BTCast 013 – Agostinho de Hipona

 
Voltamos com a Série GIGANTES e vamos falar sobre Agostinho de Hipona. Acompanhe a história de um garanhão que virou bispo, do bispo que virou ícone, do ícone que virou história. Saiba quem foi Pelágio e o que ele tem a ver com toda essa história!


Categorias: BTCast,Gigantes,Podcast

Tags: ,,,,

  • Thiago Dylan

    Muito proveitoso o podcast, Bibo e Mac. Gostaria de asseverar algumas indagações:

    1 – Antes de Agostinho, algum outro pensador cristão havia pensado fora do sinergismo, ou mesmo, embrionariamente, lançado as bases para o monergismo?

    2 – Qual seria a diferença entre a origem do pecado e a do mal, como citado pelo podcast? Isso pois, apesar de Deus reger a vida humana, por um mistério que não conhecemos, o ser humano é responsável pelos seus atos e, por sua vez, responderá por eles; ou seja, soberania divina e responsabilidade humana não se contradizem, mas seriam faces da mesma moeda.

    3 – E o Molinismo, defendido por Willian Lane Craig?

    4 – Arminianos não aceitam ser taxados de pelagianos ou semi-pelagianos. E aí? Veja estes questionamentos, por fineza: como interpretar à luz da palavra de Deus , que o mesmo Deus não leva em conta o tempo da ignorância? Se eu sou um depravado total , como posso ser condenado por algo que nem sei que é errado? Como posso ser condenado por algo que nem ainda fiz , a não ser que fui criado para fazê-lo, sendo assim o único responsável pela minha maldade é somente Deus! Ou sou um ser totalmente livre e com isso o único responsável pelos meus atos, ou Deus que me criou mal é responsável direto por todas as minhas ações más !

    Permitam-me postar este comentário no Crentassos, blz? Obrigado pela atenção e grande abraço.

  • BiboTalk

    Fala mano, cara, mto boa suas perguntas, não vou responder agora de bate pronto, algumas são fáceis, mas outras quero dar uma pesquisada melhor, em breve posto a resposta aqui no blog ou se pá, respondo num audio post ou leitura de email, pode ser?

    essa semana só alivia na quinta feira tarde, então me dê um tempo, ok? forte abraço mano!

  • Thiago Dylan

    Sem problemas, Bibo, fique à vontade! Grande abraço, brother!

  • MAC

    Graça e paz Thiago.

    Sobre a questão 1, sim, existiram outros antes de Agostinho que esboçaram conceitos monergistas, em alguma medida. Para citar alguns: Clemente, Hilário, Ambrósio, Irineu, Tarciano, Justino, Gregório, João Crisóstomo, Cirilo, etc.
    (Dicionário Patrístico e de Antiguidades Cristãs)

    Sobre a questão 3, do Molinismo, é uma hipótese a ser considerada, mas nunca me aprofundei no assunto. Pessoalmente, acho uma tentativa de ficar em cima do muro na hora de querer resolver a questão da soberania divina vs. responsabilidade humana. Mas, quem sabe né? rsrs.
    Mas, como eu disse, falta uma análise mais profunda da minha parte para que eu possa tecer um comentário mais contundente.

    Sobre a questão 2 e 4, passo a bola para o Bibo, conforme ele mesmo disse que faria.

    Abraço, Mac.

  • BiboTalk

    Mano, em relação a origem do pecado e do mal, para Agostinho não são a mesma coisa, ainda que correlatas. Pois o mal não tem existência em si, mas é pura privação do bem. Já o pecado surge do livre arbítrio q Adão e Eva tinham.

    Sobre a responsabilidade humana e a Soberania de Deus teremos que gravar um podcast, é muita gente perguntado, e falar sobre o tema é melhor q escrever.

    Questão 4. Ele não gostam de ser taxados mas não podem negar a história, Armínio foi tentar refutar e se “apaixonou” pela doutrina….
    Quanto as questões, de fato, sou depravado por natureza e eu, enquanto indivíduo não fiz nada para merecer esse status, contudo, recebi ele de Adão, assim como não fiz nada para merecer a salvação de Cristo, então nessa questão, sou sempre passivo…na condição de pecador e na condição de salvo…

    Mano, foi simples, mas pelo jeito vamos preparar um podcast sobre o tema, abraço!

  • BiboTalk

    Valeu Leo pelo esclarecimento, e vou dar uma olhada nesse livro sim, obrigado pela dica!

    rica colaboração!

    até!

  • alex navarro

    excelente pod galera. valeu mesmo!

    que Deus sempre os abençoe.

  • Patricia Sousa

    Oi gente… Nossa o pod está excelente… estou sendo mt edificada… Sou psicóloga e estou estudando pra concurso e tenho ouvido os pods enquanto me preparo para as provas… Muito bom mesmo que o Senhor possa continuar abençoando vcs em todas as coisas… Achei esse link de História da Igreja espero que edifique vocês também… Beijão fiquem na paz de Cristo!!!

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2009/09/juliano-heyse-curso-de-historia-da-igreja/

    • Alex

      Patricia!!!

      Super mega obrigado.
      Não ouvi os programas ainda, mas só de ver o índice já fiquei de boca aberta e com vontade de ouvir.
      Que Deus continue abençoando teu preparo para as provas e tua edificação pessoal em Cristo.
      Abraço, Alex.

    • Henrique A. Lopes

      Bom dia Patricia,

      Estava passando pelo blog e lendo os comentários pra ver a resposta das dúvidas do pessoal que podem ser também as minhas. Me deparei com o seu comentário e vi que você é psicóloga já formada, eu ainda estou me graduando na área em questão. Por fim meu comentário não tem nada a ver com os assuntos do blog, mas gostaria de trocar umas idéias com você sobre o cristão e a psicologia? Até que ponto elas podem conversar? Pergunto isto a você para aproveitar a oportunidade,pois apesar de não saber qual seu posicionamento teológico, mas por ouvir o podcast que tem “uma pegada mais reformada”, penso que de certa forma compartilhe um pouco dessa visão. A questão é que gostode trocar ideias sobre o assunto, se puder entrar em contato meu e-mail é: henriqueal4@hotmail.com

  • Gloria

    Conheço o BTCast há um tempo, mas agora estou fazendo maratona dos episódios.

    Quanto a este, espero que vocês agora já tenham lido um pouco mais sobre Arminianismo (e Arminianismo Wesleyano) para entender que não se trata de pelagianismo, nem de semi-pelagianismo, nem algo parecido. Até mesmo calvinistas (quando sabem tratar com honestidade o assunto) não aceitam essas acusações.

    Mas, enfim, o trabalho de vocês é muito legal e a gente sempre pode aprender bastante!

    • Bibotalk

      Olá Gloria, penso que já avançamos um pouco nesse assunto. Valeu pela dica, pois com comentários assim, crescemos!
      forte abraço!

  • Yane

    Dá-lhe Renato!Valeu! =D

  • Camillo

    Iii aqui n ta abrindo alguem conserta os links ai porfavor??

    • Alex @stahlhoefer

      Acabei de testar, está tudo ok.

  • Estou na minha maratona BTcast e apreciei demais esse episódio! Vocês estão de parabéns!

  • Seguindo a maratona. Como sempre outro excelente episódio.