• Poliane da Paixão

    Oi, uma dúvida, quando eu fiz faculdade de história lembro da minha professora de antiga comentar que não existiu uma perseguição declarada aos cristãos, pelos romanos, mas sim uma sugestão de permissibilidade, na documentação do período. Você tem o conhecimento de algum documento que relata algum edito, ou fala oficial de imperadores contra os cristãos?

    • Alexander Stahlhoefer

      Na aula 5 vou tratar disso. Há um edito de 250 do imperador Decio que resultou em forte perseguição, nesse caso da pra falar em permissibilidade, embora há uma carta de Trajano a um oficial falando especificamente do problema com os cristãos.

  • Kauê Buriti

    Algumas dúvidas:

    – Como você definiria uma heresia? O que difere uma doutrina errada/equivocada de uma heresia?
    – Qual a fonte que relata a criação de uma seita por parte de Simão? Pois o Atos 8 não parece falar sobre isso.

    Uma dica:

    – No geral, seria interessante disponibilizar as fontes de pesquisa para que pudéssemos nos aprofundar mais, ou até mesmo sustentar melhor as afirmações diante de questionamentos de terceiros. Falo isso porque cita-se muitas escolas de pensamentos e grupos, sendo que acaba não ficando claro como que se chegou ao conhecimento sobre esses grupos.

    • Alexander Stahlhoefer

      Excelente pergunta! Vou preparar um vídeo pra semana que vem e abordar o assunto. Minhas fontes estão nos slides que anexo as aulas.

  • Thiago Rocha

    Penso muito que existe talvez uma busca por essa Igreja dirigida pelo Espirito Santo e pelos dons manifestados pelo povo de Deus. Sem querer ser herético. Imagino que a Institucionalização acabou facetando a Igreja e colocando-a distante da verdadeira mensagem.

  • Thiago Rocha

    Da liberdade dos dons para a Instituição de um Sacerdócio !

    Gostaria de saber se houve algum grupo contrario a essa institucionalização? Ou ela aconteceu naturalmente?