Fora do Éden 23 – Arca de Debates: Tolkien vs Lewis

 

Senhoras e Senhoras, a Arca vem. Singrando os mares diluviais que separam Nárnia da Terra Média, nós aportamos em Cair Paravel e em Portos Cinzentos para o embarque da ilustre plateia que nos acompanha hoje. Porque nessa edição, amigos e amigas, nós abrimos um espaço no meio da embarcação para colocar aqui um ringue e realizar o combate em debate mais importante do século XX: dois homens, dois autores, dois criadores de mundos, dois amigos que hoje se reúnem aqui não para um chá, mas para medir forças e descobrirmos que é o melhor: C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.

Acompanhe neste debate os argumentos dos dois lados, e descubra quem leva a melhor neste embate entre gigantes. Seja bem vindo ao Arca de Debates.

Participante: Rogério Moreira Jr.

Convidados: Gabriellen Carmo (juíza), Rilson Joás e Silas Garcia (time Lewis), Rodrigo Chaves e Douglas Xavier (Time Tolkien).


Comunidade no Telegram e grupo no Facebook do Fora do Éden

Categorias: Fora do Éden,Podcast,Sem categoria

Tags: ,,,,,,,,

  • Eduardo Oliferr

    Olá Pessoal! Muito legal a proposta do podcast. Me diverti escutando. Muito embora existam bons argumentos que não foram colocados sobre Tolkien (se eu tivesse no podcast as coisas seriam bem diferentes kkkk).Adorei a imagem dos dois autores lutando. Enfim, ótimo trabalho!
    Eduardo
    Administrador e fundador do
    http://www.tolkienbrasil.com

    • Rodrigo Chaves

      Eu ouvindo usaria alguns outros pontos, mas cara a pressão era grande. O host um coração gelado ea juíza rígida. Haahahah valeu.

      • Rogério Moreira Júnior

        gente, coração gelado? Sai daqui, ô ursinho carinhoso =P

    • Rogério Moreira Júnior

      Opa, e ai @eduardooliferr:disqus! Fica ai a dica pra te chamar pro próximo!

      Abraços!

  • Lewis é um autor de nicho. Embora Crônicas de Nárnia atinja um público fora do cristianismo, ele não tem a capilaridade e a influência na cultura que Tolkien tem.

    • Rodrigo Chaves

      O Lewis tem uma coisa que o Tolkien não tem: escrever coisas complexas como se fossem fáceis. Mas o que o Tolkien fez de criar um mundo inteiro é algo ímpar na história.

    • Rogério Moreira Júnior

      Cara, não sei se de nicho exatamente (rolaram os filmes e foram além do gueto cristão), mas acho que é uma obra geral que, embora seja conhecida por quem é de fora, é muito mais forte entre os cristãos. Já o Tolkien é forte entre todos de forma igual.

  • Leo Ribeiro

    parabens pelo trabalho, mas; teamlewis!!!!

  • Welber Martins

    Senti em um momento que Lewis venceria . No último bloco, time Lewis poderia ter usado, contra argumento que o primeiro, e segundo argumento do time Tolkien foi muito parecido. Mas o empate é justo. Um com uma representatividade gigante na cultura, e o outro no Papel do Cristianismo no mundo. Alguma chance de Sair um Arminio vs Calvino? Obs: o o último podcast do crentassos sobre Senhor do anéis, para mim jogou no chão essa História de Tolkien ñ usava alegoria

    • Rodrigo Chaves

      Não escuto crentassos mas o próprio Tolkien disse isso é cartas e nas suas biografias oficiais os autores relatam sempre isso. Que alegoria, para Tolkien, limita a obra.

      • Welber Martins

        E isso eles brincam no podcast, que ambos falam que não usam Alegorias. Imagina se usassem kkkk

        • Rogério Moreira Júnior

          Não, mas acho que o Lewis tá mais de bouas com as alegorias até. Tipo, ele realmente trabalha com uma ideia de “isso é como aquilo”. Já o Tolkien não curte isso (e acusava o Lewis de ser alegorista) pela ideia de que a história ali era mais independente, se não me engano.

  • Falando de Tolkien, pra galera que curte podcasts na temática nerd e geek, segue recomendação de podcast e episódio sobre futuro: http://geekslab.com.br/2017/03/27/geeks-lab-03-o-celular-que-assa-pizza/

    • Rogério Moreira Júnior

      JABA DETECTED!

  • Rafael Paiva da Silva

    Muito legal o debate, parabéns!
    C S Lewis > Tolkien
    Minha esposa está fazendo uma grande tatuagem do leão Aslam, vejo ele em várias tatuagens por aí, bem menos que os personagens do Tolkein, ou seja, o personagem do Lewis é muito mais venerado, impactou a vida de muitas crianças e adultos.
    Mas Tolkien não é ruim não tadinho! rss

    • Rogério Moreira Júnior

      Hum… Mas tem uma rapaziada por ai que usa também a árvore de Gondor, né? Ou o verso do anel.

      Na próxima o pessoal pode usar esse seu argumento =P.

      Abraços!

  • Silas Stein Garcia

    Fala Rogério!!
    Foi um prazer participar desse debate meu amigo!!
    só uma correção, meu nome é Silas Garcia e não Silas Campos 😉
    E Lewis é Irlandês e não Escocês. 😛
    um abraço

    • Rogério Moreira Júnior

      Opa, arrumando!