O retiro acabou, e agora?

Vamos começar uma nova seção aqui no blog, se chamará “Pitacos”, onde os editores irão comentar alguma notícia ou pensamento.

Quero começar com um pensamento que li no Facebook, do nosso querido ouvinte Renan Yoshima. Ele escreveu:

“Legal acabou o Carnaval e estamos de volta dos nossos “retiros espirituais” para o “mundo”. Quem foi… foi. Quem pulou… pulou. Mas a pergunta é: Voltamos mesmo diferentes, renovados, fortalecidos ou transformados? Será que os nossos retiros tem feito a diferença? Não sei. 90% dos jovens cristãos do Brasil estavam retirados neste carnaval. Fora da circulação metropolitana, fora da festa do povo. Fora do “mundo”. Mas agora então que temos até o próximo Carnaval para ficar neste mundo, será que vamos aplicar o que aprendemos retirados? […]

Pitacos…

De fato, a maioria dos jovens tem a opção de retiros ou congressos nessas datas, o que julgo uma boa forma de ocupar a moçada diante de uma data tão promíscua. Porém, ainda que no carnaval a promiscuidade seja legalizada e exaltada, não podemos nos iludir e achar que ela não acontece durante o resto do ano. Por isso, faço coro com o Yoshima e GRITO aos jovens que voltaram dos   retiros e congressos da vida:

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:22-25 – NVI

Em breve aqui no blog, as pregações em texto e áudio do 33º Congresso de Jovens da MEUC, onde eu, o Bibo e o Alex estivemos ministrando, mas teremos também a pregação gente boa, como o Cleber da MPC de Curitiba, o Régis, o Timóteo e o Dino, jovens missionários.

Categorias: Reflexões,Textos

Tags: ,,