BTAsk 05 – Anjos caídos

 

Olá pessoal, tenho uma questão referente ao texto abaixo:

“Embora vocês conheçam tudo isso, quero lembrar que o Senhor salvou o povo de Israel, tirando-o da terra do Egito, mas depois destruiu aqueles que não creram. Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados.” Judas 1.5-6 (NTLH)

Achei essa passagem interessante, pois ela relata a respeito de anjos que estão presos em correntes eternas. Então eu lembrei que no BTCast 102 sobre os anjos, vocês falam que os anjos caídos ainda podem chegar à presença de Deus, porém os relatodos no texto em questão estão presos. Existe alguma teoria sobre esses anjos “presos”?

Olá amigo ouvinte, muito obrigado pela pergunta! O livro de Judas contém muitos versos em desarranjo no original em grego. À primeira vista o autor estava com muita pressa para combater as heresias na igreja e acabou escrevendo sem muita polidez gramatical.

Além disso ele faz muitas citações da literatura apocalíptica do judaismo do segundo templo (entre os séculos II a.C e I a.C.). Este trecho sobre anjos caídos e presos esperando julgamento são tirados do livro de Enoque e do manuscrito de Qumrã “Regras da Comunidade – 1 QS”.

O papel dos anjos na apocalíptica era essencial, pois não haviam mais profetas. Além disso vários manuscritos trazem a expressão “mistérios de Deus” referindo-se ao julgamento final. E tudo isso acontecia com o envio de anjos ou pelo intermédio de anjos lutando junto com os homens contra as hordas do mal, representadas por Belial.

Esse julgamento, segundo a literatura apocalíptica desse período já está pré-determinado. Embora a batalha vá acontecer ocasionando muito sofrimento, Belial e seu exército será derrotado. É sobre isso que Judas fala.

Categorias: BTAsk

Tags: ,,,

  • Samuel

    Então um autor inspirado citou um livro não inspirado.
    Como eu devo considerar esse texto? Verdadeiro como toda a bíblia ou uma viagem como todo o Livro de Enoque?

  • Jonathan

    Olá Milhoranza,
    Deixa ver se eu compreendi. Judas se utilizou da literatura apocalíptica que era familiar aos Judeus naquela época para combater a heresia, e deixar claro que a condenação viria para aqueles que estavam praticando tais heresias, sendo assim, ao mencionar os anjos caídos, e as citações de livros que para nós hoje são não canônicos, ele não está querendo dizer sobre algo que já aconteceu, e sim que irá acontecer?
    No sentido de que, àqueles que estavam praticando heresias, estão fadados a condenação, assim como os anjos caídos, e os que foram condenados na destruição de Sodoma e Gomorra, etc.

    Abraço.

  • Hebertty Dantas

    Sinceramente…,achei confuso. Os anjos estão amarrados ou não? livres na terra? O texto não se refere ao passado? então, como é possível essa construção textual que mistura passado e futuro?