Davi teve uma relação homossexual

Davi teve um romance homossexual, é o que dizem alguns historiadores e teólogos…

Não é de hoje que ativistas da causa homossexual fazem esta afirmação: Davi e Jônatas tiveram um relacionamento gay. Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que respeito os homossexuais, não os respeito por que são isso ou aquilo, mas porque são seres humanos criados a imagem e semelhança de Deus. Eles possuem o meu respeito como qualquer outra pessoa.

Contudo, como não concordo com os desvios bíblicos dos pregadores da teologia da prosperidade, não concordo com a teologia gay, quando ela tenta procurar apoio bíblico para legitimar suas práticas, dizendo que a bíblia menciona casais gays, como Davi e Jônatas, Noemi e Rute, Jesus e o apóstolo João, Paulo e Timóteo. Ressalto, que não é todo o movimento que se apoia nesse fundamento, mas volta e meia, aparece um ativista com essas ideias.

Recentemente a revista Super Interessante*, em sua matéria de capa, tratou de questões do universo bíblico, como era a educação, a economia, etc. E numa dessas abordagens, trouxe a questão da homossexualidade, afirmando que Davi e Jônatas tiveram uma relação homoafetiva[1].  O artigo da revista se apoia em dois textos bíblicos:

E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. ” 1 Samuel 18.1 – ARC

E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.” 1 Samuel 20.41 – ARC

Até achei estranho a revista esquecer 2 Samuel 1.26 “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.

Enxergar uma relação homossexual nesses textos é no mínimo já ir lê-los com esses pressupostos, daí não dá. Sem contar que ignora todo o contexto, que nos deixa claro os laços de amizade entre os dois. Será que dois homens não podem ter uma amizade forte e sincera sem que ela seja gay?

A NVI e a Bíblia de Jerusalém (BJ) resgatam melhor o sentido do texto hebraico nesses versículos, vamos conferir:

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo” 1Sm 18.1 – NVI ou “a alma de Jônatas se apegou a de Davi” – BJ

Depois que o menino foi embora, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas, rosto em terra. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas.” 1Sm 20.41 – NVI

Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, mais preciosa (ou mais cara como sugere a BJ) que o amor das mulheres!” 2Sm 1.26

Nesses textos não encontramos conotações sexuais, só a expressão da forte aliança entre dois amigos. Não é difícil entender que Jônatas aceitou ser o segundo, abriu mão do trono. Compreendeu que o reinado de Israel foi dado a Davi pelo próprio Deus.

Sem contar que a bíblia deixa bem clara, que Davi gostava mesmo é de mulher, tanto que teve mais de uma. O amor de uma mulher poderia até ser importante para Davi, mas não lhe era caro, pois foi Jônatas o seu amparo em momentos melindrosos e limítrofes.

E para finalizar, a palavra hebraica para amor, possui um campo semântico amplo, então, é o contexto que dita o sentido dela. Ela pode significar amor paternal (Gn 25.28), amor a Deus (Dt 6.5), ao próximo (Lv.19.18), amor entre homem e mulher (Gn 29.20), atividade sexual (Os 3.1) e segundo exegetas, na história de Davi e Jônatas, o substantivo ahabãh significa amor entre amigos, pois é justamente isso que o contexto sugere.

Então, enxergar nesses versículos uma relação homossexual é “eisegese”, ou seja, forçar o texto a dizer aquilo que penso, e não aquilo que de fato é.
Reforço o que disse no começo, esse texto não é uma provocação aos ativistas gays, ou retaliação , é pura e simplesmente uma análise dos textos bíblicos na procura por melhor compreensão.

 


[1] O artigo sugere a relação homossexual entre Rute e Noemi. Isso é tão absurdo que não analisaremos.

*Super Interessante, edição 305 – Junho/2012

Categorias: Reflexões,Textos

Tags: ,,,,,,,

  • Murilo

    Muito bom este post!!

  • Emerson Feltrin

    Mandou bem Bibo, é sempre uma questão dificil falar de homossexualismo nos dias atuais e tem que “pisar em ovos” para falar do assunto, mas mais uma vez vc foi bem nas palavras.
    A tal revista citada tbem gosta de uma polemica biblica ne???
    Lembro sempre nesse questão do que disse o Padre Marcelo Rossi uma vez e foi mal interpretado: Deus ama o homossexual, mas nao ama o homossexualismo. Fizeram um escandalo lembra?
    Bom OMEDETO pelo blog, pelos podcast e pelos textos.. Ow o livro é massa hein to gostando bastante valeu…
    E parafraseando o Pe Marcelo Rossi, Deus ama os corintianos, só não ama o …. rsssss
    abraaaaaaçooooo e namaste!!!!

  • Marcelo koga

    Como sempre mandou bem!!!

    • Bibotalk

      vigia irmão!

  • duda

    Não enxergar uma relação homossexual nesses textos é no mínimo já ir lê-los com esses pressupostos, daí não dá

    • Bibotalk

      enxergar uma relação homossexual nesses textos é no mínimo já ir lê-los com esses pressupostos, daí que não dá

  • Mandou muito bem, Bibo!
    Essa galera já lê a Bíblia com a intenção de embasar seus conceitos e opiniões. Desse jeito podemos destorcer vários textos da Bíblia querendo adequar as nossas próprias crenças e não a que Deus quis realmente falar.

  • Giovana Berbert

    Muito bom o texto Bibo! Curti e compartilhei, acho que muitos precisam ler! Ah, e essa semana ouvi uma “ótima” justificativa sobre a homossexualidade: “Não há casos de quem Jesus tenha curado homossexuais, logo não era algo errado que precisava de cura!”. Minha cara para ele: Hãn?!

    • Icaro

      Olá Roberto,
      Eu era homossexual e hoje sou Cristão.Não concordo com a sua tese ou pensamentos em dizer que os homosexuais querem ser cristãos é uma coisa sem nexo…Então, pelo que entendi, VC separaria todos os homosexuais de que acreditam em Deus? Eu entendo que a Bíblia está clara qdo se fala dos homossexuais, porém Deus ama a todos por igual. Quando VC fala de abominação, Nunca julgue ninguém, ame ao próximo como se fosse VC. Nosso trabalho aqui na terra” acredito eu ” é trazer as pessoas para nós e não separa- las ou condena- las, achando que VC é o certo. Só Deus tem o poder de Julgar ou condenar…vai saber o que VC faz de errado,enfim. É nisso que acredito e não me entenda mal, simplesmente não gostei da forma de como VC se dirigiu..A paz do Senhor.

  • Isabelle Araújo

    é muito fácil criticar para quem está de longe. Quem não tem um filho, irmão ou amigo homossexual, viver com as criticas e julgamentos de gestos, olhares e comentário sobre tal diferença que mesmo com o passar do tempo sempre será exceção na natureza; mas como mudar ou reverter?
    Sou homossexual e frequento a igreja sempre que posso, ofertas especiais e até dizimo do meu salário que não pouco, mas, percebo os olhares diferentes daqueles que me julgam mais do que o próprio Cristo. Pensam que estou no fundo do posso ou doente e precisando da misericórdia de DEUS naquele momento sem perceber que estou feliz e indo cumprir minha obrigação de participar de uma reunião e ajudar na casa do senhor para que ele continue abençoando minha vida e continue me protegendo em todas as horas junto com meu patrimônio’confesso que é difícil; já pensei em mudar de igreja e participar de outra denominação exclusiva para homossexuais mas tantas pregações contra nossa prática de vida me confundem.Deixando uma duvida em saber se abandono aquele lugar ou continuo ,para agrada-los e me distanciar de DEUS, só porque no pensamentos da maioria sou um monstro naquele lugar santo…

    • Bibotalk

      Olá Isabelle, tenho um sobrinho gay, e o amo muito. Não me coloco no mesmo saco do Feliciano, não é justo. Meu texto aqui, é contra os militantes gays, não contra pessoas como vc e meu sobrinho. Meu txt só quis deixar claro que não dá pra querer justificar com exemplos bíblicos essa prática, ok?

      só não entendi o final do seu comentário, por que exatamente vc está confusa? Se entendi, vc jamais deve frequentar uma igreja para agradar homens.

    • Ricardo Pacheco

      Isabelle, eu tenho um irmão e um tio que são homossexuais e os admiro muito, principalmente pelo fato de se tratar de pessoas de caráter muitas vezes mais exemplar do que de um ‘homem de Deus’.

      São pessoas que eu amo, são tementes a Deus e infelizmente sofrem de preconceito. Isso me deixa profundamente preocupado.

      Quando me deparo com o assunto homossexualidade sempre me vem à mente esses meus familiares e eu coloco em oração e peço a Deus discernimento e sabedoria para lidar com eles e para que eu os trate sempre com o amor que Jesus nos transmitiu.

      Quando paro pra pensar nos quesitos “certo/errado”, eu costumo pensar: “Po, Jesus nos mostrou a importância e a realidade do Reino dos Céus. Ele sempre procurou nos mostrar o quanto as coisas do alto importam mais do que as coisas terrenas”.

      Isabelle, Jesus nos ensinou que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.

      Eu acho que finalmente, se alguém tomar a consciência de que nada na vida importa mais do que amar a Deus, acredito que Ele, com sua maravilhosa graça, transforma o que precisa ser transformado, cura o que precisar ser curado, orienta o que precisar ser orientado.

      Acho que quando você se entra a Cristo, de verdade, com todo o seu ser e com toda convicção, de modo algum Ele nos lançará fora.

      Não me espanta saber que as pessoas na igreja não sabem lidar com você, porque eu acho que talvez elas não tenham compreendido realmente o amor de Jesus.

      Que Deus te fortaleça e te direcione em sua caminhada!

  • Icaro

    Olá Roberto,
    Eu era homossexual e hoje sou Cristão.Não concordo com a sua tese ou pensamentos em dizer que os homosexuais querem ser cristãos é uma coisa sem nexo…Então, pelo que entendi, VC separaria todos os homosexuais de que acreditam em Deus? Eu entendo que a Bíblia está clara qdo se fala dos homossexuais, porém Deus ama a todos por igual. Quando VC fala de abominação, Nunca julgue ninguém, ame ao próximo como se fosse VC. Nosso trabalho aqui na terra” acredito eu ” é trazer as pessoas para nós e não separa- las ou condena- las, achando que VC é o certo. Só Deus tem o poder de Julgar ou condenar…vai saber o que VC faz de errado,enfim. É nisso que acredito e não me entenda mal, simplesmente não gostei da forma de como VC se dirigiu..A paz do Senhor.

  • Thomas

    Não enxergar uma relação homossexual nesses textos é no mínimo já ir lê-los com esses pressupostos, daí não dá.

    • Alexander Stahlhoefer

      O contrario tb é verdade.

      • Thomas

        Nenhuma verdade é absoluta. Ainda mais quando se trata da bíblia que possui diversas interpretações. Mas como não acredito nela nada é verdade.

  • Karen

    Leseira Baré