Contraponto 006 – A cena musical independente (cristã)

 

A arte de cantar a Palavra: como é que se faz para produzir Arte sem negociar valores eternos? Como é possível que um estilo musical comunique boas notícias? Esses questionamentos aparecem a partir do momento que pensamos uma cena musical independente cristã. Para além do clichê “não existe música cristã e sim, música boa e música ruim”, este podcast analisa um recorte específico da música por um viés cristão e reflete sobre os contextos da produção (canções, gravações, circuito de festivais) e da cena indie.

Abner Melanias recebe Guilherme Iamarino e Guilherme Andrade (Projeto Sola) e Filipe Branco (Cante as Escrituras) para discutiremO folk e o cenário da música cristã atual”, “O desafio de compor uma música confessional” e sobre o que é o mainstream religioso e a cena independente. 
Além disso, durante todo o papo, você ouvirá algumas SONORAS da entrevista que fiz com Joel Mozart, músico e compositor, autor de “Todo o ser que respira”

1, 2, 3, COMEÇOU!!!

Baixe GRATUITAMENTE o álbum PROJETO SOLA
Conheça o site de Joel Mozart

PLAYLIST com as dicas dos convidados:https://goo.gl/gnRswr

Assine o feed do CONTRAPONTO: novo podcast da família Bibotalk, clique aqui!


Categorias: Contraponto,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Eu sou suspeito em falar, já que fui um dos participantes. Mas esse episódio ficou excelente! Abner, muito obrigado pelo convite e parabéns pelo podcast!

  • Rogério Moreira Júnior

    O único problema do programa é que você gerou concorrência para si mesmo. Explico: quando começaram os áudios do Joel Mozart, corri para o Google para procurar o soundcloud dele e fiquei alguns minutos curtindo as únicas – enquanto isso, o pod ficava pausado, num canto. = P

    Muito bom ouvir de novas bandas. Obrigado pelas indicações! Só senti falta de ouvir mais sobre as referências deles, em quem se inspiram, etc… Acho que tem muita gente mais antiga, também numa linha “indie” (ou, pelo menos, fora do Gospel) que merece ser ouvida também. O próprio Vencedores, no Vento em Popa, Sérgio Pimenta, Igreja Batista do Morumbi…

    Abraços!

    • Então nem foi competição @rogriomoreirajnior:disqus rsrsrs
      Isso quer dizer que o podcast alcançou seu objetivo!!!

      Ah… Segue a playlist do episódio com as dicas dos convidados:https://goo.gl/gnRswr

      E sim, preciso falar dos caras que pavimentaram a estrada. Em breve, em breve!!!

  • Como eu gostaria que TODOS meus amigos músicos escutassem esse podcast…

    Eu já curto e acompanho Joel Mozart e os Guilhermes e acho simplesmente sensacional a forma como eles fazem música…

    Já estou compartilhando esse episódio
    parabéns Abner!!!

    • Obrigado demais @abnerlobo:disqus por compartilhar com todos!!!

      Faz assim, mostre a playlist do episódio com as dicas dos convidados:https://goo.gl/gnRswr
      Quem sabe… TODOS não resolvam ouvir o episódio,rsrsrsr

  • Welber Martins

    faz um tempo que ando acompanhando a cena alternativa. É certamente berm mais interessante do que buscar pessoas que só os holofotes, apesar que agente ainda busca no gospel musica para cantar na igreja as poucas boas que existem, mas acho que esse cenário vai ficar cada vez mais evidente, ao ponto de termos canções boas, com boa teologia par ao culto congregacional.

  • Jefferson Matos

    Excelente episódio. Preciso ouvir de novo, agora pra anotar as indicações. rs

  • Raphael De Paula Garcia

    Não deu pra entender o nome de todas as indicações. Poderiam colocar na descrição?

  • Alexandre Ferreira Santos

    Engraçado como Deus encaminha as coisas…
    Ultimamente estou justamente procurando músicas com esta sonoridade.
    Obrigado pelas indicações, já estão na playlist. 😉

    Um contracanto: http://www.simplus.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=13&Itemid=103 XD

    Abraço a todos.

    • Deus é mesmo INCRÍVEL!!!

      E, em tempo, curti demais sua dica @alexandreferreirasantos:disqus … mesmo!!!

      Ah… segue aqui a playlist do episódio com as dicas dos convidados: https://goo.gl/gnRswr

  • OBRIGADA! =}

  • Willian Rochadel

    Puxa, galera, simplesmente obrigado por trazer música com tanto respeito, reverência e qualidade. Isso é único e muito bacana.
    Foram tantas indicações que nem deu para pegar todas, pensei que haviam pontuado aqui.

  • Gente, que Contraponto especial!

    Além de ser cantora (de igreja e de chuveiro :D), sou sócia de uma agência que, dentre outras coisas, tem como objetivo movimentar uma cena cultural cristã independente, que ainda é muito tímida aqui em Belém. Movimentar essa cena trabalhando o autoral, sem evangeliquês e gospel vingança é um verdadeiro desafio. Nem todo mundo consegue entender e aceitar que a arte é expressão da graça de Deus e nisso o trabalho educativo para possibilitar os acessos se faz necessário.

    Parabéns aos Guilhermes e ao Filipe pelos projetos! Já estou ouvindo as músicas e gostando muito.

    Manda mais Contraponto sobre música que tá pouco! Ahaha

    Abraços!

    • “cantor(a) de chuveiro” quem não é??? rsrsrsrsr

      Qual é a sua agência, passa o link, vamos ouvir!!!
      Isso mesmo, vamos eliminar esse “gospel vingança”, rsrsrs

      Segue a playlist do episódio: https://goo.gl/gnRswr

  • Queria dar uma atualizada na playlist com material novo. Esse episódio veio na hora. Já conhecia o Joel Mozart pelas ilustrações mas não pela sonoridade. Foi legal conhecer mais detalhes da carreira dele. E a dupla do projeto Sola, alunos da FLAM, me fizeram correr atrás do download e me perguntei o porquê ainda não conhecia esse pessoal. Muito excelente. Vou seguir caminho ouvindo bastante eles. Vi muitas outras dicas e vou ter que ouvir os minutos finais pra anotar tudo, pois o Abner não facilitou a nossa vida postando os links todos. Abraços!

  • Mano (Natanael)

    Fala Abner, parabéns pelo Contraponto, já indispensável no Bibotalk. Sou ouvinte de podcast graças ao Bibo, moro também em Joinville, e depois de várias dicas dele consegui achar “meu lugar/momento” de ouvir podcast. Mas sou daqueles que não comenta, já ouvi todos BtCast e até hoje participação zero nos comentários..hehe..
    Bom, vamos ao episódio em questão. Fantástica a abordagem, e a “levada” do papo. Até agora tive tempo apenas de ouvir o “Projeto Sola”, simplesmente sem palavras pra classificar aqui, esmero musical, tratamento da produção, as letras, realmente muito bom.
    Acho que a “esperança”, a “redenção” da música cristã passa muito por iniciativas despretensiosas como estas. Fugir da lógica estabelecida nas comunidades locais, de “comprar” o que nos é oferecido em escala industrial, apenas reproduzir essa “formula” que “da certo”, e começar a questionar isso é indispensável para músicos, ministérios de louvor de igrejas locais. É evidente que criar com essa qualidade(Projeto Sola) é algo raro, mas buscar uma identidade local mesmo não tocando música autoral é possível, imagino que o “pensar” a música que vamos levar ao momento de culto, é um grande serviço para a vida da comunidade da fé. E temos esse cenário alternativo da música cristã que é um riquíssimo lugar para encontrar material e incentivo pra se fazer isso.
    Bom, meu comentário despretensioso, apenas pra registrar a participação já se tornou extenso. Enfim, Contraponto está muito bom, esse episódio em particular achei fantástico, Guilherme Iamarino, Guilherme Andrade, Felipe Branco, as sonoras do Joel Mozart, todos agregaram muito ao tema em discussão, sempre sob a fluente elegante condução do Abner Melanias.
    Mais uma vez parabéns, e vida longa ao Contraponto.
    Abraços.

    • Fala @manonatanael:disqus que demais poder ler isso.
      Vc toca em pontos que falamos durante toda a conversa, porém ofereceu um outro olhar e acrescentou uma forma de ver a coisa toda. Enfim…obrigado por escutar, mais ainda por comentar e espero que vc continue conosco nessa!!!

      VALEU DEMAIS!!!

      Ah, caso queira ouvir a playlist do episódio com as dicas dos convidados:https://goo.gl/gnRswr

  • Kéllen Valeska

    Episodio sensacional como sempre! Já conhecia o trabalho do Guilherme Iamarino e Guilherme Andrade, ou melhor, “Projeto Sola” rs há uns 5 meses e tem sido um dos álbuns que tenho ouvido repetidamente. A música “Então caí” foi um divisor de águas na minha vida, curto demais!
    Amei mais ainda porque alem de ser um tema super bacana teve muita indicação, fiquei feliz porque já conhecia 50% das indicações o restante já estou correndo atras para ouvir 🙂
    PS: Já ia pedir uma listinha das indicações, mas como o Abner é muito eficiente já montou uma playlist hahah Valeu!

    • Puxa…. que bom que curtiu @kllenvaleska:disqus =D
      E, claro, a playlist tinha que sair!!! rs

  • Raphael Gasparino

    Olá Abner, muito bom, sensacional o podcast!
    Tem como disponibilizar uma lista com as sugestões de bandas que foram indicadas no final?
    O Cante as Escrituras é um blog com muito conteúdo, acho que vale apena convidar o Felipe para falar mais sobre o conteúdo do blog.
    Grande abraço.

  • Muito interessante o episódio, principalmente nos comentários sobre a questão de músicas confessionais, louvores e deixar a “dualidade” de lado 🙂

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Victor

    Poxa, meus parabéns! Confesso que não sou muito de ouvir música. Ouço o que me passam. E ouvi esse sem muita instigação. Mas me interessei pelos tipos de músicas que vocês falaram, músicas bíblicas, que não tem nada a ver com o mainstream gospel….e fui ouvir essas do Sola….poxa, que ministração em forma de música. Chorei ouvindo “Então Caí” e “Confiança”. Falaram comigo no íntimo, pensei e refleti muito como estava minha caminhada. Não que esteja afastado, mas que possa melhorar, e como tenho que me conhecer mais. Cara…só queria dizer MUITO OBRIGADO! É difícil ouvir coisas assim. Na minha igreja eu não aguento nem cantar o que tocam. E ouvir isso foi como um refrigério! Só queria agradecer a Deus por caras como vocês! Valeu!

    • Que legal @VitoPaiva:disqus fico feliz que a música dos caras tenha te pegado assim.
      E… olha só, EU QUE AGRADEÇO por ter emprestado seu tempo e ouvidos para o CONTRAPONTO!!!

      VALEU!!!

  • Eduardo Schoenau

    Opa, excelente o podcast, sempre tive curiosidade sobre o cenário indie cristão, sou muito grato por isso.
    Senti falta apenas do “Bombai Bicycle Club” no Spotify, que é uma das que eu mais escuto na atualidade.
    Enfim, uma abraço e continuem glorificando a Deus das formas mais variadas possíveis.

  • Não tem nada disso de ingratidão @andrhosken:disqus rsrsrs O bom é que vc corrigiu isso e não vai pecar mais, HAUHAUHAUHAUHA

    Sobre a indicação que talvez tenha ficado difícil achar… se trata da Sovereign Grace. Tá na playlist que criei com a música “All I have is Christ”
    https://open.spotify.com/user/a.melanias/playlist/5szgumRyycgOOF67NispoN

    Já anotei a dica aqui sobre o Rock Underground e gostei das dicas de banda.

    Mais uma vez, valeu pelo comentário. PAZ E BEM!!!

  • Raphael Wilker

    Cast muito bacana, vou tentar ouvir algumas das recomendações, principalmente aquela da banda que se parece com Hillsong, para que assim eu possa apresentar o mundo inde para mais pessoas. 😀

    • Então @raphaelwilker:disqus … o som do Sovereign Grace é bem bom.
      Espero que mais pessoas ouçam =D

  • Que episódio sensacional!

    É muito bom ver que ainda temos pessoas com o interesse em escrever canções que realmente glorifiquem a Deus e que estão de acordo com as Escrituras. Ontem mesmo, eu estava vendo um bate papo do João Alexandre, Stenio Marcius e Diego Venâncio, onde eles falavam que se a fé vem pelo ouvir, e as pessoas ouvem “qualquer” coisa, elas vão professar essa “qualquer” coisa que ouviram.

    Como sempre, Abner de parabéns na condução do programa.

    Abraços.

    André Scalco
    http://ospiacast.com.br

    • Sim @andre_scalco:disqus … é bom saber que tem gnt fazendo esse tipo de canção, com essa motivação.

      E essa “velha guarda” citada aí… com certeza foi inspiração de muitos da cena indie!

      Obrigado pela torcida, mano!!!!

      VALLLLEU!!!

  • Que demais @natanaeldacosta:disqus !!!
    Motivações certas e um coração inspirado por Deus… é uma bela receita!

    VALEUUUUU!!!!!!

    • Natanael da Costa

      Amém! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e vida longa ao Contraponto! 😀