BTCast 010 – Textos fora de Contexto

 

Fala moçada, mais um podcast no ar. Bibo e Mac se reúnem para falar de textos bíblicos usados fora de contexto.

Veja a agonia de um novo convertido vesgo, descubra se você pode tudo naquele que te fortalece e aprenda como ser um dizimista fiel, isso e muito mais nesse BiboTalkCast.
Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como) para baixar o arquivo MP3!
[display_podcast]
Textos que podem ajudar:

Categorias: BTCast,Podcast

Tags:

  • Giovane Kock

    Abraços a todos! Sempre na escuta…

    Giovane Kock – Tubarão – SC

    • Welica

      Muito bom!!! Clareou muita coisa na cabeça e angustiou também, claro. Ao pensar no tanto de letra de música baseada em pretexto.
      Boa trilha sonora também! 🙂

  • Jordan Arley

    Bibo e Mac, ótimo podcast! Gostei da pegada teológica do blog e espero que continuem assim. Por que tenho ouvido alguns podcast ditos cristãos que não tem o compromisso de estudar os temas com responsabilidade e profundidade correta. Assim, num momento tão delicado da fé evangelica no Brasil, precisamos de informação de edifica e o podcast de vocês cumpre o que se propõe!

    Valeu mesmo, estou ouvindo, e recomendando a outros também. E seu podcast me inspirou a escrever um blog sobre pregação, livros cristãos, e outros afins. Também como um podcast sobre pregação e assuntos diversos.
    Abraço a vcs e que Deus abençõe!

  • Françoise Guimarães

    Opa, até que enfim consegui ouvir o podcast de vc. Achei massa mesmo, a pegada teológica, como o irmão Jordan falou, e achei bacana o podcast com duas pessoas, não vira aquela bagunça que a gente faz no GraçaCast, se bem que esse é o nosso estilo mesmo… Parabéns!

  • BiboTalk

    Opa,
    Penso que é interessante para os jovens terem essas opções em podcast.

    vamu junto!
    bibo

    • Jeane A

      A poucos dias uma amiga que adora estudar teologia me falou a respeito do BIBOTALK. Eu fui conferir e achei muito bacana, aprendi bastante e estou bem motivada a estudar mais a cerca das escrituras.

      • Alex @stahlhoefer

        Legal Jeane!
        Continue ouvindo os episódios, comentando e aprendendo junto com a gente. Quando quiser mande seu e-mail com dúvidas, sugestões ou críticas. Ou um testemunho em audio, pode gravar no celular mesmo e mandar por email podcast@bibotalk.com
        abraços

  • MAC

    Aê povo, obrigado pela audiência viu? Continuem conosco 🙂

    #BiboTalkForever

    Abraço.

    • Rodrigo da Luz

      Gurizada! Muito bom! Estou escutando os podcasts aleatoriamente.
      Sou da AD – Porto Alegre – RS
      Gostaria de deixar uma contribuição, que na minha igreja é clássica.
      Segue: Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
      1 Coríntios 13:9. Os camaradas expõem o texto assim: “Porque em parte falamos e em parte profetizamos”. Ex.: “Gostaria de convidar o Pr. Catatau para fazer uma oração. O Catatau interrompe e diz: Eu sou Evangelista! O dirigente corrige e solta: Mas irmãos “Em parte falamos e em parte profetizamos”!

      Sem comentários!
      Abraço a todos!
      Paz de Cristo!

  • Pedro Angella Neto

    Falaí pessoal, blz?

    Conheci o podcast através de um comentário no irmaos.com, e curti muito! Continuarei escutando! Parabéns pelo pod!

    Flw!

    • Paz amados, conheci agora a site, está bem interessante. Muito bem explicado cada tema. Gostaria, no entanto, de deixar um comentário sobre a Bíblia Batalha espiritual e vitória financeira. Eu a tenho e acho muito edificante. Talvez as muitas críticas contra ela está na proposta (prosperar), porém, abrindo a Bíblia e lendo seus comentários, não encontro nenhuma heresia e nem nunca vi ninguém citar um erro nela. O que acham?

      • Cláudio Caetano

        Vi isso num site. Isso é realmente um trecho dessa bíblia? Nunca li essa bíblia, mas achei a informação meio equivocada, caso seja realmente dela.
        “Pobreza é escravidão! Ela amarra as pessoas, impedindo-as de terem as coisas que necessitam. A pobreza leva à depressão e ao medo. Não é a vontade de Deus que você viva na escravidão da pobreza. É hora de Deus acabar com a escravidão das dívidas e da pobreza no meio do seu povo! É chegado o momento da liberação de uma unção financeira especial, que quebrará as cadeias da escassez e o capacitará a colher com abundância!” (Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, introdução xxvii)

  • Thiago Dylan

    Bibo e Mac, bastante elucidador este podcast. Que Deus continue os tocando a fim de produzirem programas com temáticas tão edificantes e prazerosas de ouvir. Grande abraço de Belo Horizonte, Minas Gerais.

  • Thiago Dylan

    Ahh… além de tudo, fico feliz de saber por intermédio de vocês que o número de downloads tem aumentado significativamente. Apesar disso, ainda que caia, sigam firmes no propósito de expor as verdades cristãs em uma firme apologética bem humorada, pois, a militância pelo Reino sempre valherá à pena. O que fundamentalmente interessa é a qualidade de cristãos que podcasts como este ajudam a fomentar. Portanto, força aí, brothers!

    ps. Nem é preciso dizer que me divirto ainda mais com o sotaque de vocês, né! Afinal de contas, mineiro de BH não tem sotaque…

  • BiboTalk

    Valeu Thiago e Pedro!

    tamu junto!

    • Pb. Paulo Lopes

      Conheci o podcast através de um cunhado meu que disse a seu respeito mano,gostei muito de conhecer e ouvir o bate papo,como foi a primeira vez que ouvi e recebo bastante convites para pregar e estou tendo oportunidades para lecionar na EBD………..ouvi o podcast " textos fora do contexto" e gostei muito

  • BiboTalk

    Quem que curtiu nosso bate papo irmão, tem mais coisa boa por aí. Ouça os demais episódios e tenho certeza de que serás abençoado.

    forte abraço!
    bibo

  • Lucas Fonseca

    Fala bibo e mac, beleza?
    Gostei dos podcasts! parabens!
    Ouvi a locução sobre dizimo no novo testamento e vcs nao citaram essa passagem:

    "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas."
    Mateus 23:23

    O que vcs me dizem? Jesus estava falando pra não omitir o dizimo, não? entendi errado?

    Abs e paz!
    Lucas Fonseca

    • Jesiel

      Lucas, Jesus estava condenando a atitude dos fariseus que davam o dízimo de de coisas que davam no quintal de casa como hortelã, visto que o dízimo antigamente não era dinheiro mas as primícias da colheita, e não praticavam coisas MAIS importantes do que dar dízimo como justiça e misericórdia, ou seja, Jesus condenou os fariseus por serem muito legalistas e não terem amor.

  • MAC

    Lucas,

    Não há nada nas Escrituras, sobretudo no NT, que apoie a omissão do dízimo. Ao contrário, somo chamados a sermos liberais e generosos, ainda que sem uma quantia especificada. Então, o Senhor Jesus não estava abolindo o dízimo, ou omitindo-o.

    🙂

    2Co 9:7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

    Abraço.

    • Samuel

      Não há nada nas Escrituras, sobretudo no NT, que apoie a omissão do dízimo. Ao contrário, somo chamados a sermos liberais e generosos, ainda que sem uma quantia especificada. Então, o Senhor Jesus não estava abolindo o dízimo, ou omitindo-o.

      MAC, o dízimo foi abolido no concílio de Jerusalem.

      Para mim, há evidências mais que suficientes de que, aquele que não possui recursos, não deve dar o dízimo ou oferta, ao contrário, deve receber ofertas. Em compensação, aqueles que possuem recursos são chamados a ser liberais e generosos financeiramente.

  • Samuel

    Finalmente consegui escutar esse podcast….
    Achei muito legal o tema….

    Tenho apenas uma ressalva:

    MAC, você disse que Abraão deu o dízimo antes de haver lei, porém, a verdade é que o recurso que ele utilizou para dar o dízimo à Melquizedeque, NÃO era próprio. O recurso pertencia ao Rei de Sodoma e a Ló (Gn 14). Então, a idéia de que o dízimo é anterior a Lei, também é incorreta.

    Abraço
    Samuel

    • Jesiel

      Samuel, você se esqueceu de que Jacó dava o dízimo de tudo quanto ganhava, como ensinado posteriormente na Lei (Gn 27:22).

      • Paulo Henrique (PH)

        Olaaaaaa peesssoooaaassss.. Aff, pod cast errado%%..rsss

        Agradeço a Deus pelo ensino nesse Btcast 010 e principalmente sobre a parte dos dízimos que me esclareceu de forma clara. (aff, se é esclareceu é porque obtive luz, logico, obvio, fato!!) enfim…
        poque se faço pra Deus o que faço é expressão de minha gratidão por tudo o que tenho obtido em todas as areas de minha vida. Esculto cerca de 3 a 4 btcast por dia em minha casa Costurando com minha esposa Rute.
        Continuem com essa coragem de “btcastizar” todas as coisas. Um abraço a todos vcs.

        obs: manda um alo ai pro pessoal de Goiania -GO minha terrinha, que afinal de contas aprendi a escutar vcs por meio de nada mais nada menos que Guilherme Burjack da Igr. Sal da terra. Fuiiiiii..

  • Jonas de Alvarenga Rosas

    Poxa, vcs acabaram com meus únicos recursos bíblico-motivacionais! hahahahaha… brincadeira!

    Muito bom esse programa, mas eu tenho uma dúvida com relação a interpretação e aplicação do VT. Até que ponto ele é aplicável a nós?
    O que no VT eu posso dizer “isso é pra mim” e “isso não é”?

    Por exemplo, eu acredito no dízimo e oferta como esta descrito em Malaquias, não sou adepto da Teologia da Prosperidade, mas sempre dei meu dízimo e ofertei (sem neurose é claro) confiando na provisão de Deus, mesmo quando o $$ é contado, não deixo de dar o dízimo e ofertar, e creio que Deus tem sido fiel pois experimento essa provisão… Agora vcs dizem que o texto não é aplicável a nós e que o Dízimo não é constituído no NT… ou seja: milhares de ????? na minha cabeça!

  • Continuando na Maratona. Ótimo. Esse negócio de texto fora do contexto é um problemão. Grande abraço.

  • Muito bom episódio. Realmente tem muita gente utilizando textos isolados para justificar atitudes que não condizem com o viver cristão. Grande abraço. E segue a maratona!

  • Rogerio Macedo

    Vou repassar esse podcast para alguns amigos, para que eles percebam como o evangelho está sendo distorcido por aí.

    Minha opinião: SENSACIONAL!

    O fato de a gente entender que a Bíblia não é um livro que simplesmente podemos ter nossa interpretação, principalmente por ser um livro milenar, é um problema muito ignorado pelos líderes e cristãos da atualidade. A interpretação pessoal é muito mais levada em conta, infelizmente. Quando digo isso para alguns amigos meus, eles acham que estou errado, que não podemos questionar o pastor ou duvidar deles, etc. Mas se a gente não questionar, como é que a gente irá aprender? E como a nossa fé irá se fortalecer se não a confrontarmos?

    Graças a Deus por este blog. Vocês me abençoam demais, caras!

    Abraço!

  • Renato

    Sobre o dizimar e ofertar:

    Se você dá este dinheiro/propriedade à igreja como forma de obrigação, proteção, etc. até mesmo amor a alguém ou a algo, mas que não seja amor a Deus e sua obra, você estaria dizimando e ofertando de forma errada.

    Até porque vendo como uma obrigação ou proteção, insinua-se que você deve algo a Deus para poder receber graça, perdão, misericórdia… e vês o dinheiro como um meio de poder pagar a Ele e continuar usufruindo da igreja, como se fosse um clube que te dá alguns benefícios.

    Então dê com amor a Ele e à obra que Ele faz. Se este é o teu desejo, mas não é tua realidade, ore; A oração tem poder, inclusive poder de mudar teu coração.

    Alegre-se em Cristo irmão e que Ele te guie 🙂

  • Reinaldo Bissoli

    Muito bom,tem pouco tempo q estou escutando vcs,parabéns ,