BTCast 068b – A teologia de Gênesis

 

Muito bem, moçada, a parte B do episódio anterior está no AR. Bibo, Mac e Milho se preocupam agora com a teologia do livro de Gênesis.

Nesse episódio descubra o propósito desse livro, entenda a importância dos laços familiares, saiba porque Gênesis 3 não fala de queda e conheça a teologia do sutiã ! Isso, e muito mais, agora no #BTCast.

Ouça a parte A desse episódio, clique aqui!

Arte da vitrine Junior Peres, conheça o trabalho dele aqui!

Links comentados:

Twitter Oficial @bibotalk  

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Twitter dos integrantes @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!

Categorias: Aliança,BTCast,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Caio Coisa

    Que beleza!! Podcast novo saindo na madrugada.

    Baixando…

  • Um bom dia geral, direto do Japão.

  • Evandro

    iirrraaa …. saiuuu 😀

  • Baixando

  • Helbert William

    Ol

  • Helbert William

    Olá galera!

    Antes de tudo queria observar que o blog está com um erro na fonte (texto) pois estão aparecendo caracteries estranhos nos lugares onde deveriam estar acentos.

    o pod é muito bom ainda não terminei de ouvi tudo, fiz apenas uma pausa para falar sobre a virgula sonora, a do Renê Terra Nova:

    Gostaria de fazer meio que uma justificativa com o rapaz, as pessoas da visão celular deram esse título a ele de patriarca sem necessidade alguma, foi um constrangimento até mesmo para ele, fui em um congresso da Visão Celular no modelo dos 12 (pois sou dela) e é óbvio que estava muito chateado com essa história, então fui com aquela animação, da pra imaginar né?

    Derrepente fui surpreendido pela atitude de Renê ao ser anunciado pra pregar como patriarca, a menssagem que ele pregou foi contra o partriaquismo (se é mesmo que essa palavra existe rsrs) atual, falou que as pessoas buscavam nele um pai e em tantos lideres pq não haviam achado em Deus um pai, o que era um erro que deveria ser corrigido em suas vidas.

    Essa mensagem me deixou muito aliviado, pois muitas coisas que ensino e prego estão dentro do contexto da visão celular, não seria nada agradável pregar a palavra com uma visão dessas, patriarcal.

    • Riba

      Muito bom vc ter falado isso, fico feliz de saber disso Herbet 🙂

      Sem querer ser muito chato ou mesmo parecer invasivo, você tem visto tais discursos se repetirem nas demais pregações dele? Há alguma atitude partindo dele e de seus 12, atitude direta e efetiva para parar com uma possível “idolatria” ao líder em suas comunidades? Gostaria de saber mais de quem tem ligação com ele pois temos todos notado a facilidade do homem (em qualquer denominação) de cultuar ao pastor mas ouvir por terceiros não é suficiente.

      Outra citação dele que achei um pouco estranha foi ele ter dito que sua mãe era matriarca, mulher do útero profético apostólico. Não seria esta declaração um tanto quando complicada de entender a luz do Evangelho? Se tiver como contextualizar para que eu compreenda melhor agradeço, principalmente para perceber qual que intenção. Penso que neste caso seja por se referir a evangelização, mesmo que de forma a meu ver exagerada pela nomeação. Quero entender se não há no M12, tendo em vista a predisposição humana nossa para o orgulho, uma abertura para que a idolatria aos líderes tenha território.

      Abraço!

  • Falando em Sutiã Lembei dessa Oração: Oh Senhor, levanta os caídos.Ops!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Mac

      huahuahuahua

  • Paulo Gularte

    foi o primeiro podcast que ouvi hoje.
    Estava Otimo.
    Parabens povo =D

  • Célio de Castro

    Que belezura! Já tenho um compromisso para a noite de segunda. Ouvir o BTCast e depois, para aliviar a hemorragia nasal, assistir Supernatural.

  • Fábio Kaiser

    Fraldas pode ser aqui Bibo??!!! kkkkkk

    Alex chega por último e já chega zuando!!kkkAlex já falei para de ouvir #Nobarquinho Alex!! Esse troço vicia!!!!

    Cara muito bom esse Btcast de número 68b vou ter que ouvir mais uma vez pra eu poder comentar sobre, pois a hemorragia foi tanta que deu refluxo.

    Parabéns ao pessoal do Btcast!

  • THIAGO VIEIRA

    CARTA AOS TESSALONICENSES

  • Muto Bom esse pod.Na EBD estamos Estudando o Livro de Êxodo e como é Lindo ver como Deus se olha para o sofrimento o Povo escravizado (Êx 3.7),como também para Aliança com Abraão.Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.
    Êxodo 3:6.Essa análise de ruptura do homem e a atitude Divina para reatar a aliança é magnífica.
    Observamos Um Deus querendo Tarbenacular enquanto o Povo retraído e com medo de ser destruído por causa do pecado(Êx.20.18-21).Acredito que enquanto pensamos se o AT ou NT me agrada, ,mas devemos entendê-los,pelo menos aquilo que nos é possível e penso que essa Série vem pra isso.Muitas vezes fica fácil entender como a pessoa pode destoar o que o AT diz quando ela não procura estudá-lo.Parabéns Pela Série,Sério.kk

  • Muito bom o episódio pessoal. Bastante informação nova que eu não conhecia.
    Vou aguardar o episódio sobre os primeiros capítulos de Gênesis!

    Abraço!

  • Riba

    Como sempre, podcast para ouvir com calma 🙂 Muito bom!

    No podcast sobre Gn1-11 não esqueçam de apontar os fatos históricos que contrariam a possibilidade da historicidade deles e tal. Gostaria ao menos entender mais as bases concretas pois estou no time do Mac e Milho (acho né Milho) e não conseguir entender como entendem assim.

    Abração!

  • Rogério Moreira Jr

    Deus é o único que passa no meio dos sacrifícios! Isso quer dizer que ele é quem sofre no caso de quebra de aliança? Ele se compromete a pagar pelos erros dos descendentes de Abraão? Não sei se viajei na interpretação (ouvinte também leva guilhotinada?), mas esta parece ser mais um “protoevangelho”, mais uma pequena promessa da grande redenção que viria pela frente.

    Excelente episódio rapazes – o único problema foi ter acabado. Deu vontade de ouvir mais, de ter uma parte C dessa explicação de Gênesis.

    Que Deus abençoe o trabalho de vocês. Um fortíssimo abraço.

    Rogério.

  • Marcelo S. Portela

    A Paz do Senhor a todos. Sou de Chapadão do Céu – GO

    “Me desculpe se este não for o lugar correto”

    A 2 meses que estou sendo edificado com este rico acervo Teológico, estava na net procurando material para complementar as minhas aulas da EBD no qual o tema é Historia da Igreja é aki acabei encontrando a saga “Serie Gigantes” BTCast #013 – Agostinho de Hipona. Isto foi um marco em meus estudos. Venho intercalando os BtCast 1 Antigo é 1 Atual. Ontem 13/03/2014 minha esposa “Milka” estava em seu Salão de Beleza com as funcionarias é clientes, entre um hiho e outro tocou a vinheta com “#BTCast 010 – Textos fora de Contexto!” Irmão elas não estava aguentando mais o assunto, mais quando o Bibo lá pelos 10:48m falou sobre a crise que ele passou pelo o falo do Sacerdote não poderia ter defeito, todas se interessarão pelo o assunto, é o mais interessante ouvirão com muita atenção o restante é quando acabou… irmão nunca vi tanta mulher juntas falando de teologia em um único lugar, e para maior surpresa quando cheguei do trampo elas me perguntarão tantas coisa que tive que ouvir o #BT10. Minha Esposa Milka e sua cunhada Maria estão mandando um Alo! Para todos da equipe do bibotalk.

    Fique todos com a Paz do Senhor.

  • Leonardo Fagundes

    Fala pessoal… muito bom os dois BtCasts sobre GÊnesis…. muitas informações e descobertas inteiramente novas.

    Fiquei com uma dúvida…

    Quando foi falado sobre a escolha de Abraão por Deus eu me confundi um pouco. Certa feita vi um pregador que dizia que Abraão teria sido escolhido por Deus, pois mesmo no meio de uma família politeísta ele seria um servo do Deus único e que não teria rendido seu coração ao politeísmo. Mas pelo que eu entendi, poderia ter sido qualquer João das Couves da rua de baixo, ou seja foi algo tipo “random”? Foi meio que aleatório é isso?

    Mais uma vez, parabéns pelo BTCast, ótimo tema, ótima explanação!!!

    Abraços,

    Léo

  • Guilherme Matheus Damasceno

    Paz e Graça, sou membro da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, estou no primeiro ano do bacharelado em Teologia na Universidade Metodista de São Paulo, sempre escuto os Btcasts no trajeto de uma hora e meia das indas e vindas de casa para a faculdade (São Paulo/ZL-São Bernardo do Campo/Rudge Ramos), gosto muito das exposições teológicas dos podcasts e ao ouvir o clássico podcast sobre o Milênio com o Rev. Leandro Lima, tornei-me mais um Amilenista! kk Continuem divulgando o ensino teológico, pois tem ajudado a muitos seminaristas e jovens ávidos por conhecimento bíblico. Que Deus os abençoe pelo empenho e excelência!

  • Isis

    Gente, precisava ver minha expressão de “sensacional” rsrsrs quando ouvia a parte da comparação dos verbos tomai e comei.. nossa isso é muito legal.. benção vcs!
    Q Jesus continue os usando para nos abençoar e acrescentar conhecimento.

    Abrçs!

  • Sapão

    Leonardo, acho que é isto mesmo. Deus escolheria qualquer um, pois era o poder dEle que teria que sobressair.

    E sobre o fato de Abrãao ser politeísta, a Biblia deixa claro que Terá, seu pai, era politeísta. Então podemos afirmar que, pelo menos até ser chamado por Deus, Abrãao era politeísta

  • Lúcio Santos

    Muito obrigado gente pelo trabalho de vocês. Uma introdução nos livros bíblicos irá ajudar a todos na leitura das Escrituras e creio que é o que mais precisamos hoje, incentivar a Leitura da Bíblia. Deus abençoe a vida de vocês.

  • A Paz do Senhor meus irmãos!

    Que programas, hein? Muito bom!

    Desculpe só comentar agora, mas gostaria de discutir alguns pontos se vocês me permitem, é claro…
    1. A língua aramaica foi abordada no programa, se não me engano, como proveniente do hebraico, com o sumério (eu acho que foi isto…). Eu dei uma pesquisada e não achei esta referência. Vcs poderiam me indicar, se possível, esta abordagem de estudo que aponta para esta tese. Digo isto pq eu só conhecia a questão de q o Hebraico e o Aramaico pertenciam ao mesmo tronco linguístico.

    2. Outro ponto q gostaria de tratar é a questão do mito.
    Vcs de uma certa maneira desassociam o mito do relato bíblico por compreenderem q o mito tem características q n se encaixam c a proposta do texto do pentateuco e, mais especificamente, c o texto dos primeiros capítulos de Gênesis. Entretanto, recomendo se possível, a leitura das seguintes obras, as quais têm uma abordagem interessante sobre esta questão do mito e q, de certa forma, vai um pouquinho na contramão da ideia do programa:
    FRYE, Northorp. O Código dos Códigos
    MIELIETINSKI, E. M. Poetics of Myth
    MIELETÍNSKI, E.M. Os arquétipos literários

    3. Na parte 2 do programa há uma correção para a forma como o Bibo pronuncia a palavra hebraica “gerações” – תּוֹלְדֹ֣ת (ToLDoT). O Bibo pronuncia TolLeDoT e é corrigido para falar ToLeDo. Apesar da pronuncia da palavra no singular ser ToLeDaH ( תּוֹלדה), sinceramente, eu n conhecia a pronuncia como de ToLeDo. É pronuncia asquenazita? Pergunto, pois pode ser q eu não conheça esta forma de falar e esteja falando bobagem… Eu aprendi a pronuncia Sefardita.

    Bom, pessoal… desculpem o excesso de proposições. Valeu mesmo pelo programa. Se vcs puderem responder ficarei muito feliz!

    Abs e fiquem com a Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Carlos Floriano
    http://www.atpcast.com.br