BTCast 063 – Interpretação Bíblica

 

Muito bem, moçada, #BTCast no ar em mais uma entrevista btcastiniana. No seu podcast de teologia, Bibo, Mac, Alex e o estreante no #BTCast, Alexandre Milhoranza, recebem o teólogo Augustus Nicodemus para conversarem sobre interpretação bíblica.

PARTICIPE DO NOSSO CROWDFUNDING, hotsite do Mosaico Teológico, clique aqui.

Conheça mais o trabalho do Nicodemus, clique aqui!

Podcast relacionado: #BTCast 028, clique aqui / Áudio Post #006 – Como ler o Antigo Testamento, clique aqui.

Veja o notebook que ganhamos de vocês, clique aqui

Twitter Oficial @bibotalk  

Twitter dos integrantes @BiboBTcast | @Mac_Mau | @stahlhoefer | @milhoranza

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

Arte da vitrine Junior Peres, conheça o trabalho dele aqui!

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!

Categorias: BTCast,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,

  • Gabriel

    bora ouvir! =D

  • Mais um BTCast…
    baixandoooooo

  • Davi Steffens

    Estou prevendo hemorragias nasais agressivas!!!

  • Será que esse Podcast com o Nicodemus as nossas opiniões irão nascer de novo?kkkk.Acredito que irei tirar muitas Dúvidas com esse PodTop.kkkkkkkkkkkkkkkk.parabéns ao Btcast pela oportunidade dada a nós de ouvir o Nicodemus

  • Marcos Belloto

    Excelente o trabalho de vcs! convidados excepcionais a cada btcast! e legal o Milhoranza acrescentando mais uma cabeça pensante de respeito para a trupe do BTcast. Deus abençoe o trabalho de vcs!!!

  • Yane

    1 palavra pra este episódio: sen-sa-ci-o-nal!

  • Richard

    Graça e paz a toda equipe do podcast e cada irmão que participa. Vocês estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado tem edificado minha fé e creio que a de muitos irmãos.
    Deus abençoe a todos.

  • Sapão

    Vim aqui pagar o salário de vocês.
    A meta é ouvir hoje 🙂

  • Tiago da Juliana

    Muito bom galera, ouvindo e curtindo…

  • Uma verdadeira aula de teologia. Ótimo! Muito obrigado por proporcionar isso para a gente. Deus abençoe!

  • Marlon G.

    Muito bom esse pod, o Nicodemus manda muito bem!

  • Junior Peres

    Sensacional!!!
    O Augustus como 5º BTcaster ia ser show hein, hehe

    • Yane

      Concordo hein! uheuheuhe

  • Célio de Castro

    O Junior Peres disse tudo. Concordo demais da conta!

  • Adonias Santos

    Muito bom Programa, de todas as coisas que concordei achei só que a colocação sobre as pessoas que “estão se desigrejando” é mais complicada que a forma como foi exposta … se os tais pastores sérios referidos pelo Pastor Nicodemus fossem mais comuns não creio que as pessoas iriam “se desigrejarem”, muitos cansam da Teologia dogmática mistica e exclusivista separatista das igrejas modernas de hoje.E muitos procuram estudar melhor a bíblia atreves de leituras mais consistentes e canais de informações como BIBOTALK , e vídeos do Nicodemus.Otimo programa parabéns …

  • Meu caros…
    muito bom…programa…
    parabens Deus continue abençoando voçês.

  • “Ô Reverendo… tá fazendo download de filme aí?” Kkkkkkkkk!!!

  • Luana Cunha

    Mais um excelente btcast 🙂
    Tão bom aprender mais sobre as coisas de Deus.
    Saber interpretar a bíblia é essencial para a caminhada cristã, ela nos guia nesta estrada 😀

  • Anderson Gazzi

    Perfeito. Acredito que n

  • Eustaquio

    Muito bommm!!!!!!
    Mais esta rolando aqui diarreia mental!!!!!!!!
    aaaaaaaaa!!!!1

  • Jonas de Alvarenga Rosas

    Rev. Nico sempre mandando muito bem! Espero podermos ouvi-lo ainda muito mais aqui no BTCast.
    O novato mandou bem também, “milhorou” sim.

  • Gostei muito deste último episódio com o Rev. Nicodemus. Parabéns a todos pelo excelente trabalho. Apenas a título de registro, acredito que boa parte da confusão que vemos de tantas denominações existirem se deve ao fato de que a Reforma permitiu ampla e irrestrita interpretação da Bíblia. Quisera existissem em toda a parte pastores com o nível e a seriedade do Rev. Nicodemus. Que tal uma sugestão de tema: evangelhos apócrifos – alcance e importância para compreensão das primeiras comunidades cristãs.

  • Parabéns mesmo por nos ratificar que estudar a Bíblia requer tempo e dedicação como diz A.W Tozer:”Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo. Muito tempo”As vezes nossa postura diante das escrituras é de comodismo sabendo que Ela requer mais de nós. Parabéns e ótima participação do Nicodemus e do grande Milhoranza…

  • Excelente pod. Precisamos entender o sentido real dos trechos bíblicos. Para mim, não ficou tão claro a resposta à pergunta de Milhoranza, quando indaga sobre a leitura que faz de alguns trechos de autores do NT que trazem uma exemplificação alegórica a textos históricos. Já ouvi pregações onde, por exemplo, utilizava-se da parte da história da armadura de Saul não servir para Davi para exemplificar/reforçar que Deus tem para cada um uma benção/arma/jeito sob medida (ou coisa assim). Talvez, no meu leigo entendimento, não seja de todo errado usar algumas partes para fazer comparações com o nosso dia-a-dia – desde que não se troque o sentido real como sendo principal pelo alegórico.

    Eu poderia fazer, na mesma linha de raciocínio, uma comparação dizendo que meu sapato não serve pra você, ou vice-e-versa, assim como o exemplo citado acima da armadura de Saul. Porém, o que entendo é que jamais posso dizer que o que ali está escrito é apenas para exemplificar isso para minha vida e foi escrito com essa intenção – quando na verdade, foi para contar parte da história.

    Também acho que, sendo alegórico apenas, você abre para imaginações de coisas que não existem no trecho bíblico, apenas encaixando com o modo de vida que mais convém. Por isso, se quiser extrair um sentido alegórico ou comparativo, esse deve ser provado primeiro pelo sentido essência da Bíblia como todo.

    Ou isso seria errado?
    Bem, não sei se fui claro. Mas deixo aqui meu abraço a vocês! Deus abençoe 🙂

  • Mais um excelente podcast para minha lista de favoritos do BtCast. Foi pelo BtCast que conheci o Pr. Augustus Nicodemus e o Rev. Leandro Lima.

    Embora eu seja Batista, tenho acompanhado de perto estes “sóbrios” ministros da palavra de Deus.

    Grande abraço a todos!

  • Frederico Ruegger

    Como interpretar a Bíblia corretamente.
    Em Primeiro Corintios capitulo 2 versos: 5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
    8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 9 Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
    No Evangelho de João capitulo 14 verso: 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
    No Evangelho de João capitulo 15 verso: 26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
    Em Segundo Timóteo capitulo 3 versos: 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada , e proveitosa para ensinar , para redarguir , para corrigir , para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito , e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
    Em Romanos capitulo 9 verso: 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
    Em Romanos capitulo 10 verso: 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
    Em Primeira Pedro capitulo 2 verso: 6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
    Em Romanos capitulo 10 verso 13: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

  • Gilcicley

    Showww de bola! aprendi muito nessa entrevista tirei algumas duvida..!! obrigado por ter colocado em questão a minha pergunta “Jesus sendo a chave hermeneltica” ao Rv.Augustus Nicodemus

  • Pessoal cheguei aqui porque compartilharam vcs no face, e ai j

  • Tô só passando pra dizer que tô muito feliz com a chegada do Milhoranza! o BTcast 50 – o primeiro que ouvi – tem a participação dele e foi incrível! Aprendi e me diverti muito com todos!

  • Ôps, corrigindo – foi o 47, sobre o ÊXODO!

  • Meu comnts não saiu inteiro acima Kkkk
    Pessoal gostei muito já baixei vários inclusive o do Rev, Leandro Lima, ele é 10 né! O Bilbo gostou. Como ia dizendo compartilharam vcs no meu face e ai vim verificar porque amo Augustos Nicodemos. Ouço tmb os podcasts do Iprodigo atual Reforma 21. Ouvi em um dos podcasts que agora já perdi qual foi que tem uma irmanzinha querendo fazer um clube da Luluzinha teológico tô dentro. Será que ela aceita uma monergista – cessacionista – aliancista/ presbiteriana Só que eu perdi a referencia e não acho mais Rs… Pessoal algum dos comentarista por ai é cessacionista “espero não ter falado nenhum palavrão porque buscava um lugar democrático nesta questão. dei busca na pesquiza e como o tema não surgiu, perguntei. Thau inté.

    • Bibotalk

      é a Glória Hefzibá, ela estará num BTCast futuro com a gente.

  • tiago rodrigues

    Muito bom!!!

  • Parabéns a todos da equipe BiboTalk e Pastor Nicodemos! Foi, realmente, excelente a exposição do tema.

    Eu tenho uma pergunta sobre um tema que, na minha opinião, poderia ter sido melhor explorado: “em que medida a adoção de uma ou outra linha Hermenêutica como padrão interpretativo bíblico pode ser uma restrição à liberdade da leitura inspirada?”

  • Adriano Aquino

    DESPREPARO TOTAL

    “O anti-intelectualismo é uma disposição em não levar em conta a importância da verdade e a vida da mente. Vivendo numa cultura sensual e numa democracia crescentemente emotiva, os americanos evangélicos da ultima geração tem simultaneamente revigorado seus corpos e embotado suas mentes. O resultado? Muitos sofrem de uma forma moderna do que os antigos estoicos chamavam de “hedonismo mental”—- possuem corpos saudáveis e mentes obesas”.
    Os Guinness ( Fit Bodies, Fat Minds )

    Poucos evangélicos, ainda hoje, têm noção do tremendo abismo, entre aquilo que a Igreja Cristã Reformada já conquistou no decorrer de mais de quatro séculos, e aquilo que, inaugurados pelos recentes “movimentos” nas igrejas, tenta usurpar seu lugar. Na tentativa de “restaurar a espiritualidade adormecida”, abdicam, radicalmente, de praticamente tudo que a Igreja Cristã Reformada conquistou. Como perceber esse abismo se a única maneira possível é pensando sobre o assunto, e sendo a ausência de um pensar corretamente, aquilo que propriamente caracteriza esses “movimentos”, torna-se quase impossível tal percepção. Desconhecer a historia da igreja, as teologias bíblica e sistemática, a história das doutrinas, não ter as noções mais elementares de hebraico e grego, tornou-se norma geral àqueles que, se auto- proclamando “pastores”, devastam espiritualmente e intelectualmente os membros e frequentadores de muitas igrejas. Este despreparo, que leva “pastores, bispos e apóstolos”, enfim, a liderança eclesiástica, ao pragmatismo, as “novas revelações”, dão ensejo a todo tipo de manifestações de desequilíbrio mental, eles vestidos com a capa da autoridade litúrgica inventam, a todo o momento, novos métodos de encher igrejas. Enquanto confundem os leigos de dentro, os do lado de fora da igreja, repetem a mais habitual das perguntas “Isso que é ser crente?”. Usando como técnicas aquilo que varias instituições teológicas os ensinam, conseguem com isto arrebanhar muitíssimas pessoas que, muitas de boa fé, vão até eles pedindo amparo espiritual.
    Enquanto muitos lideres religiosos gozam de prestigio social e sua conta bancaria o faz sorrir, seus seguidores sofrem de confusão emocional, e a angustia cada vez maior é o que lhes é posto na conta. Quando surge algum questionamento interno, malgrado as tentativas de inculcar nos jovens estes ensinamentos, tratam logo de consultar a si mesmos, pois presumindo ser algum tipo de oraculo divinos altamente capazes de resolverem a tudo, apenas com o poder de suas intuições e orações especiais, acabam por fazer deles mesmos a fonte e a própria interpretação da doutrina. Privados dos verdadeiros fundamentos bíblicos que os poderiam dar orientação, seus ouvintes e seguidores, da perspectiva das mais alienantes teologias, ou melhor, “revelações”, vêem todas as esferas de suas vidas, a ação de “um deus” pronto a realizar todos os seus desejos, bastando apenas “contribuir na obra de deus”.
    Como gados regurgitando capim, não querendo que nenhum quantum se perca, assim são muitos, que pela inexperiência absorvem tudo que o orador lhes diz, bastando apenas, discursar com sotaque de religioso. Outros, mesmo depois de advertidos da periculosidade dos “lobos de igreja”, tapam os ouvidos, preferindo afagos em lugar da exposição da verdade. E isso não é nenhuma novidade, já dizia São Paulo apostolo, ao seu filho na fé Timóteo,” …pregas a palavra a tempo e fora de tempo, pois vai chegar o dia em que não vão suportar a sã doutrina”. Esses cerram os ouvidos preferindo, obstinadamente, os lisonjeiros de plantão, que os levam ao fundo do poço mergulhando-os no mais degradante narcisismo.
    E no Brasil, esta profecia se cumpre perfeitamente. Com macias palavras e elaboradas técnicas de dissonância cognitiva, falam aquilo que os ouvintes pagam pra ouvir, e, enquanto arrancam suspiros de uns, e gritos e cambalhotas de outros, finalizam assim, (só por um breve momento), mais um “abençoado show gospel”.

    Adriano Aquino

  • Michael David Noardo

    Troquei o Jovem Nerd pelo Bibo Mac e Alex…

    Mac…. cara vc manda muito bem…. Bibo, assim vc me fazem pecar, pois tenho vcs como ídolo……. vcs plantaram em mim a vontade de estudar teologia…… valeu…..
    Lider de louvor que soh queria tocar e nada de estudar mas que agora quero trocar a guitarra pelo pupito….

    • Mac

      Nós ficamos realmente muito felizes pela preferência e audiência, Michael.

      Permita-me opinar sobre sua escolha. Faz bem em querer proclamar o Evangelho como pregador, mas já que você também é líder de louvor, aproveite a ocasião e leve a boa teologia para as músicas. São poucos os que fazem isso e que se importam com o que está sendo cantado.

      Grande abraço!

  • Rodrigo

    Coloca em ZIP por favor!! Obrigado.

    • Mac

      Rodrigo, está linkado na postagem.

      Abraço.

  • Cleiton Silva

    Gostaria de deixar como conhecimento esses documentos da Igreja, sobre os estudos bíblicos, interpretação biblica:

    Da Pontifícia Comissão Bíblica, de 1993, “Sobre a Interpretação Bíblica”.http://www.vatican.va/…/rc_con_cfaith_doc_19930415…

    Encíclica de Pio XII, de 1943, “Sobre os estudos bíblicos.http://w2.vatican.va/…/hf_p-xii_enc_30091943_divino…