Por que celebramos a ceia com pão e vinho/suco de uva?

Quando ouvimos alguém falar que esses elementos são utilizados na ceia para nos fazer lembrar que, assim como o pão e o vinho são amassados para servirem ao seu propósito, assim também Cristo foi pisado pelos homens para cumprir seu propósito. Isso não está errado e até acho uma boa referência, mas a resposta a nossa pergunta é bem mais simples.
Na Palestina nos tempos de Jesus, principalmente na região da Galiléia, os cereais, sobretudo trigo, oliveiras e vinhas, eram abundantes. O trigo era à base da alimentação (Mc 2.23) e o vinho de uva a bebida mais comum nas festas em todo o Israel (Jo 2.3). Logo, nada mais óbvio do que esses elementos para a ceia, pois era o que Jesus tinha a mão.
Além disso, esses elementos (pão, vinho e azeite) eram tão comuns e usuais nesse tempo que serviam perfeitamente como símbolos ao alcance e compreensão de todos para expressar o que Jesus queria dizer.
Você consegue lembrar onde Jesus utilizou esses exemplos? Que tal começar uma leitura bíblica mais acurada?
Por Rodrigo “Bibo” de Aquino
 Não esqueça de ouvir nossos PodCasts! Clique aqui e veja o menu hehe!

Categorias: Reflexões,Textos

  • Bibo, acho interessante esse assunto pois muita denominações falam que na verdade o vinho era suco. Nós podemos fazer essa mudança segundo a nossa vontade? Fique com Deus e continue o bom trabalho.