mestrado e Mac, parabéns pelo bebê!
    Que Deus abençoe vocês e suas famílias, Amém.
    Priscila Pedrosa – Recife.

    1. hehe, como pode ver, só entendemos de teologia mesmo hahaha
      valeu pelo seu carinho Priscila, que bom que nos escolhe para suas horas menos atarefadas…
      pelo menos assim a gente caminha tbm, já que nosso esporte é só teologia hahaha

      forte abraço

  24. Graça e paz, irmãos!
    Gostaria de deixar aqui meu muito obrigado por todos os BTCasts publicados, pois foram de grande valia!Excelente material, tenho usado inclusive para me auxiliar nos meus estudos no seminário onde estudo.
    Que Deus continue abençoando vcs com toda a sabedoria ,força e dedicação que vcs tem dado a nós,nos ajudando a ser benção em nossas igrejas locais.Muito obrigado,pois o trabalho de vcs,faz toda a diferença,em um tempo onde o estudo teológico tem sido desprezado,vcs tem resgatado a sua importância.Deus os abençõe!

  25. Gostei muito desse BTcast o Alex tava frenético msm, vlw pela musica de relaxamento. Tenho que escuta umas duas vezes ainda para pode extrair o máximo do Pod, Deus abençoe esse ministério hoje e sempre. Fiquem com Deus.

  26. Comentando pra dizer que conheci o bibotalk.com ontem por “acaso” e já amo. To dando uma passeada por podcasts antigos pra aprender mais sobre esses temas pertinentes da nossa fé. Baixando… rsrs

  27. Boa noite,

    Tenho uma admiração inefável pelo meu amigo Bibo e portanto quero sugar o máximo de informações cristãs que possam me auxiliar na sabedoria que só Deus pode nos dar. Conhecimento e inteligência adquirimos com leitura e estudos relacionados ao cristianismo. Preciso dessa extração … saudades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *