Exegese, o quê?

Você já deve ter ouvido falar nos BTCasts sobre EXEGESE. Mas o que é isso? Pra que serve? Como se faz uma?

Não pretendo dar aula do assunto neste post, apenas algumas dicas e um exemplo. Exegese é o exercício que o estudioso da Bíblia faz para buscar compreender o sentido que um determinado texto bíblico tinha em seu contexto original. A exegese é portanto uma ferramenta de trabalho que nos possibilita compreender melhor a Bíblia, e desta forma, pregar, ensinar e viver o Evangelho de forma mais coerente com o todo da Bíblia.

A Exegese respeita alguns parâmetros: é uma análise a partir das línguas originais (hebraico, aramaico e grego), que analisa o texto no seu contexto bíblico, isto é dentro do livro em que foi escrito e no panorama de toda a Escritura. Busca em fontes históricas compreender a cultura e a sociedade, bem como os fatores externos que influenciaram ou determinaram a forma e o conteúdo do texto em estudo. Analisa gramaticalmente, filológicamente, e literariamente um texto para entendê-lo dentro das formas que o autor usou para compô-lo. Leva em consideração as variantes textuais, isto é, as diferenças que existem em os diversos manuscritos antigos que foram conservados para buscar reconstruir o cerne do texto bíblico, deixando de lado as controvérsias que possam atrapalhar o entendimento do texto.

Por último a Exegese busca sintetizar os resultados de sua análise em forma da mensagem central do texto, do esclarecimento de passagens e termos difíceis e buscando relacioná-la com o todo da Escritura.

Para quem gosta do tema sugiro uma leitura aos textos do Alexandre Milhoranza sobre o assunto em seu blog: www.milhoranza.com

Também podem ser consultados os livros:

  • Uwe Wegner, Metodologia Exegética do Novo Testamento, Editora Sinodal.
  • Carlos Osvaldo Pinto, Fundamentos para exegese do Antigo Testamento, Ed. Vida Nova.
  • Edson Francisco, Manual da Bíblia Hebraica, Ed. Vida Nova.
  • Wilson Paroschi, Critica Textual do Novo Testamento, Ed. Vida Nova.
  • Manual de Exegese Bíblica: Antigo e Novo Testamento, Vida Nova.

Pra quem quer VER uma exegese acadêmica estou disponibilizando aqui com exclusividade um trabalho de Metodologia Exegética do Novo Testamento tendo o texto de Filipenses 3.12-16 como foco da pesquisa. O trabalho foi publicado na forma de artigo de iniciação científica na revista teológica Vox Scripturae, Vol XV, no. 02.

Baixe aqui em PDF. (clique com o botão direito/salvar link como)

Categorias: Reflexões,Textos

Tags: ,,,,

  • Lourival Neves

    É de comer ou Brota na água??kkk Lembrando de podcasts anteriores…Vou lê e compartilhar!!

  • Patricia Oliveira

    Muito bom.