BTCast 139 – Arminianos e Calvinistas

 
para baixar clique na palavra download acima com o botão direito e escolha a opção Salvar link como.

Muito bem (3x) começa mais um #BTCasto seu podcast semanal de teologia. Nesse episódio Bibo recebe Thiago Titillo e Valmir Nascimento para conversarem sobre a Nota Pública sobre Debates entre Arminianos e Calvinistas (leia ela aqui).

Nesse episódio saiba quando a treta foi plantada, descubra porque o debate cresceu, abaixe a guarda sem perder a sua posição e entenda porque o debate entre arminianos e calvinistas precisa de moderação.

ARTE DO EPISÓDIO FEITA PELO Guilherme .Match conheça o trabalho dele aqui.

Assine o feed do novo podcast da família Bibotalk, clique aqui! Ouça o primeiro episódio aqui!

  • @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza | @meunomeehefziba
  • facebook.com/bibotalk | twitter.com/bibotalk | instagram.com/bibotalk
  • Assine nosso canal no Youtube, clique aqui!
  • Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast
  • Envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com, ou no botão “Gravar Efeito BTCast!” no canto inferior direito da sua tela!
  • Categorias: BTCast,Debate Teológico,Podcast

    Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,

    • Leandro Alves

      Poderíamos tbm combinar de evitar desonestidades intelectuais. Principalmente de acusações levianas, como calvinistas acusarem arminianos de pelagianos e arminianos acusarem calvinistas de fatalistas.

    • Baixando…

    • vanessa gaspar de lima

      acabei de ouvir. Bibo tava muito bravo nossa! Confesso que sou calvinista fresca (UI)! E ja notei essa certa arrogância por parte de alguns calvinistas, mas é como o próprio Bibo falou, é da empolgação da novidade, temos que nos policiar pra não cair nessa vala. afinal cada um tem seu tempo. Mas os arminianos tb não ficam para trás principalmente quando distorcem os 5 pontos tentando criar um Deus cruel e que manda todo mundo pro inferno. Mas ambos os lados creio ser falta de estudo da palavra. Pq ela é que da entendimento, inclusive no trato com os irmãos.

    • Samuel

      Poxa ouvir esse BTCast e ler a nota dá um certo alívio. Parece que pelo menos alguém está tentando pensar e se comportar de maneira sensata. Só alguns comentários:
      1) A nota, por razões óbvias, destaca o debate entre calvinistas e arminianos, mas entendo que o espírito de respeito que defende deve considerar outras vertentes e debates como universalistas por exemplo.
      2) O BTCast destacou várias vezes que as duas abordagens não podem estar certas ao mesmo tempo. É interessante destacar que mesmo a partir de uma lógica linear e unidimensional, as duas podem estar erradas.
      3) Ainda sobre o ponto 2, e acho que isso pode dar pano para outro BTCast, entendo que é possível sim duas abordagens que são aparentemente distintas estarem certas ao mesmo tempo, depende da abordagem que se faz ao problema. O que pode ser contraditório é que elas estejam COMPLETAMENTE corretas. A revelação bíblica é suficiente, não absolutamente completa sobre tudo. Se Calvinistas e Arminianos concordam que a salvação é por meio de Cristo, isso é suficiente. O entendimento de como se dá essa salvação pode ter aspectos aparentemente contraditórios, mas que estão limitados à nossa minúscula capacidade de entendimento a respeito dos caminhos de Deus, e nesse aspecto a perspectiva e a abordagem de cada grupo pode revelar formas diferentes, ainda mais quando se fala a respeito de um processo transcendente.
      Entendo que isso é especialmente verdade no Cristianismo. Entender Jesus como sendo 100% Deus e 100% homem ou o Deus trino ser um, são paradoxos em que o Cristianismo mais do que convive, se apoia. Por isso não acho que seja tão óbvio que apenas uma das duas propostas seja correta.
      À equipe BIBOTalk, parabéns pelo trabalho e obrigado pela dedicação.

    • samuca

      Ouvi uma ilustração que encerrou com todas as minhas duvidas a respeito do arminianismo e calvinismo.Vamos imaginar 2 linhas de trem uma esta a soberania de Deus e a outra responsabilidade ou dever humano elas caminham juntas lado a lado no mesmo destino e na mesma direção e no fim ela se encontram ……detalhe isso para os mais moderados ,respeitosos e lúcidos .

    • Willian Rochadel

      Olá Pessoal
      Esse é um tema bastante polêmico, mas creio que deve ser tratado com ponderação, pois, aquilo que no une é muito maior do que aquilo que divergimos. E vejo ambos como perspectivas, em um podcast anterior o Bibo ilustra como “óculos”.

      Então, aos ~38min que falam sobre as diferentes formas de perceber a teologia está sim ligado a diversas interpretações. Um exemplo dado foi que não podemos discutir diferentemente sobre um mesmo objeto, se esse é alto, então é alto. Claramente não é bem assim, tomando esse exemplo, um jogador de basquete brasileiro é alto, em relação a população brasileira, porém é baixo em relação a população alemã. Portanto, é possível conciliar diferentes pontos de vista.

      E creio que a bíblia é polifônica, graças a Deus por isso, senão seria um livro chato e fácil. Justamente considerando e conciliando isso com a fé, é que sigo firme.

      Deus abençoe e que muitos debates maduros e respeitosos possam continuar valorizando a interpretação bíblica.
      Abraços;

    • Lucas Andrade

      O que acham da posição do Nicodemus?

      Uma “figura” que ele traz, e que me parece bastante coerente, é a seguinte: um sujeito está passando na rua e vê um lugar com uma placa em cima da porta: “Vinde a mim vós que estais cansados”. Ele decide entrar no lugar, olha de novo pra porta (agora do lado de dentro) e tem outra placa, agora dizendo “só pode vir a mim aquele que o Pai trouxer”.

      https://www.youtube.com/watch?v=w-39tTnSSog

    • Wagner Alves

      LOGICISMO

      Ser lógico é natural da mente humana que sempre tenta e tentará chegar em conclusões que satisfaçam essa necessidade.
      Uma ferramenta de lógica clássica deixada por Aristóteles é o Silogismo. Ex.:

      Premissa 1 – Se A é diferente de B
      Premissa 2 – e C é igual a A
      Conclusão – então C é diferente de B

      Essa é uma conclusão perfeitamente lógica e deixa nosso cérebro bastante satisfeito, pois imagine se C for igual A e B ao mesmo tempo?! “Bugaria” nosso cérebro.

      Mas é tudo sempre assim tão lógico no universo?

      Até um tempo acreditava-se que sim, pois a física clássica concordava com a lógica clássica e até a lógica modal. Mas “surgiu” a física quântica e mostrou que nem tudo no universo é tão “lógico” assim.
      Na Física Clássica uma partícula se comporta como partícula e uma onda se comporta como onda, sempre.
      Na Física Quântica uma partícula se comportar como onda, mas se comporta como partícula quando é observada.
      Vamos descartar uma verdade comprovada por não fazer sentido lógico ou ainda ser mistério até para cientistas?! É claro que não.
      Nesse ponto até o logicismo se desmonta frente aos fatos.

      Um cristão não é tão “logicista” (pensaria alguns) pois acredita (pelo menos a maioria) que existe UM ÚNICO Deus ao mesmo tempo em que diz que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. (1+1+1=1)
      Por que acreditaria assim? Para validar textos bíblicos como um todo.
      1 Coríntios 8:6 “há UM ÚNICO Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; e UM SÓ Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos. ”
      Se levarmos em conta a lógica não faz sentindo um único Deus ser composto por três pessoas distintas. Se não há lógica e essa afirmação é verdadeira, então não é algo para se “resolver” logicamente, mas apenas para ACEITAR como MISTÉRIO.

      O Logicismo do Calvinismo e Arminianismo.
      Os dois modelos são sim logicista e propõem um Sistema Fechado onde cada ponto concorda LOGICAMENTE com o outro, mesmo que tenha que REINTERPRETAR textos CLAROS da Escritura para que seus pressupostos se validem logicamente.

      Lógica Calvinista:
      [C]
      Se é Deus quem salva ………………………. (Eleição Incondicional)
      e nem todos são salvos ……………………. (Fato)
      então Deus não QUIS salvar a todos. …. (Expiação Limitada)

      Lógica Arminiana:
      [A]
      Se Deus quer salvar a todos ………………. (Expiação Ilimitada)
      e nem todos são salvos …………………….. (Fato)
      então Deus não PÔDE salvar a todos ….. (Eleição Condicional)

      De um lado arminianos criticam “o Deus calvinista” por ter Amor, misericórdia e Justiça limitados demais para um Deus que É Amor, É Misericordioso e É Justo, visto que esse PODIA, mas NÃO QUIS salvar a todos.
      De outro lado os calvinistas criticam “o Deus arminiano” por ter Poder e Soberania limitados demais para um Deus que É Todo-Poderoso e Soberano, visto que esse QUIS, mas NÃO PÔDE salvar a todos.

      Mas e se as primeiras premissas de cada argumento, tanto A quanto C forem verdades?
      A sequência lógica deveria ser:

      [U]
      Se é Deus quem salva ………………………. (Eleição Incondicional)
      e Deus quer salvar a todos ……………….. (Expiação Ilimitada)
      então todos serão salvos ………………….. (Universalismo)
      A maioria não concordaria com essa conclusão.

      Mas e se por algum mistério as três premissas são verdades:
      [X]
      Se é Deus quem salva e quer salvar a todos
      e nem todos são salvos
      então …. bugou…

      Diante disso eu que sempre fui muito lógico em meus pensamentos, decidi afirmar os textos claros das Escrituras sem querer interpretar para que fique tudo “redondinho”.
      Eu afirmo as passagens que tratam de Eleição e Predestinação.
      Eleito é o que é: Aquele que foi objeto de ESCOLHA, de PREFERÊNCIA.
      Predestinação é o que é: determinação antecipada do destino de (algo ou alguém).
      Mc 13:20 | Atos 13.48 | Romanos 8.28-32 | Efésios 1.4-7,11;
      Assim também como afirmo as passagens que falam da vontade de Deus de salvar a TODOS (INDISTINTAMENTE) e do Amor de Deus para com TODOS.
      Jo 3:16-17 | 1 Tm 2:4 | 1 Tm 4:10 |
      Assim também afirmo que muitos REJEITAM o Amor e Graça oferecido por Deus e por isso não serão salvos.
      At 7:51

      Assim escolho a opção X que conclui: MISTÉRIO.

      É inegável vários paradoxos encontrados nas escrituras.
      E se a Eleição for Incondicional e Condicional ao mesmo tempo?
      E se Tudo estiver predestinado e fechado e ao mesmo tempo eu for livre e aberto?

      “Se eu quisesse deixar Jesus eu não poderia, pois meu nome está escrito lá; Mas se eu pudesse deixar Jesus eu não queria, pois Jesus é bom demais”.

      “Cabe a Deus se eu me encontro em um mundo no qual eu sou predestinado a salvação; Mas cabe a mim se estou predestinado a salvação no mundo em que me encontro. ”

      Não me baseio em lógica, mas em FÉ.