BTCast 049 – Richard Baxter

 

Muito bem moçada, mais um BTCast na área, e dessa vez, receberemos mais um tapa na cara, pois estamos falando de um GIGANTE!

Bibo e Alex voltam no tempo e analisam a vida e obra do pastor puritano Richard Baxter. Nesse episódio conheça um pouco os puritanos, tenha uma experiência com Deus e saiba como ser um pastor aprovado!

a cadeira do Bibo participou do episódio também…

Links comentados no episódio:

Série GIGANTES

Siga-nos no twitter @bibotalk @Mac_Mau @stahlhoefer

Curta nossa FanPage www.facebook.com/bibotalk

Assine o feed http://feeds.feedburner.com/bibocast

envie seu comentário em áudio para podcast@bibotalk.com

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui! clique com o botão direito em clique aqui e salvar link como

Ouça no PLAYER acima ou clique em DOWNLOAD para baixar (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link) Arquivo MP3!

Categorias: BTCast,Gigantes,Podcast

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,

  • Ouvamos e Aprendamos

  • Danilo Ribeiro

    Paz para todos – vou baixar e ouvir este BTCAST 049 – tenho um resumo do livro Pastor Aprovado – excelente livro – todo Pastor e todo aquele que almeja o episcopado deveria ter – Deus abençoe

  • Valeu MAC! Muito Obrigado e vamos aguardar um BtCast de Gênesis!…Eu falei Zoando sobre Adão, mas eu realmente acredito!haha

    Deus abençoe vocês.

  • Poxa, foi um ato falho! Em vez de falar final de Gênesis falei final de Êxodo huahuahuahuahuahuahua

    Fiquei com o nome do livro na cabeça.

    Mas fico honrado de ser o PRIMEIRO a levar a guilhotina.

    • Lourival Neves

      Olhe pelo lado Positivo e Diga:Primeirão. kkkkkk!!!

  • Ôpa, apareci nos comentários hehehee
    Em alguns momentos do BTCast foi levantada a questão de o Baxter pregar regularmente e ainda sim visitar as famílias da igreja.
    Parece que esta rotina atrapalharia a elaboração de sermões, mas como o Alex levantou, o fato de Baxter estar em visita constante, “pauta” é o que não faltaria para os sermões.
    Por outro lado é sabido que os puritanos em sua grande maioria pregavam expositivamente e sequencialmente, logo se o Baxter também tinha essa característica, fica – guardadas as proporções e entre aspas BEM GRANDES – mais fácil preparar sermões para serem pregados com tamanha frequência. Como uma premissa da pregação expositiva é tirar os temas do texto, bastava ele fazer suas aplicações contextualmente, isso para um profundo conhecedor das escrituras deve ser mais fácil do que para um pregador eventual penso eu.
    Alias, vou deixar como sugestão a produção de um BTCast sobre formas de pregação, e eu particularmente gostaria de um foco na pregação expositiva que tem sido clamada para ser utilizada pela maioria dos pregadores sérios da atualidade.

    Abraços

    • Alex

      Talvez vc tenha razão sobre a “facilidade” do Baxter em pregar devido à pratica expositiva dos puritanos.
      Eu não sou adepto de um modo único de pregar, já usei todos os que conheço: tematica (com sequencia, ou sem sequencia), textual (tópica e expositiva) e ultimamente tenho experimentado a indutiva ou modelo “story” que na verdade se trata de traz a lógica da comunicação verbal pra dentro da pregação. Também já fiz pregação do tipo “o assunto hoje é tal” o que vocês querem saber? Fiz isso numa palestra pra 150 homens sobre o tema O Homem na Bíblia, tratando da questão do masculino e foi muito produtivo.
      Obrigado pela sugestão de tema, será anotado.
      Abraços

      • Legal Alex, esse modelo “story” eu nunca tinha ouvido falar.
        Tenho o livro “Sobre a preparação e a entrega de sermões, John A. Broadus” que fala bastante desses tipos de pregação abordado por você.
        Recentemente ouvi uma palestra do Franklin Ferreira sobre a pregação de Agostinho, ele não abordou a fundo o método usado por ele, mas fiquei bem curioso com o esquema de pregação em rimas e poesia se utilizando da riqueza do latim e focando bem a memorização da audiência. Se rolar uma BTCast sobre este assunto, lembre-se de Santo Agostinho 😉
        Abraços

  • Mais uma vez me sinto obrigado a dizer publicamente que foi muito edificado por mais um BTCas! E essa série (Gigantes) que amo demais, mais uma vez me deu um soco no peito! Que venham mais e mais BTCasts!!! Bibo, Mauricio e Alexander, sou fã de vcs!!! Oro para que o bom Deus continue usando vcs para o louvor da sua Glória!

    • Alex

      Obrigado Jackson,
      Abraço!

  • Lourival Neves

    Tô Com a marca da mão na minha Cara,kk,Depois deste tapa.kk!!A Série GIGANTES para nós funciona como um verdadeiro “Elixir” para nos dá uma grande dose de ânimo.. ótimo Pod!!

  • Rodrigo da Luz

    Bibo tu tem que fazer um dicionário! Seria o “Btchaelis”. A cada btcast tu cria uma palavra! Parabéns, mais uma vez um assunto que edifica a todos.
    Muito obrigado, bibo, mac e alex.
    Graça e paz!

    • Bibotalk

      hehe boua!

      • Rodrigo da Luz

        “seu analfabeto” não se diz “boua” se diz boa! kkk
        Abraço!!!

  • Arrozinha

    Oi meninos!!!

    É a primeira vez que escrevo pra vocês, e talvez se o Bibo não tivesse dito que acha que a frequência dos comentários está diminuindo, não sei se eu escreveria tão cedo rs, é pq vocês tem me abençoado muito e não quero vê-los desmotivados. Então, vim dar um feedback heheh.
    Tenho certeza de que muitas pessoas também tem sido abençoadas por este ministério 🙂

    Não tenho nada assim pra contar… quando os conheci fiquei hiper empolgada pq teologia sempre me interessou e a forma descontraída de vocês ajuda também mas nos primeiros pods que ouvi fiquei bem confusa pq achei que apesar disso vocês falavam “difícil” demais… mas mesmo assim continuei ouvindo e agora pretendo pesquisar melhor certos termos pra não ficar com aquele ponto de interrogação durante as discussões de vocês 🙂

    Meninos, parabéns pelo trabalho!!!
    Deus abencoe!

    • Bibotalk

      Obrigado por atender nosso pedido hehe
      valeu pelo carinho!

  • Gabriel Lima

    Paz e graça! Meus irmãos venho até aqui por dois motivos, o primeiro deles é a dor de consciência que a reclamação do Bilbo me causou (hehe), como já tive um cast sei bem qual a sensação que a falta de comentários causa, então tomei vergonha na cara e decidi sair do anonimato ^^; o outro motivo é para perguntar para o Bilbo qual o nome do filme que ele indicou? XD, sei o titulo em português ‘Bruxas de Salém’, porém, você comentou que existem muitos genéricos, o titulo em inglês é ‘The Crucible’?

    Deus abençoe a todos, e que ele permita que vocês continuem produzindo esse conteúdo que nós edifica tanto ^^ Abraços!

    • Bibotalk

      Brother, tem o link no post…

  • Fábio Vilas Boas

    Graça e Paz pessoal,
    Mais um podcast show de bola, curti bastante, a série gigantes sempre contribui com uma minha reflexão de vida Cristã!!!
    Que Deus os Abençoe!
    Abraços!

  • Gleidistone Antonio

    Graça e paz manos do BTCast,
    também estou escrevo esse comentário por causa da queixa do Bibo no último BTCast. Mais uma vez quero parabenizá-los pelo excelente serviço prestado a todos nós ouvintes. Que o Senhor continue abençoando o ministério de vocês. Também quero ressaltar o que foi dito pelo Bibo e o Alex com relação a saúde do pastor. É muito importante que esses homens que tem dedicado seu tempo integralmente ao ministério reservem parte dele para o cuidado de suas vidas e suas respectivas famílias. Um grande abraço a todos, e até o esperado BTCast 50!

  • Larissa

    Terminei a maratona BTcast, ouvi todos, desde o começo e só agora resolvi comentar, mas enfim, pessoal quero deixar meu Muito Obrigada!! Nessas ultimas semanas comecei a perceber coisas que estavam tão claras mas eu ainda não tinha percebido, o BTcast está sendo uma benção na minha vida.
    Continuem com este lindo trabalho, que é abençoado por Deus.

  • Paz.
    Interessante, sobre as visitas e acompanhamento do Richard Baxter, não tenho certeza como isso seria dos dias de hj, em que as pessoas estão ocupadas, geralemnte não gostam de ser visitadas.
    Em países como o EUA, difícilmente vc pode chegar de supetão na casa de alguém, tipo sem avisar, pode levar um “corridão”.
    Tomara que isso não chegue por aqui.
    De qualquer modo, acho inspirador, um pastor atuante em visitas, sim pode dar resultados, e alguns portas na cara, que seja, até os confins da terra.
    Parabéns galera !!!
    Estamos orando…
    um abraço.

  • Ivandro Menezes

    Bibo, sou ouvinte do teu programa e sempre ouço no carro, especialmente na estrada (170 km)entre a cidade que moro atualmente, Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco, e meu outro trabalho em Paulo Afonso, no sertão baiano, onde leciono numa faculdade.
    Pois bem, já havia começado meus estudos teológicos por algumas vezes e, em razão do meu trabalho secular (não gosto muito dessa expressão, mas vai!!!) e de meu mestrado (já concluído, graças a Deus!!!!) . Andava meio desanimado e distante de qualquer faculdade teológica, mas recobrei o ânimo com o podcast, em particular, por esse do Richard Baxter e do outro sobre teologia e decidi retomar meus estudos (formais), ainda que por meio de EAD, e, por influência sua,acabo de me inscrever na REFIDIM!!!! Espero poder, pela graça de Deus, concluir e estar mais habilitado e apto para trabalhar na obra de Deus, servindo a sua igreja, quer como pastor (que sou), quer apenas como servo!! Deus os abençoe!!! Abraços!!!

  • Excelente…