Torço pro Grêmio Football Portoalegrense, e dai? Quer discutir preferência de time de futebol? Prefiro churrasco à feijoada, algum problema? Não gosto de cantar em pé no louvor, sou menos “crente” por isso? Gosto não se discute, dizem por aí. Cada um tem o seu e deve ser respeitado. Ok, mas e quanto a fé? Alguns vão dizer que é necessário tanto respeito que nunca devo debater sobre assuntos de ordem religiosa. Outros dirão que discutir é defender Jesus, é evangelizar. Talvez ambos tenham um pouco de razão.
Nosso amigo Pedro, o da Bíblia, escreve aos crentes da Capadócia (Mashalá, Mashalááá…. eu vejo novela, blz?) e outras bandas da Turquia numa época onde ser cristão era tenso, mas tenso mesmo. Ele diz o seguinte: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pe 3.15b).
Pensa comigo, você teria coragem de bater-boca sobre a sua fé numa época em que ser cristão podia significar perder literalmente a cabeça? Pedro não está dizendo prum bando de crente burguês que eles devem sair do sofá e ir evangelizar. Ele está dizendo pra gente perseguida que abram a boca e fale pra quem quiser saber em que eles de fato creem. É muito diferente, significa expor-se diretamente ao risco de perseguição.
Trazendo pra nós: o seu amor pelas pessoas à sua volta é tão grande que alguns vem lhe perguntar no que, ou porque você crê em Cristo? A sua ética (leia-se justiça, misericórdia, compaixão, engajamento….) é tão diferente da dos demais que você é perguntado sobre a razão da sua maneira de agir?
Pedro não está sugerindo que você pose de santo, não está pedindo pra compartilhar versículo no twitter (mas, se for necessário e útil faça), nem pra compartilhar os post do Bibotalk (ok, se julgar útil e bom pode fazer). Pedro está dizendo: viva Cristo em sua vida, busque seguir seus passos, seja como um mártir nesse mundo, sacrificando seus desejos em prol do Reino do Deus. Sem falar, sem gritar, sem agitar. Seja um cristão silencioso, porém ativo. Seja de fato um discípulo de Cristo, e aí sim, alguns, talvez, perguntarão sobre as razões da sua fé, e aí manolo, boa conversa….