Glossário de Escatologia

Para você entender melhor a linguagem utilizada na série Plenitude dos Tempos, criamos um mini glossário pra vocês. Aproveitem para ouvir o primeiro episódio da série porque nesse final de semana sai o segundo.

Amilenismo – interpreta o milênio de Ap 20 como acontecendo atualmente (entre a primeira e segunda vinda de Cristo). Cristo reina no céu, tanto com aqueles que morreram salvos como com aqueles que ainda estão vivos e foram regenerados.

Anticristo – esse termo pode referir-se tanto a um grande lider iníquo que se levantará perto do fim dos tempos como também a um “espírito anticristão” que é inerente a todo “aquele que nega que Jesus é o Cristo” (1Jo 2:22).

Apocalipse – do grego “apokalupsis”, signigica “revelação”. É o nome dado ao último livro da Bíblia.

Apocalíptico – gênero literário com ênfase em eventos globais e cataclismáticos. Teve sua produção entre 200 a.C. e 200 d.C.

Armagedom – literalmente “a montanha de Megido”. Nome dado ao vale pertencente a cidade de Megido no norte de Israel. Também é o nome dado a batalha escatológica final por Jerusalém, uma vez que tal embate ocorrerá no vale de Megido.

Arrebatamento – evento que compõe a segunda vinda de Cristo onde os crentes se encontrarão com Ele nos ares.

Dia do Senhor – evento que compõe a segunda vindo de Cristo como um todo para a consumação de todas as coisas. O julgamento e a destruição dos inimigos de Deus são características marcantes desse dia.

Dispensacionalismo – sistema teológico que divide a história da salvação em épocas (geralmente sete dispensações) para diferenciar as várias administrações de Deus com mundo. Afirma também que Deus tem dois planos distintos de salvação, um para Israel e outro para a Igreja.

Escatologia – literalmente o “etudo das últimas coisas”. O termo abarca questões relativas a vida após a morte, bem como os eventos relativos ao fim dos tempos.

Futurismo – linha de interpretação que entende que as profecias do livro do Apocalipse (e passagens correlatas) concentram-se no final da presente era e que, portanto, a maior parte do livro ainda tem que ser cumprida.

Grande tribulação – período indefinido de tempo que precede a segunda vinda de Cristo em que acontecerá uma hostilização a Igreja como nunca antes vista.

Idealismo – linha de intepretação que entende o livro do Apocalipse “espiritualmente”. Assim, não há qualquer ligação histórica do livro com enventos políticos e sociais, representando apenas o conflito contínuo entre o bem e o mal.

Historicismo – linha de interpretação que entende o livro do Apocalipse como retratando a história da humanidade bem como as diversas fases da igreja, entre a primeira e segunda vinda de Cristo.

Mid-tribulacionismo – defende um arrebatamento secreto com a segunda vinda de Cristo acontecendo no meio (mid) da grande tribulação (com seus supostos sete anos de duração).

Milênio – período de tempo de mil anos (não necessariamente literais) em que Cristo reina e Satanás é preso (Ap 20).

Novos céus e nova terra – a criação totalmente redimida e livre dos inimigos de Deus, onde os salvos viverão com Cristo eternamente após a Sua segunda vinda.

Parousia – termo grego que significa literalmente “presença”, refere-se a vinda (presença) de Cristo.

Pós-milenismo – crença de que a sociedade vem melhorando desde a primeira vinda de Cristo e que ela, um dia, chegará a um nível de paz e prosperidade sem precedentes. Então é instaurado o milênio (não literal) e Jesus retornará após o término do mesmo (por isso “pós”).

Pós-tribulacionismo – defende que o arrebatamento acontecerá no final (após) da grande tribulação, e que a igreja não será tirada da terra durante esse tempo.

Pré-milenismo – crê que a segunda vinda de Cristo acontece antes do milênio e inaugurará o mesmo. Jesus reinará glorificado na terra nesse período de mil anos com os santos igualmente glorificados em meio a um mundo ainda não redimido e com o pecado ainda em vigor.

Pré-tribulacionismo – defende um arrebatamento secreto com a segunda vinda de Cristo acontecendo antes (pré) da grande tribulação.

Preterismo – linha de interpretação que entende que as profecias do livro do Apocalipse (e passagens correlatas) tiveram seu cumprimento exclusivamente no primeiro século.

Segunda vinda/advento – o retorno de Cristo em glória para, entre outras coisas, destruir seus inimigos e glorificar Seus eleitos. É o evento que porá fim a atual história da humanidade.

Categorias: Reflexões,Textos

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,