Lado a Lado #004 – Educação Sexual

Vivemos numa sociedade onde se fala muito sobre sexo, mas a sexualidade nunca esteve tão confusa na mente das pessoas. E isso se aprende ou já nascemos prontos? Como falar de sexo com os mais novos? E quem deve cuidar disso?
Afinal de contas, sexo é tema para as igrejas? Onde foi que a família perdeu o protagonismo nesse processo? Ou deixemos tudo com a escola?

Tanta pergunta incendiou as cabeças de Andrea Menezes, Tatinha Vidal e Silvana Silva, que receberam Rogério Moreira Junior para refletir sobre essa e muitas outras questões relacionadas à Educação Sexual.

Tirando de debaixo do tapete a trajetória da sexualidade no Cristianismo, e como a modernidade nos trouxe dificuldades, procuramos elaborar uma possível solução para o abismo que existe entre o que as igrejas debatem sobre o tema, e a realidade nua e crua de seus membros, ainda vivendo num mundo caído e totalmente depravado.
Como este é um episódio longo, sugerimos aos que não dispõem de tempo um breve namoro com o Pause, que pode ser pressionado nos intervalos do dossiê. A discussão pegou fogo!

Prepare seu extintor de incêndio e venha apagar o fogo da ignorância sobre sexualidade, expanda a mente e simplesmente deixe rolar….


Vitrine: Giancarlo Marx
Edição: Rogério Moreira Jr

Referências

Artigos

  • Suplicy M, Egypto AC, Vonk FVV, Barbirato MA, Silva MCP, Simonetti C, et al. Guia de orientação sexual: diretrizes e metodologia. 10ª ed. São Paulo (SP): Casa do Psicólogo; 2004. (site)
  • James Reaves Ferris. Sexualidade Fiel. Revista Caminhando v. 12 n. 19. 133-148, jan–jun 2007.
  • Luiz Felipe C. Ribeiro. Sexualidade Cristã primitiva nos catálogos de vícios – História e arqueologia de uma interdição. Oracula, S. Bernardo do Campo, 3.6, 2007
  •  Paulo R. M. Ribeiro. A Institucionalização dos saberes acerca da sexualidade humana e da educação sexual no Brasil. In: Maria Neyde Figueiró . Educação Sexual: Múltiplos sistemas, compromissos comuns. Londrina, UEL, 2009.
  • Maria das Dores Campos Machado. Corpo e Moralidade Sexual em grupos religiosos. Estudos Feministas N1/95:7-27.
  •  Mary Neyde D. Figueiró. Orientação Sexual: Múltiplos Temas, Compromissos Comuns. Londrina, UEL, 2009
  •  Albert Mohler Jr. Teologia bíblica e a Crise da Sexualidade. Tradução de Vinícius Silva Pimentel. (site)
  •  Paulo Ricardo. Educação Sexual de Crianças e Adolescentes. (site)

Categorias: Blog,Lado a Lado,Podcast

Tags: ,,,