Lado a Lado #004 – Educação Sexual

 

Vivemos numa sociedade onde se fala muito sobre sexo, mas a sexualidade nunca esteve tão confusa na mente das pessoas. E isso se aprende ou já nascemos prontos? Como falar de sexo com os mais novos? E quem deve cuidar disso?
Afinal de contas, sexo é tema para as igrejas? Onde foi que a família perdeu o protagonismo nesse processo? Ou deixemos tudo com a escola?

Tanta pergunta incendiou as cabeças de Andrea Menezes, Tatinha Vidal e Silvana Silva, que receberam Rogério Moreira Junior para refletir sobre essa e muitas outras questões relacionadas à Educação Sexual.

Tirando de debaixo do tapete a trajetória da sexualidade no Cristianismo, e como a modernidade nos trouxe dificuldades, procuramos elaborar uma possível solução para o abismo que existe entre o que as igrejas debatem sobre o tema, e a realidade nua e crua de seus membros, ainda vivendo num mundo caído e totalmente depravado.
Como este é um episódio longo, sugerimos aos que não dispõem de tempo um breve namoro com o Pause, que pode ser pressionado nos intervalos do dossiê. A discussão pegou fogo!

Prepare seu extintor de incêndio e venha apagar o fogo da ignorância sobre sexualidade, expanda a mente e simplesmente deixe rolar….


Vitrine: Giancarlo Marx
Edição: Rogério Moreira Jr

Products from Amazon.com.br

Referências

Artigos

  • Suplicy M, Egypto AC, Vonk FVV, Barbirato MA, Silva MCP, Simonetti C, et al. Guia de orientação sexual: diretrizes e metodologia. 10ª ed. São Paulo (SP): Casa do Psicólogo; 2004. (site)
  • James Reaves Ferris. Sexualidade Fiel. Revista Caminhando v. 12 n. 19. 133-148, jan–jun 2007.
  • Luiz Felipe C. Ribeiro. Sexualidade Cristã primitiva nos catálogos de vícios – História e arqueologia de uma interdição. Oracula, S. Bernardo do Campo, 3.6, 2007
  •  Paulo R. M. Ribeiro. A Institucionalização dos saberes acerca da sexualidade humana e da educação sexual no Brasil. In: Maria Neyde Figueiró . Educação Sexual: Múltiplos sistemas, compromissos comuns. Londrina, UEL, 2009.
  • Maria das Dores Campos Machado. Corpo e Moralidade Sexual em grupos religiosos. Estudos Feministas N1/95:7-27.
  •  Mary Neyde D. Figueiró. Orientação Sexual: Múltiplos Temas, Compromissos Comuns. Londrina, UEL, 2009
  •  Albert Mohler Jr. Teologia bíblica e a Crise da Sexualidade. Tradução de Vinícius Silva Pimentel. (site)
  •  Paulo Ricardo. Educação Sexual de Crianças e Adolescentes. (site)

Categorias: Blog,Lado a Lado,Podcast

Tags: ,,,

  • Ótimo episódio! Esse episódio me fez refletir como eu poderia mudar esse tema no meu ambiente, mas percebi que eu mesmo não estaria preparado para lidar com isso. Como orientar, se não estou preparado? Complicado. E mais complicado que isso é onde buscar essa “preparação”?

    A indicação no PADD não foi a primeira. O primeiro episódio de vocês já havia sido recomendado no PADD102. O Lado a Lado já está sendo divulgado desde o primeiro episódio, pois merece! 😉

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Silvana Oliveira E Silva

      Que honra!!! Que honra!

      Obrigada!

  • Priscila Bulbarelli Ferreira

    Muito obrigada por trazerem esse assunto a tona. Um grande problema que identifiquei, porque passei por isso quando mais jovem, é que algumas pessoas pegam o princípio de que não pode fazer sexo antes do casamento e ponto final, ai quando você é um adolescente/ jovem que foi criado na igreja e fugiu a essa regra, você fica simplesmente impossibilitado de falar sobre o assunto, resultado: você não fala na igreja e recebe instrução fora.
    Eu e meu namorado falamos muito sobre, pois foi algo que identificamos como um grande problema em termos sido “criados” dentro da igreja. Sempre foi, para nós, um tabu falar sobre isso com outras pessoas, mesmo hoje quase chegando ao casamento, ainda não temos diálogo com nossos pais ou outras pessoas sobre.

    • Silvana Oliveira E Silva

      Pois é, grande problema. obrigada por sua contribuição.

  • Jefferson Matos

    Ótimo episódio. Não concordei com uma conclusão que tiraram da pesquisa relativo ao item de “palestras separadas”.

    Quebrando meu sigilo (rs) botei que “Sim”. Não por achar que o homem é sexual e a mulher não. Foi único e exclusivo por eu ter imaginado uma palestra para jovens solteiros da igreja, imaginei que poderia ser meio constrangedor. Imaginei que poderia se falar mais abertamente quando separados. Mas em ambas palestras seriam tratados assuntos como prazer e satisfação própria e do cônjuge. Comentei com minha esposa e ela respondeu sim e pelos mesmos motivos que eu.

    No mais, adorei as considerações, o podcast está fantástico e estou certo que só tem a evoluir.

    • Silvana Oliveira E Silva

      Puxa, curti a tua forma de ver. Algo a ser pensado.
      Por isso amamos comentários.

  • Meninas, mais uma vez um excelente episódio!!

    Infelizmente as igrejas não sabem lidar muito bem com a questão sexual, ou tratam como algo totalmente obscuro e que não pode ser comentado, ou então, abordam e deixam um tanto quanto infantil essa questão. Lembro que determinada vez, minha igreja foi falar sobre isso para os jovens, mas a pessoa que estava palestrando levou um Piupiu de pelúcia (sim do Frajola) dentro de uma gaiola e também uma joaninha de plástico, representando os orgãos do homem e da mulher (respectivamente). Para resumir, o único assunto abordado no final foi: “Menino, você tem que guardar o seu na gaiola, pra quando casar a joaninha se abrir pra você”

    Acredito que as pessoas lembram da palestra, mas apenas pela galhofa que foi. Acho importante trabalhar com os nomes reais, falar sobre doenças, sobre faixas etárias…
    Como igreja precisamos melhorar muito ainda nessa questão…

    Parabéns pelo episódio, e se precisar que responda mais um questionário, pode contar comigo!

    • Silvana Oliveira E Silva

      Olha, achei fofo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Que meigo pra chuchu… mas infantil

      Realmente agregou pouco conhecimento. É comum um educador tentar usar o humor, mas esse é o risco, perder o cerne da palestra.
      agora vou sonhar com isso kkkkkk

      Obrigada pelo comentário

      • HAHAHAHAHAHAAHAHAH

        sinto muito pelo péssimo sonho!!! ahhahaaha

      • Priscila Bulbarelli Ferreira

        Já pensou a menina nunca viu um piru ao vivo e a cores, ai vai pra lua de mel achando que é um frajola?! HAHAHAHHAHAHHA

        • ahahahahahahahha ia ser no mínimo engraçado!

        • Silvana Oliveira E Silva

          Caraca… que choque hein

    • Priscila Bulbarelli Ferreira

      Graças a Deus a última palestra que assisti sobre o tema, na minha igreja atual, foi com um objeto fálico de borracha mesmo (aliás, acho que ela levou mais de um desses objetos), mas era com uma “irmãzinha” psicóloga e sexóloga.

  • Lourival Gonçalves

    Será esse o 7 tons mais Santos do Lado a lado?kkkk.Baixando!

    • Silvana Oliveira E Silva

      Obrigada por tua fidelidade em ouvir…. Felizes

    • @eddiethedrummer:disqus acho que o problema é com você! aahhhahaha