BTCast 061 – Calvino

 

Muito bem, moçada! Mais um episódio da série GIGANTES no ar. Nesse os btcasters pincelam a vida e obra do reformador de Genebra: Calvino. Nessa primeira parte focamos mais em sua história, sobre a sua teologia, aguarde a segunda parte.

Nesse episódio entenda porque não curtimos muito esse reformador e seja inspirado a fazer uma reforma mesmo com a casa cheia de criança e com muitas doenças!

Compre o livro TEOLOGIA DOS REFORMADORES indicado no #BTCast, clique aqui! (se comprar por aqui, ajuda nóis)

Arte da vitrine Junior Peres

Twitter Oficial @bibotalk  

Twitter dos integrantes @BiboBTcast | @Mac_Mau @stahlhoefer

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui!

Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!

Categorias: BTCast,Gigantes,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,

  • Kenny

    Baixandooooooooooooo, três vezes, mas tá valendo !

  • tiago da juliana

    baixando, valew galera…

  • Esqueci que estamos no Horário de Verão.Estava esperando dar 3h.kkkkkkk Baixando.

  • Mauricio Henrique Blank

    Sou Calvinista roxo, mas fiquem tranquilos, n

  • Rogério

    Não curtem muito este reformador? Sabem que o exército neocalvinista vai vir em seguida, certo?

    =P

    Esperando chegar em casa para baixar.

  • Jonas de Alvarenga Rosas

    Pessoal, nem sei se seria bom escrever isso aqui, mas eu tive um certo “probleminha” com essas coisas de calvinistas. Eu cresci numa igreja pentecostal, mas por “vias da vontade celestial” hoje estou na presbiteriana independente. Vou mandar por e-mail o que me aconteceu pra vcs entenderem como me decepcionei com esse lance de “calvinistas semi-idólatras”.
    E digo mais, quem não “idolatra” o Calvino, “idolatra” o presbiterianismo (ou seja, idolatra o calvino por tabela).
    Bem vindo de volta pra mim… séculos que não sei o que é BTCast, tive várias crises de abstinência, o programa em si não mudou muito mas o site melhorou bastante! Deus os abençoe!

  • Você sabia que Calvino teria falado em línguas?
    A propósito da conferência cessacionista de John MacArthur

    Semana passada, o pastor reformado John MacArthur realizou …

    http://www.cpadnews.com.br/blog/silasdaniel/?POST_1_83_VOC%EA+SABIA+QUE+CALVINO+TERIA+FALADO+EM+L%EDNGUAS%3F.html

    • Alex @stahlhoefer

      [ironia] Eu tenho certeza q ele falou em línguas, ainda mais depois que soube ele escreveu um comentário de Seneca em latim (rs.) [/ironia]

  • Andherson

    Muito legal o podcast 🙂 Só queria colocar meu ponto a respeito do que vocês falaram dos calvinistas quanto a “idolatria”, não minto que possa ter uns assim mesmo, mas os que eu conheci desse jeito mal conhecem a obra de Calvino. Agora, sobre o calvinismo, ele é quase que independente, em certo ponto, de Calvino, você vai conhecer mais autores e teologos calvinistas que citam dezenas de outros autores diferentes e as vezes muito pouco Calvino, do que Luteranos e Wesleyanos que não citem quase que somente Lutero e Wesley por exemplo. A maioria, senão todos, debates teológicos que formaram o Calvinismo aconteceu depois da morte dele, a confissão de Westminster, os escritos de Owen, o compêndio de Turretini, esse que senão me engano foi a base para Charles Hodge escrever sua sistemática, e não as institutas. Então, meu ponto é que a “idolotria” por Calvino não existe entre a maioria dos calvinistas sérios, existe sim apreço e respeito porque ele foi muito importante para tudo isso, e como Carl Trueman coloca em uma palestra, Calvino foi muito mais um exegeta do que um sistematizador da doutrina cristã.
    Graça e Paz, e aguardo o proximo cast 🙂

  • Saulo Elizeu

    Achei o Bibo muito irônico neste #BTCast!!! Não vejo a hora do #2, espero que role mais assunto sobre a doutrina!!!
    Abraços, Saulo

  • Edu Polita

    BIBO:

    “Nesse episódio entenda porque não curtimos muito esse reformador e seja inspirado a fazer uma [… CONVERSÃO…] reforma mesmo com a casa cheia de criança e com muitas doenças!”

    Brincadeiras à parte, toda generalização é falha. Idólatras há por Calvino, pelo pentecostalismo, pela irmã tal, pelo pastor X, pela “pátria amada, idolatrada” entre outras.

    O que os reformados sérios costumam ressaltar é a forma de cuidar das coisas em geral e a seriedade com a exegese, a pregação e o culto, que aliás, não é só no templo, mas na vida -ao menos assim deveria ser.

    P.s.: Já me incluindo na crítica e na conclusão (I Tm 1.15-16)!

    Abraços,
    Edu

  • Dangelis Abrantes

    Iniciando o Botão de Down… Logo mais coments!! rs…
    abração galera!!

  • Grazielli

    Conheci vocês ontem,tava passando no site do Crentassos e vi algo por lá,fiquei curiosa,e olha tive uma grata surpresa,gostei demais de vocês,bom humor na medida,e reflexões de forma muito simples,adorei 🙂
    Agora vou acompanhar sempre!!

  • Jonas de Alvarenga Rosas

    Andherson e Edu Polita,

    Obviamente que generalizações são sempre problemáticas e existem idólatras em qualquer lugar, mas o assunto aqui nos remete aos calvinistas. Nesse ponto eu tive uma experiência bastante ruim e postei aqui, mas fui criado numa igreja pentecostal e tenho minhas restrições também. A questão é o assunto que foi posto na mesa, agora é Calvino, já teve Lutero e vários outros… e virão podcasts sobre outros gigantes com suas polêmicas.

    Depois que comecei a frequentar esta igreja que estou hoje percebi que Calvino foi um cara legal e seu interesse no final das contas era realmente tornar o evangelho algo mais puro (na medida do possível claro). Acredito que ele foi um exegeta, mais do que sistematizador, e suas opiniões e ações devem ser vistas no contexto de sua época, obviamente. Ninguém quer tirar os méritos do Gigante Calvino, mas infelizmente a galera que herdou seu legado tornou as coisas bem complicadas, vide suas ações históricas e esse “orgulho calvinista” que se vê ainda hoje.

    Se houvesse uma escala de avaliação de quem romantiza mais seus fundadores, certamente os presbiterianos estariam a frente! Posso dizer por experiência de quem já esteve em ambos os lados.

    Grande Abraço!

  • Dirley Santos

    será q existe um ser na terra q seja corintiano e calvinista… ai meu Deus!!! Brincadeirinha galera rsrsr

  • Gilcicley

    Sou calvinista rapa não fla assim dele kkkkk.. esse é meu primeiro comentario sou de manaus da igreja presbiteriana de manaus.. te entendo bibo que vc não tenha esse “tezão” de pesquisar sobre calvino devido aos “calvinistas” chatos de plantão… eu tbm fui um desses kkk pertubei muito alguna petecas kkk mas madureci.. gostei desse btcast… achei que falto alguma coisa p fala mais de calvino .. sei tbm que vcs irão fazer mas um btcast sobre calvino… só queria deixa um recado pq as veses os pentecostais ate mesmo calvistas acham que a doutrina calvista se resume nos 5 pontos e isso não é verdade.. nem calvino conhecia esses 5 pontos nem calvino era calvinista se é que vcs me entendem .. um grande abraço a todos!!

    • Alex @stahlhoefer

      Entendemos sim Gilcicley!

      Não podemos confundir a sistematização filosofico-teológica do ensino de Calvino (de Lutero, de Zwinglio….) com o ensino do próprio Reformador. A rigor a chamada ortodoxia protestante engessou e colocou cada reformador numa caixa com o objetivo de criar uma doutrina fechada (e quadrada) para sustentar sua denominação. Esta tendência do sec XVI foi natural do embate político, eclesiástico e teológico entre protestantes (em todas as suas vertentes) e católicos, e seus respectivos mandatários (reis, bispos, e lideres de influência).
      É deste embate que surge o catolicISMO, luteranISMO, e calvinISMO! As denominações fechadas em si mesma, onde um furador/dogma precisa ser afirmado acima de tudo para garantir unidade e coesão interna ao movimento.
      Abraço!

  • Thiago Dylan

    Olá, galera do Btcast!

    Muito interessante e informativo este episódio! Vocês estão de parabéns!

    Apenas a título de curiosidade, se vocês me permitem, salvo melhor juízo, Calvino apenas não escreveu comentários biblicos acerca dos livros de Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, I e II João e Apocalipse. E isto devido a dois principais motivos: por considerar que estavam sendo escritos, por outros reformadores, comentários bíblicos muito bons em sua época e, por fim, pois não deu tempo mesmo – devido a sua morte, por óbvio.

    Ademais, Calvino tinha 8 anos quando Lutero afixou as 95 teses na porta da igreja de Wittemberg.

    Por fim, humildemente, deixo por sugestão, para a parte b deste episódio que versa sobre Calvino (caso já não esteja gravado), ao menos uma menção acerca do Molinismo, posição que, segundo alguns – inclusive o apologeta William Lane Craig – explica a temática da salvação mais coerentemente.

    Enfim, ficamos obrigados todos nós por termos o privilégio de ouvi-los.

    Fiquem na paz!

  • Thiago Dylan

    Dirley,

    Melhor, brother: corinthiano calvinista não sei, mas cruzeirense, calvinista e virtual tricampeão brasileiro, sim; este que vos subscreve!

  • João Henrique

    Quando se é mais rico, mais inteligente e mais bonito como nós calvinistas a gentalha logo nos rotula de antipaticos mas recalque de penteca bate e volta. Brincadeira galera, mas não precisava gastar quase meia hora se “desculpando” pelo tema hein Bibo? No mais muito bom btcast e ansioso pela 2°parte. Abs.

  • Vcs vão falar dos casos de tortura autorizados por Calvino?

    E por conta disso podemos considera-lo um cristão teórico e não pratico?

    • O Steffens

      Em primeiro lugar não sou calvinólatra, mas se pudermos considerar Calvino um cristão teórico e não pratico, da mesma forma a maioria dos cristãos pode ser considerada teórica e não prática já que muitas vezes não fazemos bem que queremos, mas o mal que não queremos esse acabamos fazendo.

    • Alex @stahlhoefer

      Sim Jean,

      Esta na pauta, assim como esteve a guerra dos camponeses no episódio com Lutero. Mas não seremos exaustivos, ok?

  • E olha que ele falava em linguas hein!

    Até parece os crentes de Corintios…

    • Andherson Silva

      Não existe nenhuma fonte confiável que fale isso, nem é sequer sugerido isso nas melhores biografias dele. Sobres os supostos casos de tortura autorizados por ele, ele nem sequer tinha autoridade em Genebra para tal. Cristão só teorico? Sabia que ele pregou salmos enquanto estava doente em coma? Que ele mandou mais de cem missionarios pelo mundo afora?
      Aqui uma boa leitura para os que gostam de espalhar mentiras sem saber muito a respeito
      http://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/10/franklin-ferreira-desconstruindo-mitos-sobre-calvino/#axzz2SN041Imy

  • Marcos Belloto

    Calvino? era sapatinho de fogo do reteté…
    dizem que ele escreveu as institutas falando em línguas(rsrrsrs)
    Excelente podcast! Vocês criaram um suspense enorme que dava a impressão que vcs iriam decapitar o Calvino!! Mas aprendí muito com a biografia deles através deste episódio e agradeço a Deus pela vida de vcs!!! Dose certa de humor e a edição está cada dia melhor!!!
    abraços meus irmãos.

  • OLÁ Galera do BTcast,

    Sem querer causar contenda, mas já causando, devo afirmar que BTcast é MELHOR que Irmão.com!

    Deus abençoe a todos.

    obs: Gosto de todos os casts ein!

  • OLÁ Galera do BTcast,

    Sem querer causar contenda, mas já causando, devo afirmar que BTcast é MELHOR que Irmão.com! hahahaa

    Deus abençoe a todos.

    obs: Gosto de todos os casts ein!

  • Responde ao irmão Andherson Silva, deixo um link assim como ele deixou. Contendo um artigo documentado sobre as atrocidades de Calvino.

    http://estudos.gospelprime.com.br/o-lado-b-do-calvinismo-em-genebra/

  • Pedro

    Opa! Faz muito tempo que não visito o bibotalk e hoje resolvi aparecer, enfim, me gusta! haha

    Escritos como “A Ética protestante e o espírito do Capitalismo”, “Medo a Liberdade” de Erich Fromm e outros serão abordados na explanação sobre a vida de Calvino e a doutrina calvinista? Penso que a óptica materialista-histórica sobre o tema seja relevante.

    • Bibotalk

      tu vai se decepcionar com a gente…

  • Acson Barreto

    Que bom! Finalmente um podcast sobre Calvino. Essa é minha primeira vez que comento e aproveito-a para te parabenizar pelo site em geral, muito bom =)! Acompanho os podcasts a um bom tempo.

    Eu nutro uma admiração pelo Calvino, o que não quer dizer que desprezo Lutero, Knox, Zwinglio e os demais. Porém, me identifico mais com o Calvino.

    Como diz em um artigo: “Calvino não era a personalidade dramática que Lutero era. Nem “abria seu coração”, como este abria. Particularmente na velhice, Lutero se tornou algo caturra e falava com veemência muitíssimo demasiada em sua oposição àqueles que discordavam dele sobre a doutrina da Ceia do Senhor. Porém, Calvino sempre respeitou Lutero pelo grande trabalho que esse fez na obra de reforma. Dizia a outros, não tão generosos para com o segundo, que, mesmo se Lutero o chamasse de diabo, ainda o honraria como vaso escolhido de Deus.”

    O Bibo não conseguiu ter essas admiração toda pelo Calvino e simpatiza mais com o Lutero,correto? Eu compreendo a questão de calvinistas idolatras e os que “são contra”. O problema é não reconhecer nem um lado, nem o outro, é deixar que a admiração cegue-nos ao ponto de não enxergar as falhas humanas do Calvino. E também não sair por ai com sete pedra nas mãos contra o reformador que teve uma grande importância.

    Em alguns comentários acima dá pra perceber que tem gente que é quase um católico ligado ao Montfort quando fala do Calvino.

    No mais, o podcast foi bom e espero um continuação =)!

    Ps: Tem um curso chamado “Calvin – Histoire et réception d’une Réforme” na plataforma de cursos online Coursera que recomendo e está em andamento.

    Ps2: Vejam todo esse (ótimo) conteúdo desse canal do VIMEO: http://vimeo.com/user3890849/videos/all/sort:date

  • Fabio Vilas Boas

    Valeu Galera, podcast muito bom, curti bastante, ansioso para escutar a segunda parte!!!!

  • Guilherme Jayme

    Achei muito esclarecedor o podcast, como sempre. Parabéns pelo trabalho. Vocês são pessoas que Deus está usando, e que Ele continue, para honra e glória Dele.
    Dito isso, faço uma crítica ao fato de vocês, repetidas vezes, e em repetidos podcasts, perderem muito tempo em justificativas acerca de opiniões. Ora, deem a opinião de vocês e pronto! Quem conhece o trabalho sabe muito bem a intenção e, principalmente, o caráter de vocês. Essas quebras durante uma explicação me tiram do foco, chegam a cansar.
    Grande abraço irmãos

  • Kelly

    Olá. Meu nome é Kelly, sou do Paraná. Faz alguns meses que conheço o BTCast e agradeço pelo trabalho. Ainda não consegui ouvir tudo, mas estou no caminho, rs.
    Gostei deste cast, e chamou a atenção o assunto sobre música na igreja (estudo piano e toco algumas coisas na igreja).
    Lembrei de um trabalho feito por uma pessoa que não conheço, mas bem interessante. Ele musicou todo o livro dos Salmos, para piano e voz, de forma bem simples, mas que podem inspirar outros compositores e arranjadores a fazer um trabalho semelhante.
    Não sei se é possível passar o link dele aqui (se precisar editar, tudo bem), mas é: http://www.psalmistry.com/

    Um grande abraço!

  • wellington

    Olá, sou adventista e não acredito em tudo que Ellem G. Wite escreveu (em resposta ao MAC nos 24 min), sendo assim, não generalizem amigos!! adoro vocês e gosto muito de ouvir os podcast´s, ja adiquiiri o mosaico Teológico e estou cada vez mais apaixonado pela teologia….

    Abraços!!!

    Wellington