No começo do capítulo 8 Lucas relata para nós que Jesus está de cidade em cidade anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos e algumas mulheres que Jesus curou, expulsou espíritos imundos a ele cita o nome de algumas dessas mulheres. Inclusive, aqui tem um detalhe: Lucas é o evangelista que mais cita mulheres envolvidas com o ministério de Jesus. Ele ainda coloca uma informação muito legal no final do v.3: “as quais com seus bens ajudavam Jesus e os seus discípulos”.
ㅤㅤㅤㅤ
Acho bacana este registro que Lucas faz do fato dessas mulheres ajudarem a Jesus com seus bens. E o que Jesus estava fazendo? Ele estava proclamando o evangelho do Reino de Deus.
ㅤㅤㅤㅤ
A reflexão se torna evidente: a proclamação do Evangelho do Reino de Deus também precisa da moeda deste mundo, dos seus recursos financeiros. Isto é, o reino de Deus avança nesta Terra com recursos terrenos! Se move por que homens e mulheres entenderam que precisam doar, repartir dos seus bens para que esse anúncio aconteça.
ㅤㅤㅤㅤ
Eu penso que quem não é ofertante/dizimista na igreja que frequenta, está cometendo um erro grave, erro este inclusive que pode se revelar um pecado (avareza). O padrão bíblico em relação ao dinheiro é que ele deve ser usado para a propagação das boas novas e manutenção dos santos, órfãos e viúvas. É impressionante, se eu olho para o AT, eu vejo esse princípio (Dt 18). No NT a mesma coisa, a generosidade e a seriedade das ofertas são estão presentes.
ㅤㅤㅤㅤ
Jesus fala em outro momento que a nossa piedade e a nossa justiça deve exceder a dos fariseus. Se o fariseu dava 10%, os discípulos de Jesus devem exceder. Isto é, a questão de generosidade no Novo Testamento entende que o coração convertido não fica contabilizando moedas para dar de oferta. O coração convertido segundo o NT é aquele coração generoso que entende que precisa repartir os seus bens para que o reino de Deus seja anunciado. Leia 2 Coríntios capítulo 8 e 9 sem as lentes da Teologia da prosperidade.
BTCast 245 clique aqui
Se você não oferta na igreja que você frequenta, se você não é dizimista na igreja que você frequenta, tem alguns problemas. O primeiro é que talvez você não tenha entendido a importância que o seu dinheiro tem para o avanço do Reino de Deus. Eu tô usando aqui um trecho, eu poderia acrescentar outro como quando Paulo escreveu aos filipenses, ele agradece aos Filipenses pelas ofertas e, inclusive fala que os filipenses participam desta obra com ele porque são que doadores, são mantenedores do seu ministério.
ㅤㅤㅤㅤ
Então se você não entende que o dinheiro que você recebe todo mês com o suor do seu trabalho deve fazer parte da obra que Deus quer realizar no mundo, você precisa entender esse princípio. Deus poderia fazer sem o seu dinheiro, mas Ele escolheu os meios deste mundo para proclamar o mundo vindouro.
Neste mundo, a maioria das coisas não são feitas sem dinheiro. O que eu mais escuto de um plantador de igreja é: “Nossa, a gente precisa de alguém com dinheiro.” Pode parecer meio ofensivo e mundano, mas não é, uma igreja com recursos vai mais longe!
ㅤㅤㅤㅤ
Entenda que, parte do seu dinheiro precisa ir para missão, precisa ir para a expansão do Reino de Deus. Agora, se você congrega numa igreja todo domingo e não é um dizimista ou ofertante recorrente nessa casa, então talvez você não tenha entendido esse princípio ainda. O segundo possível motivo pra você não contribuir pode ser porque você não confia nos irmãos, nas irmãs, no pastor e pastoras, você não confia nesse mistério.
Então eu faço uma pergunta pra ti: O que que você tá fazendo aí? O que você está fazendo numa igreja onde tu não dá o teu dinheiro porque tu não confia nos homens e mulheres que administram a igreja?
Quão infeliz deve ser isso! Quão ruim deve estar numa igreja onde você não oferta porque fica olhando o carrão do pastor.
Eu sei que tem muitos pastores que enriquecem às custas da igreja, mas uma coisa é certa queridos: Quem disse que o pastor ter um carrão é um problema por si só? Ele pode ter um bom salário e administrar bem a igreja, ou a igreja é grande… Eu não sou radical nesse sentido.
Agora, se o pastor sustentado pela igreja tem carrão e a igreja não ajuda ninguém, não tem uma obra social decente, não tem uma diaconia efervescente na cidade, não tem ou não ajuda obras missionárias espalhadas pelo mundo, aí realmente temos um problema, na minha opinião.
ㅤ
Deus abençoe todos vocês, é só uma reflexão. Tenho pensado muito sobre isso. Inclusive, na minha própria vida, o que eu tenho feito com meu dinheiro, quem eu tenho ajudado com meu dinheiro? Que ele sirva ao reino de Deus e não seja meu senhor!
Com diz o Ben Witherington, o dízimo é o padrão mínimo de generosidade do crente. (via Paulo Won)