Lado a Lado #009 – Aborto | Abrindo a Caixa Preta

 

Desde muito cedo na história humana, as tentativas para refrear a gravidez envolveram o aborto. Dependendo da civilização e corrente religiosa ele pode ser considerado como ato de misericórdia, de salvamento da mãe, uma modalidade de planejamento familiar ou até mesmo como uma forma de humilhar inimigos.

Mas afinal, o que é o aborto? Quais são os procedimentos são usados para provoca-lo? Como ele foi visto no decorrer da historia ocidental? O que os dados que a Pesquisa Nacional de Aborto e da Pesquisa Nacional de Saúde realmente nos revelam?

Buscando responder essas e outras perguntas, além de compreender quais são as questões medicas, jurídicas, éticas e bíblicas relacionadas ao tema; Andrea Menezes, Gabriellen CarmoTatinha Vidal e Silvana Silva iniciam uma conversa sobre aborto, nessa primeira parte abordando suas percepções ao longo da história, a fim de desmistificar esse tema que acabou se tornando um espantalho ao longo dos anos, promovendo assim a compreensão desse tema pelo Corpo de Cristo, com o propósito de promover a saúde da igreja.


Vitrine: Giancarlo Marx
Edição: Rogério Moreira Jr


Recomendamos

OsPiacast – A Dignidade Humana e a Militância Pró-Aborto


Se aprofunde no assunto..


Referências Bibliográficas:
Vasconcelos AMN, Gomes MMF. Transição demográfica: a Experiência Brasileira. Epiemiol. Serv.Saúde, Brasília 21(4): 539-548.
Jane Soares de Almeida. Educadoras Protestantes em São Paulo no Século XIX. Unesp.
Como as mulheres se viravam para evitar a gravidez na Antiguidade. (Site)
Diniz D, Medeiros M, Madeiro A. Pesquisa Nacional de Aborto. Ciencia & Saúde Coletiva 22(2): 653-660, 2017.
Silvana Morandini. Aspectos Éticos e legais do aborto. Ribeirão Preto 04/2014.
Blanc AK, Tsui AO. The Dilemma of past Success: Insider’s Views on the future of the International Family Planning Movement. Studies in Family Planning 36(4): 263-276, 2005.
Maria das Dores Campos Machado. Identidade religiosa e moralidade sexual entre católicos e evangélicos. In: Direitos Tardios: saúde, sexualidade e reprodução na América Latina. Fundação Carlos Chagas, 1997.

Categorias: Lado a Lado,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Guilherme Piton

    O programa foi muito didático e a discussão vai se tornar muito produtiva. Não sabia que haviam tantas pesquisas a respeito do tema. A forma como as meninas abordaram foi muito boa.
    Olha, eu não quero aguardar um mês pra ver o próximo episódio. Adianta aí pelo bem dos fãs! #pas

    • Silvana Oliveira E Silva

      Que bom que gostou Guilherme. Bem, infelizmente você vai ter que esperar. Afinal, para algumas coisas na vida, a grande lição é a espera.
      E felizmente, dezembro já é depois da esquina!

  • Confesso que quando baixei para escutar, estava completamente armado; uma pessoa falou que vocês estavam sendo pró-aborto e que havia se decepcionado.
    Mas felizmente, fui acalmado já no disclaimer que fizeram no início.

    Mais uma vez um excelente episódio! Já estou aguardando a segunda parte.
    Um abraço
    Abner Lobo
    Os Piácast

    • Gabriellen Carmo

      Quero saber quem foi pra eu orar pra pessoa aprender a interpretar melhor as coisas que ouve.

      • AUHUHASUHASUHASUHUHASUHASUHASUHAS

        Contrato de preservação de identidade, só conto sob ordem judicial!

        • Gabriellen Carmo

          Não tem como me conhecer um pouquinho que seja e acreditar que eu teria uma postura pró-aborto, né, Abner. Digo isso das outras meninas também ahahaha

          • SIIIM… essa é uma verdade!!!

          • Silvana Oliveira E Silva

            Quem me conhece sabe das minhas tretas contra quem tolera o aborto. Realmente é triste saber que alguém ouviu e interpretou de forma tão equivocada o que eu disse. Se me chamasse de isentona, eu entenderia, mas de pró aborto, puxa…. só espero que esta pessoa ouça o próximo programa, assim como os anteriores que recomendamos sobre anticoncepcionais e fertilização in vitro.

          • Também espero!!!! Recomendarei novamente para a pessoa…

  • THIAGO MENILLO

    O lado a lado já mora no meu coração, depois de agradecer ao meu comentário, então, já ganhou usucapião!

    • Silvana Oliveira E Silva

      Heheh obrigada. Não deixe de escutar o próximo. Digamos que esta foi a parte light da discussão.

  • Gyselle P. Teixeira Correia Li

    Ótimo cast meninas, só uma correção, acho que foi a Sil que mencionou o filme Mulheres de Aço com a Julia Roberts, o filme se chama Flores de Aço (de 1989), Mulheres de Aço é uma série BR da GNT, e a personagem da Julia Roberts não tem câncer, ela tem diabetes. Só essa começão mesmo 😉
    Filme é lindo e vale muito a pena, mesmo com o spoiler! Um beijo!

    • Silvana Oliveira E Silva

      HEHEHEHEHEH por isso tem que haver pelo menos uma ouvinte atenta!!!!!

      Menina, eu vi esse filme no século passado eu acho, realmente só lembrava que tinha Julia Roberts – Doença Grave e ameaçadora à vida – Gravidez – Sacrifício. Olha só….
      Depois de mais de uma semana vem a primeira correção.

      Obrigada pela contribuição. Vale uma errata no próximo episódio, e um pedido de desculpas a quem ficou caçando Mulheres de Aço com Julia Roberts no imdb e deve estar me xingando agora kkkkk

      E foi um spoiler mesmo pq imaginei que infelizmente poucas pessoas iriam atrás desse filme, se não fosse por motivação de debate. Mas as meninas me seguram (menos a Tatinha que adora um spoiler…vai entender).

      Espero seu comentário no próximo episódio também! Beijos

      • Gyselle P. Teixeira Correia Li

        Pois é, demorei para responder por causa da correria, até achei que alguém já tinha corrigido e quando entrei no site para comentar vi que ninguém tinha feito, então aproveitei kkk
        Pode deixar que comento sim!