FdÉ #29 – Cracolândia, Pais convocados no MS, Caio Fábio preso

 

Olá, passageiro! Tudo bem? Como que está a sua estadia aqui na arca? Sim, Sim, eu já tentei falar que alguns animais deveriam ficar mais isolados (não é agradável dividir cabine com um casal de gralhas). Mas estamos com um ótimo clima hoje! Todo mundo está aqui no convés aproveitando esse sol de 40º, já que, depois de semanas, voltamos ao Brasil. Escuta só essas notícias que estão tocando nos auto-falantes. Ouvi falar que rolou uma encrenca entre o Ministério Público e alguns moradores de Dourados, uma cidade lá no interior do Mato Grosso do Sul. Coisa de escola, sabe? E eu sei que o pessoal conversou com um pessoal de um projeto que ajuda dependentes químicos lá na cracolândia. Ah, também soube que até o tal do Caio Fábio foi citado no programa. Ei, não fale o nome dele alto …. não pega bem falar isso em voz alta. O que ele aprontou? Não sei bem. Sei que tem Cayman no meio …. Cara, vou ter que ir. Esse sol todo na cabeça desses animais não está produzindo um cheiro muito bom. Vou lá dentro pegar alguns ventiladores. Aproveita o programar enquanto isso, eu já volto.

Participantes: Derly de Lana Cordeiro, Marcelo Edreira, Rogério Moreira Jr. e Ronaldo Lana
Convidados: Gerson Machado, William Erthal, Silvana Silva (podcast Lado a Lado) e Giancarlo Marx (podcast Ampulheta)

Link para grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/3HxXV21nlcW82jUyqlihSm

Notícias no programa

  • Missionários na Cracolândia comentam sobre ação da prefeitura (só tem viciado morando na cracolância? Como eles recebem a Igreja? E qual a opinião de quem trabalha lá sobre a ação da prefeitura e governo de SP?)
  • Caio Fábio é preso, e solto em seguida, por relação com dossiê Cayman (Por que o Caio Fábio foi tão importante nos anos 90? O que aconteceu para ele perder os holofotes? O que foi o dossiê Cayman?)
    • Entrevista dada em 1999 à revista Vinde (texto)
    • Artigo de 2000 na Ultimato (texto)
  • Procurador Sérgio Fernando Harfouche prega para pais durante palestra oficial (ele pode fazer isso? Como fica a questão do estado laico? E quem defende a ideologia de gênero está correto?)
    • Vídeos: 1, 2

E no Arquinha de Notícias…

  • Deputado do PSC pede mudança da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém
  • Militares do Bope abrem espaço para cultos dentro do batalhão (matéria do Vice)

Fale com a gente:

Assina nosso feed: http://bibotalk.com/categoria/podcast/fora-do-eden/feed/

Categorias: Fora do Éden,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,

  • Larissa

    Mais um ótimo episódio, do melhor podcast de notícias dessa podosfera!
    A notícia sobre a cracolândia foi bastante esclarecedora, sobre o que está acontecendo nessa região.
    Sobre a questão das noticias sobre a igreja católica, pessoal, vamos ter um pouquinho mais de amor para com nossos irmãos católicos, o FdE é um podcast de notícias, acredito que comentários que insultam a fé alheia só afastam as pessoas, sejamos sensatos e amigáveis.
    Abraço e fiquem com Deus!

    • Rogério Moreira Júnior

      Obrigado pelo comentário Larissa – e pelo generoso elogio, quase descabido =P.

      Abraços, e aparece sempre por ai!

  • Rodrigo E Elane Oliveira

    Bacana o episódio, pessoal.
    Só gostaria de deixar uma ressalva em relação ao Pastor Caio Fábio.

    É muito comum a comunidade cristã se referir a ele como “uma referência que caiu”. Só que nós caímos em vários aspectos também. Caímos quando temos pensamentos maus em relação ao próximo, quando julgamos com hipocrisia, quando deixamos de tratar o imerecedor com amor… E mais: em pecados fomos gerados e carregamos toda a carga “caída” de nossos primeiros pais.

    Talvez o erro que ele cometeu (e assumiu) no passado, tenha trazido graves consequências para a vida dele e para a vida de pessoas que colocaram toda sua confiança em mãos humanas e imperfeitas, mas quantos pecados que cometemos não vieram a tona e nós continuamos vivendo como se nada tivesse acontecido? Se somos radicais com o Pr. Caio Fábio, não seria honesto que expuséssemos as nossas falhas e aguardássemos o julgamento alheio?

    Deus é tão misericordioso, e usa a quem quer e como quer, que usou a vida desse mesmo homem, que adulterou, se envolveu em tramoias políticas no passado, pra abençoar a minha vida mais de uma década depois da “explosão”. Foi através de cartas respondidas no http://www.caiofabio.net e das mensagens diárias no http://www.vemevetv.com.br que minha consciência foi voltada a abrir mão da religiosidade e a ter uma percepção abismal do que o evangelho deveria produzir na minha vida, e através dela abençoar outras pessoas.

    Ninguém vive sem pecar, mesmo que o pecado em nossa vida seja um deslize eventual, não planejado e frequente. A bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. É só pela Graça (que é de graça e não pelos meus belos olhos castanhos) que somos salvos.

    Amamos Davi, mas execramos Caio Fábio… Tem alguma coisa errada em nossa percepção, não?

    No mais, gostaria de agradecer pelo esforço em produzir conteúdo para nós, ouvintes. Que Deus os abençoe e guarde nessa jornada chamada vida.

    Rodrigo Oliveira – Resistência Podcast

    • Rogério Moreira Júnior

      Sim, concordo: somo todos pecadores.

      Acho que a ideia que vai se ter dele ter “caído” é de que, por um lado, foi meio abrupta, e vindo depois de uma ideia de que “isso jamais ia acontecer com ele” – sim, um erro por parte dos fiéis por pensarem isso de um homem.

      Por outro lado, acho que a “queda” também pode se referir a ele deixar uma ortodoxia e caminhar por uma teologia mais heterodoxa, mais aberta para ideias novas.

      Valeu pelo comentário, cara. Abração!

    • filipe

      Isso é um relativismo barato e totalmente descompromissado com a Verdade das Escrituras. A questão do Caio Fábio não é a queda em si, mas a postura dele a partir disso. Já ouvi ele falando de forma bem arrogante no programa dele, se colocando acima de algumas personalidades eclesiásticas com o Nicodemus, apontando os “erros” destas pessoas. Isso não é atitude de arrependimento. Como vemos nas escrituras, Davi, após ser confrontado com seus erros, demonstrou profunda tristeza, a tal ponto que em um salmo roga a Deus que lhe devolva a alegria da salvação, demonstrando profundo pesar com seus atos, algo bem diferente do que faz o Caio, sem falar nas heresias proferidas, como questionar a inerrância bíblica, a integridade de Paulo e por ai vai.

  • Welber Martins

    Muito bom episódio. Eu deveria comentar enquanto escuto, porque depois esqueço o que queria comentar. No fim, fiquei com a parte do Caio Fábio. Muito boa a participação do Ronaldo e da Silvane. Sei, sem nenhuma dúvida que ele enveredou para um caminho liberal já vi alguns vídeos dele, porquê meu irmão, e um amigo já estavam abraçando tudo que dizia. Mas no caso dele, acho que ultimamente poucas igrejas estão prontas para ajudar um membro que caí em pecado. Só que nada justificativa suas atuais atitudes.