BTCast 229 – O Verbo

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Nesse especial de Natal a equipe do BTCast se reúne para discutir o Verbo que se fez carne!

O que João quis dizer ao chamar Jesus de Logos? Qual a sua intenção? Existe influência da filosofia grega? Qual a correspondência de João 1 com Gênesis 1? O que significa dizer que tudo foi feito por meio dele? Qual a necessidade do Verbo se fazer carne? O que a encarnação da Palavra fez com o sistema religioso de Israel? Essas e demais perguntas discutidas aqui.

FELIZ NATAL PARA TODOS NÓS! Voltamos no final de Janeiro!

O podcast cristão do Bibotalk tem a missão de ensinar teologia em áudio a fim de ver o crescimento bíblico-teológico da igreja brasileira.

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui.)

 


  • @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza |
  • facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk
  • Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!

  • Assine o feed http://bibotalk.com/categoria/podcast/feed/
  • Envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com, ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela!
  • Categorias: BTCast,Podcast

    Tags: ,,,,,,,,,,,,

    • Lourival Gonçalves

      Último Btcast do ano?Será? Baixando aqui.Mas espero um um sorteio de livro “Teólogo inVisível” ai quem sabe.kkkk. Feliz Natal seus lindos!

    • Andre Luiz Almeida

      conheci esse ano e ja pedi perdão a Deus por não ter conhecido antes!! muito bacana o podcast de hj! inclusive fui convidado a pregar essa terça feira na minha igreja e ja estava com o esboço pronto para joão 1 do 1 ao 5 ( minha veia pentecostal pulou na hora dizendo que era confirmação do alto rs.) pra hj e foi uma grata surpresa poder colocar alguns adicionais e observações direto do bibotalk!! muito obrigado pelo ótimo serviço prestado a todo povo de Deus! grande abraço!!

    • Denício Godoy

      Guilhotina no Victor Fontana haha
      Brincadeira! Mas só gostaria de expor pra quem não está acostumado com a visão luterana do Sacramento do Altar (Santa Ceia), que o termo e a ideia por trás de consubstanciação não está presente em nossa teologia. Os luteranos usam a expressão “união sacramental”, e não dão uma explicação a ela. Simplesmente afirmamos que acontece a presença real e substancial, mas não sistematizamos isso. Por outro lado, a consubstanciação carrega uma ideia de mistura de dois elementos em um só. Dito isto, obrigado galera pelo podcast SENSACIONAL, como diz o Milho.Acompanhei durante todo ano, todos os episódios. Vocês foram minhas companhias nas terças-feiras quando chegava da Capelania Hospitalar.

      Deus os abençoe. Feliz Natal a todos.

    • Murilo Costa

      Olá gente. Já ouço o BT Cast há um bom tempo, mas é a primeira vez que interajo. Meu nome é Murilo e sou do Rio de Janeiro. Fiquei impressionado quando recebi a notificação do novo episódio, pois eu estou estudando a respeito dos filósofos pré socráticos para um trabalho voltado para jovens sobre a cosmovisão cristã x pensamento contemporâneo. Estava remoendo na minha cabeça essa ideia de que João estava justamente respondendo ao pensamento filosofico-cientifico do elemento primordial, afirmando que tudo foi feito por Cristo e sem Ele nada do que foi feito se fez. Sensacional o episódio. Estão de parabéns mais uma vez. Um abraço a todos vocês!

    • Gente, as apresentações foram muito boas! E o podcast ficou ótimo, muito enriquecedor!
      Feliz Natal para todos!
      https://uploads.disquscdn.com/images/d9114f32be8bd1da64a932331c2117ffed22201339efad2a494551977e1a3a0b.jpg

    • Menezes Neto

      Impressionante e altamente necessário a todo crente em Jesus. Excelente episódio! Fora que as alfinetadas do mac para os TJ’s foram excelentes.rsrsrs

    • Celso Rosa Jr.

      Pra mim a ceia é:

      Moçada, tamo aqui jantando junto, daqui a pouco eu vou morrer e continuem a jantando junto e lembrando de mim. Quando se reunirem, lembrem de mim, que juntou vocês. Quando cortarem o pão pra comer e o derramarem o vinho no copo pra beber, lembra que daqui a pouco eu vão despedaçar meu corpo e derramar meu sangue.

    • Daniel Reis

      Primeiro, que episódio SENSACIONAL! O nível de cada BTCast só aumenta. Vocês são companhias certas nos momentos de solitude no laboratório onde trabalho, haha.
      Dito isso, gostaria apenas de fazer apenas um complemento na fala de vocês a respeito de “todas as coisas foram criadas por intermédio dele”. Vocês não aprofundaram muito, até por conta do tempo, mas foi impossível não recordar de um livro que li recentemente, chamado “A Mente do Criador”. Nele, a Dorothy L. Sayers faz o que eu gosto de chamar de uma interpretação analógica do processo criativo (especialmente do escritor) a partir das grandes doutrinas cristãs. Ele literalmente vê o processo criativo humano como “uma Trindade terrestre que reflete uma realidade celeste”. Falando especialmente sobre criação, e tentando encontrar paralelo entre a imanência-transcendência de Deus e o mesmo num escritor, ela enxergar que é especificamente na criação que o autor é ao mesmo tempo criador e a própria palavra, uma vez que ninguém cria algo que não esteja dentro de si, e o todo da criação, de certo modo, é o criador tornado palavra. Nesse sentido, o mundo pode ser perfeitamente encarado como um livro, cujo conteúdo é a Palavra, havendo sido escrito por ela, por ela preenchido e por ela chamado à existência. Acho que o Paulo concordaria com ela, haha.
      De todo modo, o livro é fantástico. Recomendo a leitura.
      À vocês, meus sinceros parabéns, além de um obrigado por esse ótimo episódio. Boas festas e férias! Vocês merecem. Deus abençoe vocês. Pode deixar que vocês figuram sempre em minhas orações.