Lado a Lado #009 – Aborto | Abrindo a Caixa Preta

Desde muito cedo na história humana, as tentativas para refrear a gravidez envolveram o aborto. Dependendo da civilização e corrente religiosa ele pode ser considerado como ato de misericórdia, de salvamento da mãe, uma modalidade de planejamento familiar ou até mesmo como uma forma de humilhar inimigos.

Mas afinal, o que é o aborto? Quais são os procedimentos são usados para provoca-lo? Como ele foi visto no decorrer da historia ocidental? O que os dados que a Pesquisa Nacional de Aborto e da Pesquisa Nacional de Saúde realmente nos revelam?

Buscando responder essas e outras perguntas, além de compreender quais são as questões medicas, jurídicas, éticas e bíblicas relacionadas ao tema; Andrea Menezes, Gabriellen CarmoTatinha Vidal e Silvana Silva iniciam uma conversa sobre aborto, nessa primeira parte abordando suas percepções ao longo da história, a fim de desmistificar esse tema que acabou se tornando um espantalho ao longo dos anos, promovendo assim a compreensão desse tema pelo Corpo de Cristo, com o propósito de promover a saúde da igreja.


Vitrine: Giancarlo Marx
Edição: Rogério Moreira Jr


Recomendamos

OsPiacast – A Dignidade Humana e a Militância Pró-Aborto


Se aprofunde no assunto..


Referências Bibliográficas:
Vasconcelos AMN, Gomes MMF. Transição demográfica: a Experiência Brasileira. Epiemiol. Serv.Saúde, Brasília 21(4): 539-548.
Jane Soares de Almeida. Educadoras Protestantes em São Paulo no Século XIX. Unesp.
Como as mulheres se viravam para evitar a gravidez na Antiguidade. (Site)
Diniz D, Medeiros M, Madeiro A. Pesquisa Nacional de Aborto. Ciencia & Saúde Coletiva 22(2): 653-660, 2017.
Silvana Morandini. Aspectos Éticos e legais do aborto. Ribeirão Preto 04/2014.
Blanc AK, Tsui AO. The Dilemma of past Success: Insider’s Views on the future of the International Family Planning Movement. Studies in Family Planning 36(4): 263-276, 2005.
Maria das Dores Campos Machado. Identidade religiosa e moralidade sexual entre católicos e evangélicos. In: Direitos Tardios: saúde, sexualidade e reprodução na América Latina. Fundação Carlos Chagas, 1997.

Categorias: Lado a Lado,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,