BTCast 067 – Orgulho

 

Muito bem, moçada, é com muito orgulho que apresentamos a vocês o segundo episódio da série SE7EN! Bibo, Mac e Alex conversam sobre o pecado que é sobremaneira luciferiano, o orgulho.

Nesse episódio descubra a origem da lista dos setes pecados capitais, veja porque o orgulho encabeça a lista e entenda porque seus elogios podem conduzir ao erro!

  • compre o livro que usamos para embasar a série se7en, clique aqui
  • Hotsite do Mosaico Teológicoclique aqui!
  • Ouça a música que o Mac usou na abertura, clique aqui!

Twitter Oficial @bibotalk  

Twitter dos integrantes @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!

Categorias: BTCast,Podcast,SE7EN

Tags: ,,,,,,,,,,

  • newton xavier

    Sou Newton, 31 anos, prof de História e estudante de Gestão de Políticas Públicas, de São Paulo-sp.
    Antes de mais nada, gostaria de mencionar que sou católico e ouço o Btcast e admiro imensamente o trabalho de vocês. Sei que o ótimo trabalho de vocês não é voltado ao catolicismo, mas gostaria de sugerir um tema: Renovação Carismática Católica . Imagino que não seria o caso de um episódio sobre isso, mas vale lembrar que esse movimento está intimamente relacionado ao pentecostalismo.
    Deus abençoe vocês!

    • Bibotalk

      Olá Newton, é com certeza um bom tema. A série Azuza tem tudo para voltar, sinta-se bem aqui. Abraço!

    • João Nunes Rios

      Apoiado, renovação carismática é um tema muito interessante! Também sou católico e gosto muito do BT Cast, que tem sido de grande relevância para minha vida cristã.

      • Alex @stahlhoefer

        João, Newton (e outros católicos que ouvem!)

        Há muito tempo eu penso em propor uma pauta bem honesta e sincera sobre a Igreja Católica. Acho que vivemos num tempo onde há uma enormidade de católicos buscando conhecimento teológico, leitura bíblica, e não mais viver debaixo dos ditames dos padres e do magistério oficial. O próprio Papa Francisco, e seus discursos, bem como a Evangelii Gaudium (gostei muito!!), demonstram essa humildade institucional que estava perdida na cúria romana. Tem muita gente boa, fazendo teológia boa e séria. Seria muito legal se um teologo católico sério e respeitoso topasse gravar conosco, no esquema entrevista, pra conhecer e agregar conhecimento.
        Mas agora não posso falar por todo o grupo. Falo por mim mesmo. Sei que ainda há muita rejeição aos católicos por diferenças doutrinárias e até questões históricas. Será que não é hora de perdão e mudanças de ambos os lados?
        Abraços
        Alex

        • Douglas Santos Brito

          gostei muito de seu comentário Alex, sou evangélico mas gosto muito do trabalho do padre Fábio de Melo (como pensador é claro), creio que se ele topasse gravar um podcast com vocês seria fantástico.

  • Lembrei de Agostinho que dizia “Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos.”

  • Célio de Castro

    Opa, que grata surpresa pra encarar a segunda-feira. Podcast quentinho!

  • Opa!Estou baixando aqui,mas tenho alguns materiais para agregar.h

  • Opa!Estou baixando aqui,mas tenho alguns materiais para agregar.há uns cinco anos adquiri alguns exemplares ,por assinatura, de uma revista de circulação nacional a qual tive a oportunidade de colecionar a série Seven.Depois comento mais.

  • Jessé Dutra

    Episodios prometidos:

    Azuza: o último capítulo da caverna do dragão do #BTCAST

    Apócrifos, pré-milenismo, Knox, Wesley…

    Guilhotinada neles Newton Xavier!

    Brincadeira

    Baixando, me edificando e deixando de doar sangue, pois é tanta hemorragia nasal que impede minha aréfese.

    • Alex @stahlhoefer

      Esse tronco de jessé merece uma machadada isso sim! E já temos o machado pra fazer isso hahaha
      Pauta é o que não falta, nossa lista oculta tem uns 50 temas.
      abraços mano!

  • César Aguiar

    Parabéns por mais btcast! Velho esse é o meu pecado mais evidente! Tenho lutado comigo mesmo sobre isso! As vezes (quase sempre!)acho que sou o pregador da igreja; sou o melhor professor de EBD; enfim.

    Que Deus tenha misericórdia de mim!

    Gostei da abordagem. Penso que todos os homens em si só são(“somos”)orgulhosos,os pregadores de lideres que caíram certamente por suas presunções! Que Deus nos guarde disso!

    Não precisa se orgulharem mas vcs são os caster’s da rede! HAHAHAHAHAAHA

    Paz irmãos!

    César

    • Alex @stahlhoefer

      Obrigado pelos elogios, mas compartilho contigo do sentimento de que “puxa, sou bom mesmo” quando vejo os comentários e números de downloads. É bom levar a rasteira de Deus e cair de cara no chão, pra reconhecermos que somos apenas húmus (terra em latim), raiz da palavra humilitas (humildade).
      abraços

  • Orgulhoso de vocês, caras! Não…pera…

  • Giovanna de Francischi

    Ótimo desenrolar do tema! Abordado de forma divertida e com seriedade, nos levando a uma análise pessoal e a buscar mudanças..
    Me fez lembrar de uma frase da pregação do Pr. Antônio Carlos Costa (ONG Rio de Paz) na conferência do Livres, em 2012: “Orgulho não combina com nossa condição de seres que urinam e defecam.”

  • Ótimo episódio pessoal. Tenho sido muito edificado com o BTCast e, como comentado, o orgulho é algo que atinge todos nós.
    No passado já fui muito orgulhoso no sentido de querer que sempre aceitassem a minha opinião. Hoje, através de muito amadurecimento, já não sou mais assim (não como era, pelo menos). Mas tive que aprender muito; foi uma caminhada.

    Sobre aquele sentimento de orgulho ao receber um elogio, é algo que precisamos estar alertas. É necessário cuidar para não sermos enganados por nós mesmos.

    Ah, quanto ao assunto de responder críticas, minha opinião é que quando erramos, e alguém nos fala que erramos (no sentido de crítica construtiva), não devemos simplesmente (aceitar e) não falar nada. Precisamos responder para a pessoa que, sim, ela está certa, e queremos melhorar o que foi citado. Não precisamos e nem devemos nos explicar, mas agradecer e dar um feedback. Se fosse eu que estivesse criticando, consideraria a pessoa orgulhosa se não respondesse nada. Bom, é a minha opinião.

    No mais, ótimo episódio pessoal. Continuem edificando todos nós como sempre tem feito!

    Abraços
    EddieTheDrummer
    Pelo Amor de Deus

  • Olá, amigos do #BTCast.

    Muito boa explanação do tema. Dentre todo o contexto, um trecho me fez meditar e foi exatamente sobre a mancha do pecado no homem onde o mesmo recebe um elogio (não que a pessoa que elogia seja usada pelo diabo) e a primeira coisa que vem em mente é o “eu sou bom”. Primeiro passo pra sermos tratados pelo Espírito Santo é confessarmos o nosso orgulho e buscarmos sempre santidade.

    Deus lhe resplandeça!

    PS: Deus o abençoe o Davi, Mac.

  • “BICO”.
    Mac, sabia que aqui no interior de SP este objeto

  • “BICO”.
    Mac, sabia que aqui no interior de SP esse objeto chama-se “Chupeta”. Só sei que bico e chupeta são as mesmas coisas pois uma prima minha de MG quando veio em casa e brincava com meu filho, olhou para gente e disse que ele queria o bico… ficamos boiando na hora, pensamos que ela estava dizendo que ele queria mamar hehehe
    Só depois de comunicação por mímica é que entendemos o que ela queria dizer hehehe

    Abraços

    • Mac

      hahaha, olha aí 🙂

  • PEDRO BARBOSA RIBEIRO

    MUITO OPORTUNO PARA OS DIAS ATUAIS.VCS TEM SIDO BENÇAO PARA A MINHA VIDA.VALEU UM ABRAÇO.

  • Fábio Kaiser

    Faaaala Discípulos! ihh não esse é outro! kkkk cara esse Btcast foi de dar orgulho de ouvir btcast, bem abordado sobre essa questão que fez a queda de Satan e seus influenciados. Realmente infelizmente existem ministérios que se deixam influenciar com essa questão orgulhosa, vemos isso claramente nos cachês em que esses caras cobram, certos pregadores cobram R$5.000,00 pra pregar a Palavra, isso é o fim! Fora as estrelinhas gospel, que prefiro nem citar, mas conhecemos muito bem! Que cobram quase que um cachê de um artista secular! ou até mais! O cristão sempre tem que pensar que por mais ele seja muito bom naquilo que ele faz, sempre haverá um peixe maior! “considera-se o seu irmão melhor do que você” Jesus sempre deixou isso claro, o próprio Cristo lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade em reconhecer que mesmo sendo Deus ele pode ser sim um ser humano. Cara resumindo Sensacional como diz o Milhoranza que por sinal coitado, tá parecendo o Espírito Santo no Antigo testamento, aparecendo esporadicamente! Um abraço pessoal Stalker de plantão é nóis 😉

  • Olá Bibo, meu nome é Max Wagner, sou teólogo, escritor e historiador, autor do romance “ A Última Poesia” que retrata a Primeira Guerra Mundial.Esse podcast sobre o orgulho foi o melhor, mexeu profundamente comigo, cheguei a chorar.Creio que a maior luta que enfrentamos é a auto-suficiência, quando deixamos de olhar para Deus para olhar para nós tudo descamba.

    Eu escrevo em dois blogues; Redenção – voltado totalmente para a História e Teologia Bíblica, e A Última Poesia de Max Wagner – que retrata História em geral e divulga o meu livro. Segue os links caso queira conhecê-los,fique a vontade para pesquisar no Blogue Redenção assuntos pertinentes a Teologia.
    aultimapoesiademaxwagner. blogspot.com – História em Geral e divulgação do romance histórico, A Última Poesia.
    Reddenc.blogspot.com – História e Teologia Bíblica.

    Acompanho o BiboTalk desde os seus primórdios e gosto muitíssimo, tem sido muito edificante para minha vida. Durante muitos anos fui cristão de fé reformada, mas tive que me mudar para uma pequena cidade perto de Fernandópolis-SP, visitei alguns ministérios mas infelizmente não deu. Todos os lugares que fui pregavam a Teologia da Prosperidade e ensinamentos de curas místicas, a coisa no interior está feia, falta entendimento correto das Escrituras.Comecei então a fazer cultos domésticos em casa e dar aulas de Escola Dominical para os amigos do meu filho. Algum tempo depois encontrei um grupo de irmãos em Fernandópolis, conhecidos como “ Assembléia dos Irmãos ” que antes de formarem uma Assembléia se reúnem em casas,somente depois que a casa não comporta mais é que partem para um salão.

    Veja bem,não temos nada a ver com Desigrejados ou Igrejas Orgânicas. A Assembléia dos Irmãos existe há mais de 200 anos, teve início na Irlanda, depois Inglaterra e se espalhou pelo mundo. No Brasil está há 40 anos, a única coisa que nos diferencia da maioria dos ministérios é que não temos uma liturgia formal, vivemos apenas sobre o Credo Apostólico ou Doutrina dos Apóstolos, não temos placa identificando as reuniões e muito menos títulos entre os irmãos, isso não quer dizer que sejamos desorganizados, pelo contrário há ordem no culto, nos reunimos uma vez por semana onde acontece batismos e a Ceia do Senhor. Embora não exista distinção clerical entre os irmãos, todos têm liberdade de exercer os dons que Deus derramou sobre os seus sacerdotes universais, que formam a Igreja. São expressos dons de pastor, mestres, evangelistas etc.. Não existe uma forma de governo central, todos decidem juntos por consenso mediante a liderança do Espírito Santo. Todas as Assembleias espalhadas pelo Brasil e no exterior são interdependentes, estão ligadas mas nenhuma exerce poder sobre as outras. As Assembleias são totalmente lideradas pelo Espírito Santo para Glorificar o Senhor Jesus, e os dons do Espírito Santo são manifestos entre todos.
    Pelo menos eu particularmente,não sou contra os irmãos que se identificam com placas, desde que saibam que os templos feitos por mãos humanas não são a Igreja. A Igreja são as pessoas reunidas naquele espaço físico, os salões são apenas ferramentas usados pela Igreja, Ekklesia do grego ” Tirados para Fora ” ajuntamento de pessoas cultuando a Deus ou Assembléia dos Santos.

    Um abraço Bibo, meu querido irmão em Cristo. Estarei sempre antenado nos próximos Podcasts.

  • Fala Turma,ótimo pod.Estava ansioso pela série.A soberba,Orgulho ou presunção de uma certa forma
    a própria Bíblia nos mostra de um forma clara.
    andei pesquisando aprendi muito….

    Eu costumo dizer que :Acredito que a admiração é possível, a idolatria reprovável e má interpretação perigosa.

    Não se incomode por está no anonimato, deixe Cristo em Evidência.
    Fico imaginando como muitos usam da palavra para se auto promoverem. Saiba que a ordem dada é de pregar o evangelho. Nada Brilha mais que a Pureza do evangelho, nem seu sapato brilhoso. (kkk).A visibilidade nos prova. Sim, a visibilidade nos prova, pois quando somos elogiados e bem visto nos sentimos “O Rei da Cocada preta”.
    E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.
    E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queriam com a multidão sacrificar-lhes.
    Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
    E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; Atos 14:12-15.
    Hoje Muitos aceitam serem deificados por títulos, nomes Júpiter e Mercúrio como se fôssemos Dignos de ter em mãos a palavra de Deus.Se fazemos é para Ele e por Ele. Se temos a oportunidade de falar é por Graça e Misericórdia. Não se ache por se elogiado.Sim,eu sei, dai honra a quem tem honra, mas você não é Deus.
    Costume Dizer que quanto mais sabemos e temos responsabilidade deveríamos ser mais humildes a tal ponto como Jesus, sendo Deus, portador de toda sabedoria e poder, se colocou a lavar os pés de seus Discípulos.
    Quer está em evidência? Lave os pés dos pecadores, excluídos e ame.
    Não se se coloque como o maioral, pois em Cristo não existe condição social, nem pobre, nem Rico, Grego, Judeu. Nessas condições não sou melhor em nada de meu irmão. Você pode até está fazendo o que ela não está fazendo para Deus, mas ao invés de se mostrar melhor do que ele , se mostre menor, assim estarás fazendo o que Cristo fez: Morreu por nós ainda Pecadores. Ou você só ama aqueles que amam a Deus? Ou você ama só aqueles que te ama?

    Deixa Dicas(Pesquisa):
    Filme:
    A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton, 2005
    Na refilmagem como na versão original, de 1971, garotos são sorteados para conhecer uma fábrica diferente. Quatro deles representam pecados: gula, soberba, avareza e raiva.

    Games
    Overlord, PC, Playstation 3 e XBOX 360, 2007

    O jogador precisa vencer sete monstros – e cada um representa um dos desvios.

    CD

    Dante XXI, Sepultura, 2006

    A banda de trash metal brasileira faz uma reinterpretação musical da Divina Comédia.

    TV

    Sete Pecados Capitais, History Channel, 2009

    Em sete episódios, a produção do canal fechado debate as origens dos pecados e apresenta alguns dos maiores pecadores da História.
    Até!

  • Ah,se você quer ver alguém desarmado,faça-lhe um elogio,pois a postura de defesa está quase sempre relacionada aquilo que aparentemente vem contra mim,mas nunca ao meu favor,pois é mais perceptível.

  • Clarissa Lima

    Christ Jesus!! Não consigo ouvir/ler sobre o orgulho sem encontrar o pecado em mim!! Saindo daqui já vou precisar ir ali orar e me arrepender…

  • Wagner

    Olá, é meu primeiro comentário, já ouço há bastante tempo, mas sempre tinha uma desculpa para não vir dar um simples obrigado.
    Então, Obrigado.
    O BTCAST tem sido bem significativo em minha caminhada cristã, sou um batista tradicional, ou como preferimos histórico, e acho bacana esse interesse de vocês em teologar.
    Sou de origem bleiana, assim como o Bibo, e gostaria de ver essa série Azuza rolando, ou caindo, ou soltando labaredas… kkkkk
    De todos os episódios que ouvi, e acho q foram todos, esse na minha orgulhosa opinião, foi o mais fraquinho, senti a falta do Milho, e tenho sentido falta do TEOCAST tbm, e sobre orgulho, hoooooo ser orgulhoso o tal de “podaster”, embora no contexto geral, foi muito bom, gosto muito da benção sacerdotal do Alex no final…

    Abração e tudo de bom irmãos.

  • Bruno M de Maria

    Graça e Paz!
    sempre que leio ou ouço algo relacionado com orgulho me vem a mente uma passagem do livro “Cartas do inferno” do C.S. Lewis… o Screwtape escreve a seu aprendiz a cerca da sua “vítima” :

    Seu paciente tem se tornado humilde, não é? Você tem conseguido chamar a atenção dele para este aspecto? Todas as virtudes são menos formidáveis assim que o homem percebe que as têm, mas isto é especialmente marcante com relação à humildade! Surpreenda-o num momento em que estiver mergulhado na mais profunda pobreza de espírito e contrabandeie sua atenção para um pensamento da linha “Caraca! Mas não é que estou mesmo me tornando humilde?” Você observará quase imediatamente a aparição de uma vaidade – a vaidade pelo fato de ser humilde. Se ele se tocar quanto ao perigo e tentar abafar esta nova forma de orgulho, faça-o orgulhoso por ter conseguido, e assim por diante, em quantos degraus que você considere necessário.

    Acredito que esta é mesmo uma tática do nosso inimigo. Fiquem na paz e fico no aguardo dos próximos episódios da série!!!

  • Isis

    Nossa gente gostei demais desse podcast..puxa vida acho q vou ouvir de novo só pra nao deixar passar nada. Tenho acompanhado o trabalho de vcs já a algum tempo e tenho sido muito abençoada.

  • Glória Hefzibá

    Bibo só citando CS Lewis! Gostei demais =D

    Muito legal o podcast, pessoal. Vocês conseguiram falar bastante sobre um assunto que parece ser difícil de discutir. Gostei bastante também quando vocês falaram sobre a glória pertencer só a Deus, e como o orgulhoso é, de certa forma, um usurpador, e gostei também do lembrete da humilhação de Deus, quando Se fez como um de nós, quando Se fez servo. Versos que considero importantes:

    – “Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.” (Mateus 10:24)
    – “Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” (João 13:14)